Nos, Meo, Vodafone, Super Bock e Galp são as marcas com mais retorno dos patrocínios a festivais
Rock In Rio volta a liderar no número de notícias, gerando um retorno financeiro superior a €83 milhões a preço de tabela, no acumulado de 2024

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As principais operadoras de telecomunicações ocupam o pódio das marcas com maior retorno financeiro associado aos patrocínios a festivais de música em Portugal em 2024. Rock In Rio volta a liderar no número de notícias, gerando um retorno financeiro superior a €83 milhões a preço de tabela, no acumulado de 2024.
Nos Alive e Vodafone Paredes de Coura fecham o ‘top’ três dos festivais de verão com maior exposição mediática, contabilizando um retorno de €34,8 milhões e €21,7 milhões, respetivamente, revela a Marktest em comunicado de imprensa.
Os dados da MediaMonitor, do Grupo Marktest, obtidos através da metodologia Brand Monitoring, indicam que a Nos é a marca que alcança o melhor registo, com um retorno financeiro estimado em mais de €30 milhões, a preço de tabela, na sequência das mais de três mil peças jornalísticas em que a operadora é referida em contexto de festivais nos primeiros oito meses do ano. Nas posições seguintes encontram-se a Meo e a Vodafone, com retornos estimados em €20,2 milhões e €19 milhões, respetivamente.
O ‘top’ cinco deste ranking conclui-se com as duas únicas marcas que também conseguem alcançar os dois dígitos de retorno financeiro pela sua associação a festivais de música, a Super Bock, com um retorno na ordem dos €18,2 milhões, e a Galp, com um retorno de €10,7 milhões, a preços de tabela.
Os dados da MediaMonitor refletem a maior exposição que estas marcas têm nos media por se associarem a festivais como ‘naming sponsors’, como o Nos Alive, Meo Marés Vivas, Vodafone Paredes de Coura ou Super Bock Super Rock, entre outros, ou com ‘naming’ de palcos, como é o caso da Galp no Rock in Rio.
O Brand Monitoring da MediaMonitor identificou perto de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024, tendo estas, na globalidade, obtido um retorno financeiro de cerca de €134 milhões, a preços de tabela. Além da Nos, Meo, Vodafone, Super Bock e Galp, o top 10 das marcas com maior retorno inclui o Crédito Agrícola, a Heineken, a Ageas Seguros, a Pepsi e a Sumol.