Unilever revê agências de meios e reforça com Mindshare
A nível mundial, a Initiative (Interpublic Group) e a Dentsu também ganham terreno, enquanto o Omnicom Media Group e a Publicis Media perdem parte das contas da Unilever
Daniel Monteiro Rahman
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A Mindshare, agência do GroupM detido pelo WPP, acrescenta a conta de meios comerciais (plataformas de ‘commerce media’) da Unilever, anteriormente gerida pelo Publicis Groupe, à gestão de meios de comunicação generalistas para o gigante da higiene pessoal, que já detinha nos Estados Unidos. A nível mundial, a Initiative (Interpublic Group) e a Dentsu também ganham terreno, enquanto o Omnicom Media Group (OMG) e a Publicis Media perderam parte das contas da Unilever.
Na mais recente revisão de meios, a Unilever entrega à Mindshare passa a ter as contas na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, que estavam com o OMG, mantendo as que tem na Europa Ocidental e Central, bem como na Índia, Indonésia e em outros países da Ásia, incluindo a China (excluindo Hong Kong e Taiwan, que permanecem com o OMG), de acordo com uma notícia na Ad Age.
A Initiative, por seu lado, conquista as contas da Unilever no Canadá e no Norte de África, anteriormente geridas pelo OMG, e mantém as contas na América Latina, Ucrânia e Grécia. Já a Dentsu surge como outra das vencedoras da avaliação da Unilever, ao conquistar a conta da Unilever no Japão, anteriormente gerida pela ADK, depois de não ter sido selecionada na última avaliação da Unilever, em 2021. A Havas, por seu lado, mantém as contas em França e em Espanha.
Embora tenha perdido algumas das responsabilidades nos Estados Unidos, a Publicis Media conquista as contas da Unilever de quatro mercados no Sul da Ásia, anteriormente geridos por agências de meios do WPP, incluindo Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname, juntando-se pela primeira vez à lista de agências de meios com as quais a Unilever trabalha internacionalmente.
O OMG, por sua vez, mantém as contas no Bahrein, no Kuwait, no Omã, no Qatar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, bem como na Alemanha, na Áustria, na Suíça e na Turquia.
Esi Eggleston Bracey, diretora de crescimento e marketing da Unilever, refere, citada na Ad Age, que “é fantástico acelerar esta viagem com parceiros novos e de longa data. Juntos, temos uma oportunidade empolgante de otimizar ainda mais os nossos suportes e conteúdos para refletir melhor as pessoas e a cultura, à medida que continuamos a construir as nossas marcas”.
Em declarações ao Congresso norte-americano, em julho, Herrish Patel, presidente da Unilever nos Estados Unidos, revelou que a empresa que lidera tem gastos anuais de media, nos Estados Unidos, de 850 milhões de dólares (€767 milhões). “Atualmente, cerca de 80% dos nossos gastos em publicidade nos Estados Unidos são direcionados para algum tipo de meio digital”, explicou Herrish Patel no discurso de abertura perante o Congresso. “Gastamos mais em plataformas de comércio digital como Amazon, Walmart, Target e Walgreens, porque é aí que os consumidores tomam as suas decisões de compra. Apenas 20% das despesas de publicidade da Unilever vão para plataformas de redes sociais e menos de 1% para notícias digitais”, acrescentou.