Gonçalo Borges Dias / GPM
Web Summit: ChatGPT em português e mais de 70 mil participantes
Na cimeira tecnológica, que na edição deste ano tem o número de participantes mais elevado até à data, Luís Montenegro (na foto) referiu que as empresas vão ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”
Daniel Monteiro Rahman
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O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou na abertura da Web Summit 2024 o lançamento de um grande modelo de linguagem português, no primeiro trimestre de 2025, que considerou “um passo crítico” para o ensino, administração pública e empresas, noticia a Renascença.
“No primeiro trimestre de 2025, vamos lançar um LLM [grande modelo de linguagem] português para inovarmos em português, preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação”, diz Luís Montenegro, citado na Renascença.
Segundo o primeiro-ministro, a ferramenta vai dar “a cada aluno um tutor educativo de inteligência artificial (IA) adaptado aos nossos currículos” e um “acesso aos serviços da administração pública de forma mais simples, direta e personalizada”. Luís Montenegro referiu ainda que as empresas vão passar a ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”.
Luís Montenegro colocou o combate à desinformação como prioritário na Web Summit, destacando também o investimento nas áreas da saúde, transição energética e educação. “Entre os desafios que enfrentamos, destaco a transição energética, oportunidades para todos no ensino, colocar a IA ao serviço dos cuidados médicos de qualidade na saúde e na comunicação combater, com todas as armas, a manipulação e a desinformação”, disse.
O primeiro-ministro indicou ainda as mais valias de Portugal para as empresas, como a “descida de impostos para as pessoas e empresas”, menos burocracia e as “políticas de estímulo para a investigação científica e inovação”, que de acordo com Luís Montenegro se traduzem “em desenvolvimento económico e empresarial”.
A cimeira de tecnologia acolhe este ano 71.528 participantes, o número mais elevado até à data, contando ainda com a presença de 3050 empresas, 1066 investidores, 953 oradores e 2005 meios de comunicação social.
A IA emerge como o setor mais representado. Entre os parceiros presentes no evento estão a IBM, Adobe, Meta, Huawei, SAP, Dell, Qualcomm, Visa, American Express, Niantic, Pitchbook, EDP e KPMG, entre outras.