Gonçalo Borges Dias / GPM
Web Summit: ChatGPT em português e mais de 70 mil participantes
Na cimeira tecnológica, que na edição deste ano tem o número de participantes mais elevado até à data, Luís Montenegro (na foto) referiu que as empresas vão ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”
Daniel Monteiro Rahman
Apple Intelligence quer aumentar personalização de anúncios
Anúncio falso da Dior demonstra potencial de produção da IA (com vídeo)
OpenAI lança motor de pesquisa para competir com Google
Tecnológicas chinesas apostam em publicidade a produtos de IA
IADE tem novas pós-graduações para profissionais de media, marketing e design
P&G partilha fórmula para obter ‘insights’ relevantes
Publicidade em videojogos tem mais visibilidade, satisfação e envolvimento
O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou na abertura da Web Summit 2024 o lançamento de um grande modelo de linguagem português, no primeiro trimestre de 2025, que considerou “um passo crítico” para o ensino, administração pública e empresas, noticia a Renascença.
“No primeiro trimestre de 2025, vamos lançar um LLM [grande modelo de linguagem] português para inovarmos em português, preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação”, diz Luís Montenegro, citado na Renascença.
Segundo o primeiro-ministro, a ferramenta vai dar “a cada aluno um tutor educativo de inteligência artificial (IA) adaptado aos nossos currículos” e um “acesso aos serviços da administração pública de forma mais simples, direta e personalizada”. Luís Montenegro referiu ainda que as empresas vão passar a ter a “oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA em português”.
Luís Montenegro colocou o combate à desinformação como prioritário na Web Summit, destacando também o investimento nas áreas da saúde, transição energética e educação. “Entre os desafios que enfrentamos, destaco a transição energética, oportunidades para todos no ensino, colocar a IA ao serviço dos cuidados médicos de qualidade na saúde e na comunicação combater, com todas as armas, a manipulação e a desinformação”, disse.
O primeiro-ministro indicou ainda as mais valias de Portugal para as empresas, como a “descida de impostos para as pessoas e empresas”, menos burocracia e as “políticas de estímulo para a investigação científica e inovação”, que de acordo com Luís Montenegro se traduzem “em desenvolvimento económico e empresarial”.
A cimeira de tecnologia acolhe este ano 71.528 participantes, o número mais elevado até à data, contando ainda com a presença de 3050 empresas, 1066 investidores, 953 oradores e 2005 meios de comunicação social.
A IA emerge como o setor mais representado. Entre os parceiros presentes no evento estão a IBM, Adobe, Meta, Huawei, SAP, Dell, Qualcomm, Visa, American Express, Niantic, Pitchbook, EDP e KPMG, entre outras.