O erro pornográfico da Mattel e a saturação das parcerias com filmes
Não é apenas por erros como o da Mattel (na foto) que o aguardado filme ‘Wicked’, que estreia a 22 de novembro nos Estados Unidos, está a ser prejudicado. As mais de 50 colaborações com marcas estão a contribuir para diminuir a reputação da adaptação cinematográfica do musical da Broadway
Daniel Monteiro Rahman
A Mattel teve de apresentar um pedido de desculpas na sequência de um erro de impressão nas embalagens das bonecas do filme ‘Wicked’ que leva os consumidores a um site pornográfico, noticia a Associated Press. As ‘Wicked Fashion Dolls’ da empresa é uma das colaborações de marcas com o filme ‘Wicked’. As parcerias incluem roupa, maquilhagem, sapatos, malas, bebidas e livros, entre outras, que chegaram aos sites e às prateleiras das lojas, em antecipação da estreia da versão cinematográfica do musical da Broadway ‘Wicked’.
Utilizadores de redes sociais repararam que o rótulo na parte de trás da caixa das bonecas remete para uma página web com o nome do filme, mas que pertence ao estúdio de filmes pornográficos Wicked Pictures, sendo que o site do filme contém a palavra ‘movie’ na denominação. “A Mattel foi informada de um erro de impressão na embalagem das bonecas ‘Mattel Wicked Collection’, vendidas principalmente nos Estados Unidos, que se destinava a direcionar os consumidores para a página de destino oficial do filme WickedMovie.com”, declara a Mattel em comunicado de imprensa, acrescentando que “lamentamos profundamente este erro e estamos a tomar medidas imediatas para o corrigir”.
A Mattel já tinha revelado, no início de 2024, a coleção especial das bonecas ‘Wicked Fashion Dolls’. Uma publicação no Instagram, em julho, mostra a atriz britânica Cynthia Erivo e a cantora norte-americana Ariana Grande, que interpretam as personagens principais Elphaba e Glinda no filme da Universal Pictures, que chega aos cinemas dos Estados Unidos a 22 de novembro, a ver as bonecas pela primeira vez.
Parcerias de ‘Wicked’ correm o risco de cansar o consumidor
Não é apenas por erros das marcas, no entanto, que o filme realizado por Jon M. Chu está a ser prejudicado, as mais de 50 colaborações que já acumula também estão a contribuir para diminuir a reputação de ‘Wicked’, noticia a Ad Age. Utilizadores de redes sociais têm partilhado que estão cansados de serem confrontados com uma lista interminável de colaborações de marcas e produtos relacionados com o filme.
Algumas colaborações fazem sentido, mas outras revelam-se inoportunas, pelo que especialistas questionados pela Ad Age consideram que, com tantas opções e a falta de exclusividade, é provável que muitos dos artigos acabem nas áreas dedicadas às promoções nos supermercados.
Anjali Bal, professora associada de marketing no Babson College, revela que “o risco de saturação excessiva pode ter um impacto a longo prazo nas colaborações entre marcas e no sucesso dos filmes. É preciso terem cuidado sobre como estão a banalizar a marca, porque o volume das parcerias, seja com a Target, a Starbucks, a Gap, ou qualquer uma das outras, é tão grande que chega a ser demasiado para os consumidores”.
“Eles [Universal Pictures] vão lançar a segunda parte já em 2025, e por isso é que não deviam querer aborrecer os consumidores. Se o objetivo é que eles voltem para ver o resto do projeto, como marketers não devíamos querer que se cansem agora”, refere ainda Anjali Bal.
I’m already tired of all the random Wicked merch promos, but that Elphaba Funko is pretty cute. . . 💚 pic.twitter.com/VtSKViKlLi
— Hello Nicole (@Nicolebelleca) October 2, 2024
Can Wicked just fucking end already??? We’re going on 20 years of this shit. pic.twitter.com/RMxfyV3VOW
— Quarantined Anders (@andersjazz) November 3, 2024