Facebook e Instagram na UE vão ter anúncios menos personalizados
Embora os utilizadores das redes sociais da Meta continuem a poder escolher entre uma subscrição e a versão gratuita, a empresa liderada por Mark Zuckerberg passará a oferecer, nas próximas semanas, uma terceira opção com anúncios menos personalizados

Daniel Monteiro Rahman
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Os utilizadores do Facebook e do Instagram na Europa vão ter a opção de ver anúncios menos personalizados se não quiserem pagar por uma subscrição sem anúncios, cedendo à pressão de Bruxelas sobre as preocupações com a concorrência digital. A Meta oferece aos utilizadores da União Europeia (UE) uma opção de subscrição sem anúncios há cerca de um ano, para cumprir as regras de privacidade de dados do continente, mas os reguladores acusam a empresa de dar às pessoas uma falsa escolha.
A empresa liderada por Mark Zuckerberg anuncia, numa publicação no seu blogue, que embora os utilizadores continuem a poder escolher entre uma subscrição e a versão gratuita, passará a oferecer nas próximas semanas uma terceira opção com anúncios digitais menos personalizados.
Isto significa que os anúncios serão direcionados para os utilizadores com base apenas no que estes veem durante a sessão atual no Facebook ou no Instagram, com um máximo de duas horas, além de informações pessoais mínimas, como a idade, a localização, o sexo e a forma como interagem com os anúncios.
“Embora esta nova opção tenha sido concebida para dar às pessoas um controlo adicional sobre os seus dados e experiência de publicidade, pode resultar em anúncios menos relevantes para os interesses de uma pessoa”, lê-se no blogue da Meta. “Isto significa que as pessoas vão ver anúncios que não consideram tão interessantes. Esta queda na relevância é inevitável, uma vez que estão a ser utilizados dados drasticamente reduzidos para mostrar estes anúncios menos personalizados às pessoas”, salienta a publicação no blogue da Meta.
Os dados relativos ao tempo total que um utilizador já passou anteriormente no Facebook e no Instagram, que são normalmente combinados para alcançar com precisão um utilizador com anúncios personalizados, não serão utilizados. As pessoas que escolherem a nova opção vão assistir a intervalos de anúncios que não podem ser saltados durante alguns segundos.