Sales Group inspira-se na descoberta do Brasil em campanha do Pêra Manca (com vídeo)
“O filme tenta captar a carga emocional e histórica da viagem, procurando um equilíbrio entre o visual moderno e os elementos analógicos”, explica ao M&P André Gaspar, sócio e produtor executivo da Perfect Storm, coeditor da narrativa visual (na foto)
Luis Batista Gonçalves
A descoberta do Brasil inspira a campanha que a agência de ‘dialogue marketing’ Sales Group criou para o vinho Pêra Manca. Com gestão de projeto de Francisco Ricciardi, o filme publicitário, tem realização e pós-produção de Renato Marques. O realizador também coassina a edição, em parceria com André Gaspar, sócio e produtor executivo da produtora Perfect Storm.
Pedro RG Nunes é o diretor criativo do anúncio, elaborado com recurso a computação gráfica (CG). “Não há nenhum plano criado através de inteligência artificial para este projeto. O mar é representado como um elemento central, carregado de emoção e história, criando um paralelismo entre o passado e o presente, entre a tradição e a atualidade”, explica ao M&P André Gaspar.
O conceito criativo resulta de uma associação de ideias. “O nome Pêra-Manca deriva de pedra oscilante, uma formação granítica característica da região de Évora, associada aos frades do Convento de Espinheiro. Nos séculos XV e XVI, esses frades cultivavam vinhas em terrenos repletos dessas pedras, sendo esses vinhos famosos ao ponto de Pedro Álvares Cabral o levar em barris na expedição ao Brasil”, esclarece o responsável.
A ligação entre o passado e o presente é explorada no anúncio, uma narrativa visual de 56 segundos que procura dar visibilidade ao potencial do 3D na publicidade. “Muito mais do que uma ferramenta, é uma linguagem artística que representa sem limites a expressão das sensações e das ideias. Apesar de ser 100% CG, houve um esforço para fugir de visuais excessivamente polidos, inserindo texturas táteis que conferem realismo e emoção às cenas”, afirma André Gaspar.
Renato Marques, realizador e artista 3D que integrou a equipa que ganhou um Emmy pela série ‘For All Mankind’ da Apple TV+ no início do ano, representado pela Perfect Storm, procura valorizar o conceito de tradição associado à marca no anúncio, que está a ser divulgado em meios digitais e nas redes sociais, para promover o vinho durante a quadra natalícia.
“Um dos meus objetivos era transmitir, de uma forma não linear, o contraste entre a memória do passado do Pêra-Manca e o vinho como é feito atualmente. Sendo este um filme totalmente em CG, também quis evocar a sensação analógica da época em que os exploradores se aventuravam no desconhecido e capturar os métodos tradicionais por detrás da produção deste néctar”, explica Renato Marques.