Apple assume venda de anúncios na Apple News
O objetivo é aumentar as receitas de publicidade da criadora do iPhone e dos seus parceiros editoriais, que até agora estavam dependentes de fornecedores externos, para venderem anúncios na versão gratuita da Apple News
Daniel Monteiro Rahman
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A Apple está a planear vender diretamente espaços publicitários na aplicação de notícias Apple News, assumindo o controlo das vendas e pondo fim à dependência de terceiros, noticia a Axios. O objetivo é aumentar as receitas de publicidade da criadora do iPhone e dos seus parceiros editoriais, que até agora estavam dependentes de fornecedores externos, para venderem anúncios na versão gratuita da Apple News.
A iniciativa, que está a ser apresentada aos anunciantes, prevê anúncios no ‘feed’ de notícias da empresa liderada por Tim Cook, com a possibilidade de anunciar em ‘feeds’ específicos e em artigos individuais, caso os anunciantes pretendam alinhar-se contextualmente com determinados temas.
A partir de 2025, a Apple vai vender conteúdos patrocinados ‘premium’, selecionados editorialmente para eventos relevantes, como a Met Gala e o Open dos Estados Unidos, entre outros. Para além dos patrocínios ‘premium’, a equipa da Apple News também está a propor a introdução de ‘banners’ e anúncios em vídeo em 17 formatos diferentes, incluindo anúncios em formato carrossel que apresentam diferentes produtos.
A Apple, que já vende o seu próprio catálogo de anúncios na pesquisa e na App Store desde 2016, vai conceder às empresas editoriais uma percentagem de 70% das receitas publicitárias, para os anúncios vendidos em artigos, e uma percentagem baseada no desempenho, para os anúncios no ‘feed’, em função do ‘engagement’ que gerarem. Os anúncios que não forem vendidos, serão disponibilizados a fornecedores de terceiros para venda em seu nome.
Uma previsão intercalar do GroupM e da eMarketer estima que o negócio de publicidade da Apple venha a valer cerca de 10 mil milhões de dólares em 2024. Embora a empresa não partilhe as receitas publicitárias, os analistas do GroupM estimam que a publicidade representa cerca de 10% do valor total de receitas de faturação do segmento de serviços da Apple, que ronda os 100 mil milhões de dólares.
Além da publicidade, as receitas de serviços da Apple provêm de subscrições e de transações, através de produtos como Apple Music, iCloud, Apple News+, Apple TV+, App Store e Apple Pay.