Publicis avisa Omnicom: “não se habituem ao 1º lugar, pode não durar”
Arthur Sadoun (na foto), CEO do Publicis Groupe, reage à aquisição do IPG pelo Omnicom, uma semana depois de o grupo francês se autoproclamar o maior grupo do mundo, num vídeo de boas festas protagonizado por Snoop Dogg
Daniel Monteiro Rahman
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Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe, considera a aquisição do Grupo Interpublic (IPG) pelo Grupo Omnicom “positiva” para o setor, sublinhando que o negócio deverá tornar o ano de 2025 “muito divertido”, noticia a Ad Age. O CEO da ‘holding’ reage ao acordo num vídeo interno dedicado aos funcionários, cerca de uma semana depois de ter recrutado Snoop Dogg para declarar prematuramente o Publicis como a maior ‘holding’ do mundo.
“Espero que estejam a gostar de estar em primeiro lugar”, refere Arthur Sadoun no vídeo, acrescentando que “não se habituem a isso, porque pode não durar para além de 2025. No geral, penso que isto é positivo para a indústria como um todo”.
A partir do segundo semestre de 2025, com a conclusão do processo, o novo Omnicom ultrapassará o WPP e o Publicis Groupe, que têm disputado o lugar de maior ‘holding’ do setor com base em receitas, faturando 14,85 mil milhões de libras (€17,9 mil milhões) e €13,1 mil milhões, respetivamente. As receitas conjuntas do IPG e do Omnicom são, por sua vez, de 25,6 mil milhões de dólares (€24,4 mil milhões), com base em valores de 2023.
Arthur Sadoun reitera o que muitos no mercado têm dito sobre a aquisição, que a integração das duas ‘holdings’ pode representar dificuldades para ambas as empresas. O CEO espera que a integração seja morosa, relembrando a sua experiência pessoal, dada a proposta de fusão do Omnicom e do Publicis, que foi anunciada em 2013 e abortada em 2014.
“Do nosso lado, a transformação já foi feita. Na última década, investimos em dados e tecnologia mais ou menos o que o Omnicom pagará pelo IPG de uma só vez”, comenta Arthur Sadoun, acrescentando que “mais do que nunca, devemos concentrar-nos nos nossos clientes, uma vez que eles contam com a nossa parceria para impulsionar o crescimento e ultrapassar a concorrência nos seus setores. O nosso trabalho é levá-los até lá”.
A 4 de dezembro, o Publicis lançou um vídeo, intitulado ‘The Wishes’, com a participação do rapper norte-americano Snoop Dogg, que desempenhou um papel de destaque na cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris pela NBC, para desejar boas festas e comemorar a conquista do Publicis Groupe, onde o artista autoproclama o Publicis Groupe a maior ‘holding’ do mundo em 2024, posição que até agora é ocupada pelo WPP.
No vídeo, Arthur Sadoun aparece com o rapper e diz que “o Mister Snoop, que tomou conta de Paris no verão, está agora a ajudar a nossa pequena ‘holding’ francesa, Publicis, a preparar-se para 2025”. Ao que Snoop Dogg responde “é verdade – o que é sequer o Publicis? Não sei, mas o que sei é que os americanos, os britânicos e os franceses têm estado a competir para ver qual é a ‘holding’ mais importante. E este ano, o Publicis ultrapassou-os a todos. Les numéros one”.