Apesar de o digital ser um espaço onde o egocentrismo e a negatividade podem imperar, a empatia e o altruísmo mobilizam mais reações de utilizadores de redes sociais, mesmo quando o que está em causa são conteúdos de publicações pagas por marcas.
Pelo menos no TikTok em Portugal, onde Lucas With Strangers (@lucaswithstrangers) é o influenciador nacional que soma mais interações, com uma média de 36,35 mil de ‘engagement’ por publicação de conteúdos patrocinados, de acordo com os dados da Snack Content Portugal, trabalhados com o programa Tubular. Este resultado é obtido com 2,1 milhões de seguidores no TikTok.
A Vodafone é uma das marcas que se associa a Lucas With Strangers
De acordo com a Snack Content Portugal, o ranking dos influenciadores que geram mais envolvimento (gostos, comentários e partilhas) com conteúdos patrocinados é liderado pelo jovem português de 24 anos que ajuda desconhecidos que encontra na rua, tendo como mote a pergunta “como é que eu te posso fazer feliz?”. Abraços, flores, viagens, dinheiro e ajuda para arranjar emprego ou casa, nomeadamente a idosos e a sem-abrigo, são algumas das generosidades de Lucas With Strangers.
Conexão e conteúdos relevantes
Quanto ao desempenho deste criador de conteúdos digitais em termos de ‘engagement’, Inês Ramada Curto, cofundadora e codiretora executiva da Snack Content Portugal, considera que “é um número notável, que reflete a sua capacidade de se conectar com o público e criar conteúdo de alta relevância no TikTok”.
O ranking em que Lucas With Strangers se destaca, desenvolvido em exclusivo para o M&P, contabiliza as publicações de conteúdos pagos no TikTok, entre 1 de janeiro e 29 de novembro.
Na segunda posição, com bastante distância do jovem generoso, encontra-se Nokas (@nokasgalaxy), que, além de influenciadora, é locutora da rádio Cidade FM, desde outubro. Com bastante menos seguidores (214 mil) do que Lucas With Strangers, totaliza, em média, 28,24 mil interações por publicação paga.
Os vídeos publicitários desta influenciadora são na área da beleza, cosmética e moda, apesar dos conteúdos orgânicos incluírem vídeos com comentários humorísticos sobre situações do dia a dia.
Vídeos para a Adidas são alguns dos conteúdos de Nokas
Inês Ramada Curto argumenta que Nokas está a consolidar-se como uma das figuras mais influentes no panorama digital atual. “O seu conteúdo versátil e envolvente ressoa com uma audiência diversificada, tornando-o uma excelente opção para campanhas que precisem de um alto nível de visibilidade”, justifica.
TikTok e Instagram não coincidem
De salientar que os dois primeiros lugares deste ranking no TikTok não coincidem com as duas influenciadoras que mais se destacam no Instagram (Kika Cerqueira Gomes e Bárbara Bandeira).
“Esta análise reflete bem que os níveis de ‘engagement’ por publicação variam entre redes sociais e quais são os influenciadores que estão a captar melhor a atenção dos seguidores e a gerar resultados consistentes para as marcas”, justifica a responsável da Snack Content.
Com números abaixo das 20 mil interações, as duas posições seguintes são ocupadas por Inês Cunha (@ineescunhaa), em terceiro, e John Mendes (@johnmendestiktok), em quarto. Com conteúdos focados em receitas de cozinha e experimentação de produtos alimentares, Inês Cunha tem 232 mil seguidores no TikTok e uma média de 18,10 mil interações por publicação com referência a marcas.
Conhecida pelas receitas de cozinha, Inês Cunha promove também marcas de moda
“Com a sua autenticidade e estilo único, tem conseguido criar uma forte ligação com o seu público com vídeos de receitas”, salienta Inês Ramada Curto. Continente, Lidl, Tiger, Pingo Doce e Bimbo são algumas das marcas que promove, seja através de ‘hauls’ e experimentação ou utilização dos produtos nas receitas que cria, incluindo também conteúdos de moda.
O comediante John Mendes, por seu lado, tem 17,26 mil interações por publicação para marcas, num universo de 244 mil seguidores no TikTok. “Com a sua abordagem descontraída e carismática, consegue fortes interações, nomeadamente, com um vídeo onde canta uma serenata”, destaca a cofundadora e codiretora da Snack Content Portugal. Entre as marcas publicitadas encontram-se a Old Spice e o Mercadona, por exemplo.
Os influenciadores Owhana (@owhanaa), com 16,37 mil interações, e Kiko (@kikoishot), com 15,58 mil, estão na quinta e na sexta posição do ranking da Snack Content, respetivamente, e “também se destacam pela sua capacidade de gerar interações significativas com os seguidores”, refere Inês Ramada Curto.
Moda e beleza são as áreas abordadas por Owhana, que, com 185 mil seguidores no TikTok, apresenta vários conteúdos publicitários, “mas o que a coloca neste ranking é a parceria com a Paramount, com um vídeo sobre o lançamento do filme ‘Sorri 2’”.
Kiko, por seu lado, tem 311 mil seguidores e ganha destaque com três publicações. “Um vídeo que reflete uma ação para a Oral B, outro para a Eurovisão e outro para a Nesquik”, revela a responsável da Snack Content Portugal.
Kapinha (sétimo), Mafalda (oitavo) e Ricardo Teles (nono) aparecem na tabela com 14,46 mil, 11,67 mil e 11,66 mil de ‘engagement’ por publicação para marcas, respetivamente. “Estes influenciadores têm, cada um à sua maneira, conseguido fidelizar uma base de fãs consistente, o que se traduz em oportunidades significativas para marcas que procuram impactar nichos específicos”, analisa Inês Ramada Curto.
Seguidores x interações
Kapinha (@kapinhaoficial) tem 1,4 milhões de seguidores e entra no ranking com um vídeo para a Knorr Portugal, em que recorre ao humor e à música. Com 986 mil seguidores, Mafalda (@mafaldacreative_) salienta-se com um ‘sketch’ de humor para a Lipton Ice Tea, enquanto Ricardo Teles (@ricardoweezy) acumula um milhão de seguidores e aposta na cobertura de eventos e em desafios, tendo-se destacado com uma publicação para a Licor Beirão.
“Ao avaliar as parcerias com influenciadores, as marcas devem considerar não apenas o volume de seguidores, mas também o tipo de interações que cada um consegue gerar, uma vez que este é o verdadeiro motor das campanhas bem-sucedidas no mundo digital”, argumenta a cofundadora e codiretora executiva da Snack Content.
A fechar o top 10 dos influenciadores nacionais com mais interações com conteúdos pagos no TikTok, Camaleaoo (@camaleaooo) tem uma média de 10,91 mil de ‘engagement’ por publicação. Vídeos em que faz avaliações de carros e promoção de champôs masculinos são alguns dos conteúdos que apresenta aos seus 527 mil seguidores.
Estes resultados refletem o impacto que os influenciadores exercem sobre as marcas e os consumidores, potenciado pelo crescimento do poder das redes sociais e transformando a comunicação digital. “No centro deste fenómeno estão os criadores de conteúdo que, com a sua capacidade de ‘engagment’, têm-se tornado figuras-chave nas estratégias de marketing e em que a sua força de interação varia de rede social para rede social”, remata Inês Ramada Curto.