IPG Mediabrands prevê crescimento de 6% do investimento publicitário nacional em 2025
De acordo com as estimativas do IPG Mediabrands, o investimento publicitário nacional em 2025 ultrapassará os €900 milhões. A nível internacional, a análise prevê um aumento de 6,1% relativamente a 2024, atingindo os 991 mil milhões de dólares (€944 mil milhões)
Meios & Publicidade
Um relatório do grupo IPG Mediabrands aponta que o crescimento equilibrado da economia portuguesa, a evolução favorável do mercado de trabalho, o aumento do emprego e dos salários, e o crescimento do consumo privado vão levar a um crescimento de 6% do investimento publicitário nacional em 2025, ultrapassando os €900 milhões. A nível internacional, a análise prevê um aumento de 6,1% relativamente a 2024, atingindo o valor de 991 mil milhões de dólares (€944 mil milhões).
A análise da Magna, unidade de ‘intelligence’ do grupo IPG Mediabrands, conclui que a contribuir para o crescimento estão a expansão do digital, com a aceleração do ‘streaming’ (impulsionado pela introdução de publicidade no Disney+), o impacto das medidas orçamentais e a entrada de fundos da União Europeia, que devem reforçar os investimentos.
De acordo com o relatório, prevê-se que os meios de comunicação tradicionais registem um crescimento de 5,1%. Neste contexto, em 2025, as receitas publicitárias televisivas devem crescer 3% e continuar a liderar as receitas publicitárias, relativamente aos outros media em Portugal, ultrapassando as redes sociais.
O digital deverá continuar a crescer a um ritmo rápido, aumentando a quota de mercado, com a análise a prever um aumento de 10% em 2025. Nos vários segmentos da publicidade digital, as previsões apontam para um aumento significativo das redes sociais, seguido do vídeo digital e da pesquisa, impulsionada pelo crescimento do ‘retail media’.
Segundo as previsões do documento, o meio ‘Out-of-Home’ (OOH), vai continuar a crescer de forma robusta (10%), mantendo a tendência de 2024. Nos outros meios, as previsões apontam para o abrandamento do crescimento do áudio (5%, em 2025), após um crescimento de 18% em 2024.
Os investimentos em imprensa devem manter-se estáveis, representando cerca de 2% do investimento total publicitário. No que diz respeito a setores de atividade, o retalho, o automóvel e as apostas, continuarão a crescer, mas o relatório também indica um crescimento das telecomunicações.
Para o impulso a nível mundial, a estabilização da economia europeia e o impacto contínuo dos motores de crescimento orgânico deverão contribuir para manter o crescimento do mercado publicitário. A previsão da Magna aponta para o crescimento de 6,1% do investimento publicitário mundial (€944 mil milhões), com uma subida dos canais digitais (9%) e um decréscimo dos meios de comunicação tradicionais (-2%).
O relatório salienta, no entanto, que a estabilidade económica mundial enfrenta os riscos de uma nova deterioração das tensões geopolíticas, que poderá causar uma crise energética e o renascimento das tensões comerciais provocadas pelo aumento das tarifas, com consequências no mercado publicitário.