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Audiências semanais: consumo global atinge o valor mais alto do ano

Na última semana de 2024, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story’ domina o top 5, ocupando quatro das cinco posições do ranking. Em média, os portugueses viram mais 33 minutos por dia, face à semana anterior, ultrapassando as seis horas diárias

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Audiências semanais: consumo global atinge o valor mais alto do ano

Na última semana de 2024, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story’ domina o top 5, ocupando quatro das cinco posições do ranking. Em média, os portugueses viram mais 33 minutos por dia, face à semana anterior, ultrapassando as seis horas diárias

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Na última semana do ano, o consumo global de televisão cresce de forma significativa e atinge o valor mais elevado deste ano, aumentando cerca de 33 minutos por dia, face à semana anterior, atingindo as seis horas e os quatro minutos diários.

Nas contas do ‘share’ semanal, e face à semana passada, cabo e ‘outros’ são os canais que reforçam o seu ‘share’, a SIC mantém a mesma quota de audiência da semana anterior, enquanto RTP1 e TVI registam quebra no ‘share’. Assim, a RTP1 desce até aos 10,9% de quota semanal, a SIC está estável e mantém os mesmos 13,5% de ‘share’, com a TVI a decrescer também. Tem agora 14,3% de quota.

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Em semana de Natal e de férias escolares e não só, o cabo e ‘outros’ reforçam quota, com o cabo a subir até aos 40,1% de quota de audiência, e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘timeshift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) a alcançar os 20% de quota semanal.

Na última semana do ano, a CMTV permanece imbatível na liderança dos canais mais vistos do cabo, mas a CNN Portugal sai da habitual segunda posição, sendo o pódio da semana de Natal composto por CMTV, Hollywood e Star Channel.

Nas posições que se seguem, estão a CNN Portugal, SIC Notícias, Star Movies, Globo e Star Life, a que se segue o AXN, que está esta semana de regresso ao top 10 do cabo. A fechar a tabela da semana encontramos a SIC Mulher.

Esta semana, os conteúdos do ‘reality show’ da TVI ocupam não só a liderança, como todo o pódio da tabela da programação global da semana, com ‘Secret Story – Nomeações’ na primeira posição, seguido de ‘Secret Story – Especial’ e ‘Secret Story’. Nos lugares restantes está o ‘Jornal da Noite’, da SIC, seguido de ‘Secret Story – Os Finalistas’, da TVI.

Em jornada de dérbi lisboeta, o pódio da programação mais vista da oferta cabo é totalmente ocupado por programas dedicados ao jogo grande da jornada, com ‘Duelo Final/Sporting x Benfica’, da CMTV, na liderança, seguido por ‘Golos: Primeira Parte/Sporting x Benfica’ e por ‘Golos: Segunda Parte/Sporting x Benfica’.

As posições restantes do ranking semanal são também ocupadas, como é habitual, por programas da CMTV, com ‘Grande Jornal – Noite’ e ‘Liga d’Ouro’ a destacarem-se na lista dos mais vistos da semana.

Data Insights, Havas Media Network

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Audiências: TVI é o canal mais visto no Ano Novo

O canal da Media Capital é o mais visto a 31 de dezembro e 1 de janeiro, com 18,5% e 18,6% de quota de mercado, respetivamente, apesar de o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos ocupar o primeiro lugar do top. ‘Secret Story’, da TVI, é o programa mais visto em ambos os dias

A TVI lidera nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, com 18,5% e 18,6% de quota de mercado, respetivamente, apesar de o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos, que a Marktest designa como ‘outros’, ocupar o primeiro lugar do top, com 18,8% e 19,9% de ‘share’.

Segundo os dados Mediamonitor da Marktest, auditados pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM), a CMTV ocupa o primeiro lugar dos canais por cabo, na véspera de Ano Novo, seguida pela CNN Portugal e SIC Notícias, empatadas com 2,4% de quota de mercado, Star Channel, Hollywood e a Globo, que fecha o top 10 dos canais mais vistos.

No dia 1, é novamente a CMTV o canal por cabo com maior quota de mercado (5,4%), seguido pela CNN Portugal, Star Movies, SIC Notícias, Star Channel e Hollywood, que encerra o top dos 10 canais mais vistos.

No dia 31, os quatro programas mais vistos são todos da TVI: ‘Secret Story – O Vencedor’ com uma audiência média de 12,4%, ‘Secret Story – A Final’ com 10,6%, ‘Secret Story’ com 9,5% e ‘Jornal Nacional’ com 7,6%.

Na véspera de Ano Novo, o quinto lugar é ocupado pelo programa ‘Jornal da Noite’ da SIC, seguido pelo ‘O Preço Certo’ da RTP1. Entre a sétima e a 11ª posições encontram-se os programas ‘Telejornal’, ‘A Sentença’ ‘Taskmaster – Especial Fim de Ano’, ‘Secret Story – Ultima Hora’ e ‘Primeiro Jornal’, respetivamente.

No dia de Ano Novo, os quatro programas mais vistos também são todos da TVI: ‘Secret Story – Desafio Final’ é o programa mais visto, com 12,4% de audiência média seguido por ‘Meio Milhão’ (11,7%), ‘Secret Story – Desafio Final – As Decisões’ (11,2%) e ‘Jornal Nacional’ (10,3%). Na quinta posição, a fechar o top5, encontra-se o ‘Jornal da Noite’ da SIC (9%).

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A Bola, Canal 11, Caras, SIC e NiT entre os vencedores dos prémios Escolha do Consumidor 2025

Após a avaliação de cerca de 2.000 marcas, foram eleitas 215. Apenas duas marcas, a Primor e a Whirlpool, são premiadas com três troféus, cada uma, e dez vencem em duas categorias. O jornal M&P é eleito na categoria Imprensa de Marketing Online

Já são conhecidos os vencedores dos prémios Escolha do Consumidor 2025. No setor dos media, além do M&P, que ganhou na categoria Imprensa de Marketing Online, o Correio da Manhã ganha na categoria de Imprensa Diária e o Expresso na de Imprensa – Semanários. O jornal A Bola vence na categoria de Imprensa Desportiva e a revista Caras na de Imprensa de Informação Social. A Visão ganha na categoria de Imprensa – Semanais.

Na categoria de Imprensa de Negócio, o prémio vai para a revista Exame. Na de Imprensa de Economia, o mais votado é o Negócios. A Exame Informática vence na categoria de Imprensa de Tecnologia. Na categoria de Imprensa de Trade, é eleita a revista Grande Consumo. Na categoria de Imprensa de Marketing, o prémio vai para a Marketeer.

A Vogue vence na categoria de Imprensa Feminina e Moda e a Women’s Health na de Imprensa Feminina e Lifestyle. A Men’s Health é a eleita na categoria de Imprensa Masculina. A revista Notícias Magazine é a vencedora da categoria Imprensa de Lazer. Na categoria de Imprensa de Viagens, a mais votada é a Volta ao Mundo.

A revista Saúde e Bem-Estar fica com o troféu da categoria de Imprensa de Saúde e Bem-Estar. Na de Imprensa Infantil, vence a Visão Júnior. O Notícias Ao Minuto conquista o prémio da categoria de Imprensa de Informação Online. A NiT vence na categoria de Imprensa de Lifestyle Online.

Nas categorias de televisão, a SIC é o canal que vence na categoria de TV Generalista – Entretenimento, ainda que na categoria de TV Generalista – Informação o prémio vá parar à RTP. Na categoria de TV – Canal de Informação, a distinção é atribuída à SIC Notícias, enquanto que o Canal 11 é eleito o melhor canal de desporto.

‘Dois às 10’, da TVI, é considerado o melhor programa da manhã e ‘A Nossa Tarde’, transmitido pela RTP1, é considerado o melhor programa da tarde. O concurso de cultura geral ‘Joker’ vence na categoria de TV – Programas de Entretenimento. Na categoria de TV – Ficção Nacional, a mais votada foi a telenovela ‘Senhora do Mar’, exibida pela SIC. Na categoria de Canal de Entretenimento, ganha o Star Channel, enquanto que na categoria de TV – Programas de Marketing, o eleito é o magazine ‘Imagens de Marca’.

Nas três categorias dos prémios dedicadas à rádio, a grande vencedora é a Rádio Comercial, que conquista o troféu da categoria de Rádio – Entretenimento e vê ‘Manhãs da Comercial’ ser eleito o melhor programa radiofónico matinal transmitido no país. Na categoria de Rádio – Informação, vence a Renascença.

Entre os vencedores dos prémios Escolha do Consumidor 2025 figuram ainda marcas como o Aldi, o Banco Montepio, a Cofidis, a Delta, a Fidelidade, a Leroy Merlin, a Uriage e a Wells, com uma distinção. A marca de charcutaria Primor e a marca de eletrodomésticos Whirlpool são as únicas a conquistar três troféus. Betano, Braun, Cien, Decathlon, Emma, Fairy, Nescafé Dolce Gusto, O Boticário, Oral B e Tetley vencem em duas categorias.

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IA da Google analisa 188 previsões de empresas e traça as principais tendências

O domínio da IA, as ameaças geopolíticas e macroeconómicas e os novos padrões de consumo da Geração Z são os principais destaques da análise da Fast Company, que cruza relatórios de empresas através do NotebookLM, para encontrar padrões na informação e as tendências para 2025

A revista norte-americana Fast Company introduziu no NotebookLM, assistente virtual de apontamentos e pesquisa da Google que utiliza o Gemini, 188 relatórios de empresas de vários setores de atividade com as perspetivas para 2025 e pediu-lhe que identificasse padrões na informação. Com base nesses resultados elaborou uma versão resumida da análise feita por inteligência artificial (IA), em que as oportunidades e desafios da IA, as ameaças geopolíticas e macroeconómicas e os novos padrões de consumo da Geração Z são os principais destaques.

IA estará cada vez mais presente

No horizonte de 2025, os relatórios convergem na indicação de que a IA continuará a ter um grande impacto. Um número significativo aponta, por exemplo, que a tecnologia será mais ativamente integrada nas operações de negócios em todos os setores. “A IA foi a grande história de 2023 e 2024, e isso não vai mudar. Na verdade, a adesão à IA provavelmente começará a acelerar em 2025, à medida que as empresas de energia ganham confiança em casos de uso que promovem otimização e inovação”, escreve a Publicis Sapient, consultora digital do Publicis Groupe, nas previsões para 2025.

“Prevê-se que a IA passe de uma ferramenta agradável para uma ferramenta imprescindível para os profissionais de marketing, com uma adesão crescente na criação de conteúdos, personalização, análise preditiva e otimização de campanhas”, refere a EssenceMediacom, agência de marketing do GroupM, no relatório para 2025.

Sustentabilidade desafia utilização da IA

Alguns dos relatórios analisados apontam que em 2025 os consumidores e as empresas vão dar prioridade à sustentabilidade, o que constitui um desafio face ao uso generalizado da IA. Quase dois terços das empresas estão preocupadas com o impacto da IA e dos projetos de ‘machine learning’ no consumo energético e na pegada de carbono, segundo a S&P Global.

Os consumidores esperam ainda que as marcas assumam a responsabilidade pela resolução deste tipo de questões ambientais, com cerca de 61% dos consumidores norte-americanos a considerarem que as empresas devem liderar a mudança nesse sentido, de acordo com a empresa de estudos de mercado Mintel.

O mundo permanecerá instável

Um dos aspetos sobre os quais muitas das previsões convergem é o facto de ser impossível chegar a um consenso sobre um conjunto de previsões. Isto deve-se ao atual cenário volátil, com previsões económicas extremamente divergentes, em que as flutuações económicas, as mudanças geopolíticas e a crise climática podem causar dificuldades em 2025.

A Nielsen, que faz previsões sobre o comportamento dos consumidores, acredita que a normalização dos níveis de inflação e a descida das taxas de juro podem melhorar a confiança dos consumidores e aumentar as suas despesas, mas salienta que “no entanto, como vimos nas mudanças frenéticas do passado recente, esses momentos de recuperação podem ser frágeis – e podem evaporar-se tão rapidamente quanto surgem”.

Geração Z continua a florescer, mas está cautelosa

“A geração Z é composta pelos melhores empreendedores”, refere o relatório de previsões da consultora financeira Mercer. Os jovens, por outro lado, valorizam a segurança financeira e as empresas que demonstram ter um impacto positivo na sociedade. A Nextatlas, empresa italiana de estudos de mercado, apelida a esperança da geração Z em relação à segurança financeira de “desejo silencioso” e antevê uma mudança nos padrões de consumo para gastos mais conscientes.

O TikTok é a aplicação mais utilizada pela geração Z e continuará a sê-lo, segundo a DCDX, agência de estudos dedicados a esta geração, estando ainda por saber da proibição desta rede social nos Estados Unidos, efetivada a 19 de janeiro, e do seu impacto. Por outro lado, o ChatGPT e aplicações semelhantes são as que deixam os membros desta geração mais cautelosos quanto ao futuro.

De acordo com a empresa de estudos de mercado Euromonitor International, a geração Z está a tornar-se mais exigente quanto às limitações da IA generativa, à semelhança de outras gerações. Entre as principais preocupações desta geração estão ainda os cuidados com o potencial de desinformação gerado pela IA e o seu impacto na garantia de emprego.

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César Mourão promove descontos da Staples pelo quinto ano consecutivo (com vídeo)

“Seguimos um registo de continuidade com o César Mourão (na foto), com recurso ao humor numa narrativa que tem vindo a ser construída com bastante êxito, que é a negação em fazer publicidade à Staples”, explica Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples

Pelo quinto ano consecutivo, César Mourão é o protagonista da campanha de regresso ao escritório da Staples, com criatividade da agência Aquele Abraço. No filme publicitário, lançado a 2 de janeiro nas redes sociais da Staples, em televisão e no YouTube, o humorista, ator e realizador, que também assina a realização da campanha, recusa-se novamente a publicitar a redução de preços de início de ano, que abrange mil produtos.

“Seguimos um registo de continuidade com o César Mourão, com recurso ao humor numa narrativa que tem vindo a ser construída com bastante êxito, que é a negação em fazer publicidade à Staples, justificada pelo facto se ser bastante óbvio que a marca tem tudo para o escritório”, refere Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples, citada em comunicado de imprensa.

Com direção de fotografia de William Sossai e assistência de realização de Cesário Monteiro, o anúncio tem produção da SN Films, arte de Marta Levezinho e colaboração adicional de Emanuel Garcia, Tomas Cazaux e Horácio Gonçalves.

Para além da televisão, redes sociais, site e interior das lojas, a campanha, que se estende até 20 de fevereiro e é direcionada para clientes profissionais, também está a ser divulgada em rádio, folhetos D2D e através de ’email marketing’, ‘direct mailing’ e SMS.

“Trabalhamos todos os dias para que a Staples continue a ser reconhecida como o parceiro certo para dar resposta às necessidades do cliente profissional, de pequenas, médias e grandes empresas, e também dos profissionais liberais. A oferta vasta e as promoções exclusivas desta campanha tão aguardada, em material de escritório, papelaria, impressão, mobiliário e serviços com atendimento especializado, são a razão pela qual temos sido a escolha dos consumidores ao longo dos anos”, explica João Paulo Peixoto, diretor-geral da Staples, citado no documento.

A Triber, agência de construção de marca especializada em promoção digital, volta a colaborar com a Staples, assegurando a divulgação dos anúncios no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube, bem como a gestão das campanhas publicitárias digitais que amplificam a comunicação.

“A campanha deste ano dá também o pontapé de saída para uma preocupação especial da Staples, que é a garantia de poupança, com a baixa de preços a mais de mil produtos essenciais para o escritório e o seu compromisso de não os aumentar durante o ano”, acrescenta João Paulo Peixoto.

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Ignition Concept cria espetáculos de passagem de ano

A empresa de eventos especializada em pirotecnia, efeitos especiais e ‘drone light shows’ é a responsável pelo fim de ano em Lisboa, Maia e Cascais. Na Maia, a Torre do Lidador (na foto) é transformada numa tela com ‘lasermapping’

A Ignition Concept, empresa de eventos especializada em gestão de projetos, pirotecnia, efeitos especiais e ‘drone light shows’, é a responsável pelos espetáculos de passagem de ano em Lisboa, Maia e Cascais, que entraram em 2025 com celebrações que incluíram pirotecnia musical, ‘lasermapping’ e drones com efeitos de luz, respetivamente.

O Terreiro do Paço, em Lisboa, mantém a tradição e é o palco de um espetáculo piromusical, desenhado para se ligar às festividades da praça de comércio, numa criação de Vitor Machado, sócio, designer de espetáculos e diretor técnico da Ignition Concept.

Na Maia, a Torre do Lidador torna-se pela primeira vez numa tela com ‘lasermapping’, combinando técnicas de ‘videomapping’ e pirotecnia. Sob o mote ‘Fiat Lux’ (Faça-se Luz), “o espetáculo de dez minutos foi o ponto alto de uma aposta da Câmara Municipal da Maia em proporcionar uma celebração memorável e diferenciada para a última noite do ano”, refere a Ignition Concept em comunicado de imprensa.

A vila de Cascais, por seu lado, volta a apostar no ‘Drone Light Show’, desta vez com uma frota ampliada de 300 drones. O espetáculo, criado pelo estúdio de animação da Ignition Concept, destaca o progresso da cidade em áreas como sustentabilidade, mobilidade e empreendedorismo. Com imagens a evocar projetos como o iTree, iniciativa local que promove a neutralidade carbónica, o espetáculo é desenhado para transportar o público para uma reflexão sobre o papel da inovação no futuro, terminando com uma contagem decrescente projetada no céu através de drones.

Cascais – ‘Drone Light Show’ 2025

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Satisfação dos clientes atinge mínimos históricos

Os marketers precisam de ter uma influência maior em questões ligadas à satisfação do cliente, para garantir que é proporcionada uma experiência de marca consistente, salienta a análise do WARC

A experiência do cliente é uma questão crítica para os profissionais de marketing, com os indicadores de satisfação a atingirem mínimos históricos, de acordo com o relatório Marketer’s Toolkit 2025 do World Advertising Research Center (WARC), que revela altos níveis de insatisfação por parte dos consumidores em geral.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a qualidade da experiência do cliente atingiu o nível mais baixo de sempre em 2024, enquanto 45% dos consumidores britânicos afirmam que o serviço ao cliente piorou nos últimos três anos. Segundo avança a análise do WARC, estão em risco um total de 3,7 mil milhões de dólares (€3,55 mil milhões), visto que os clientes acabam por deixar de comprar ou mudam de marca após más experiências.

De acordo com o inquérito 2024 Voice of the Marketer, do WARC, poucos profissionais de marketing gerem diretamente mais do que dois elementos da experiência do cliente – a elaboração do website e da aplicação da marca e a medição da satisfação do cliente.

A análise do WARC explica que a medição da satisfação do cliente está no âmbito das competências do marketing e que, portanto, os profissionais de marketing devem ter uma maior influência em questões ligadas à satisfação do cliente, para garantir que é proporcionada uma experiência de marca consistente ao longo da jornada do cliente.

Mas existem soluções para esta questão, uma delas é o conceito de promessa ao cliente. Introduzido pelo LinkedIn e pelo consultor de estratégia Roger Martin, em 2023, o conceito defende que a melhor forma de vender uma marca aos consumidores é pensar nela como uma promessa ao cliente. As marcas que fazem promessas que são valiosas, memoráveis e entregáveis, têm uma vantagem competitiva e melhoram a experiência do cliente.

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DN renova oferta digital e acaba com edição impressa ao fim de semana

“Nos próximos dias e semanas, vamos lançar uma nova oferta digital, com uma edição online renovada, podcasts e outros conteúdos em áudio e vídeo, que permitirão, entre outras coisas, chegar a novas audiências”, explica Filipe Alves, diretor do Diário de Notícias

O Diário de Notícias (DN) prepara-se para renovar oferta digital do jornal, numa altura em que deixa de ter edição impressa ao fim de semana, passando a estar disponível apenas no formato digital. As edições de 28 e 29 de dezembro (na foto) são as últimas nas bancas em papel, ao sábado e ao domingo.

“O DN do futuro será cada vez mais digital e multimédia”, explica Filipe Alves, diretor do DN, no editorial onde assinala o 160º aniversário do jornal e desvenda a estratégia que está a ser delineada para conquistar novos leitores para o título.

“Nos próximos dias e semanas vamos lançar uma nova oferta digital, com uma edição online renovada, podcasts e outros conteúdos em áudio e vídeo, que permitirão, entre outras coisas, chegar a novas audiências. Porém, o mais importante não são os suportes ou os formatos que utilizamos, que devem mudar, de forma natural, à medida que a tecnologia e os hábitos de consumo evoluem, mas sim nunca esquecer a razão pela qual existimos: servir os nossos leitores, fazendo jornalismo”, refere Filipe Alves, garantindo que “o jornal permanecerá fiel aos seus valores e princípios fundadores”.

A primeira edição digital do novo ciclo do DN é disponibilizada no próximo sábado, dia 4. Assinalados ao longo de 2025, os 160 anos do título são o mote para uma conferência que se realiza a 17 de janeiro, “bem como outros eventos que estarão abertos à participação dos nossos leitores, parceiros e anunciantes”, acrescenta Filipe Alves.

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Sugestões para ler e escutar da edição 971 do M&P

O livro ‘Personalização em Marketing – Estratégia de Cliente na Era da Inteligência Artificial’ e o podcast ‘Marketing Made Simple’ são alguns dos destaques

Personalização em Marketing – Estratégia de Cliente na Era da Inteligência Artificial

Num mundo onde os consumidores esperam cada vez mais experiências personalizadas, instantaneamente e sem falhas, a personalização tornou-se um imperativo estratégico das empresas. O livro dos especialistas em marketing Mark Abraham (Boston Consulting Group) e David C. Edelman (Harvard Business School), parte da premissa de que as empresas que têm sucesso envolvem-se com os clientes em cada passo da sua jornada e, através do poder da inteligência artificial, repensam as operações e libertam a criatividade das equipas, para afinar cada interação.

Com exemplos detalhados de setores como retalho, cuidados de saúde, banca, tecnologia e viagens, o livro destina-se a orientar executivos, no sentido de colocarem a personalização no centro da estratégia empresarial e de acelerarem o crescimento.

Autores: Mark Abraham e David C. Edelman
Editora: Bookout
Lançamento: Novembro de 2024
Páginas: 272
Preço: €17,90

Artificial – A Nova Inteligência e a Fronteira do Humano

A obra de Mariano Sigman, especialista em neurociência, e de Santiago Bilinkis, empresário de tecnologia, aborda as complexidades e implicações da inteligência artificial (IA) no mundo atual, através de uma perspetiva que contempla tanto a inteligência humana quanto a artificial.

O livro destaca-se pelo enfoque na convergência entre a essência humana e o potencial das máquinas, proporcionando uma ótica diferenciada aos que procuram compreender e dominar o futuro da IA.

Autores: Mariano Sigman e Santiago Bilinkis
Editora: Temas e Debates
Lançamento: Novembro de 2024
Páginas: 272
Preço: €18,80

Escrita Técnica – Guia Prático para Relatórios, Propostas, Artigos, Teses, Livros, Políticas, Procedimentos

O guia escrito por Fernando Boavida e Mário Bernardes tem como finalidade identificar, analisar e discutir os aspetos essenciais e as abordagens a seguir na exposição escrita de ideias, em documentos técnicos.

O livro destina-se aos profissionais que, trabalhando individualmente ou em equipa, tenham necessidade de expor ideias através da escrita, apresentar propostas ou comunicar resultados do seu trabalho, comunicando de forma eficiente e eficaz.

Autores: Fernando Boavida e Mário Bernardes
Editora: Pactor
Lançamento: Agosto de 2024
Páginas: 208
Preço: €19,95

Detetar Mentiras – Manual para Ler nas Entrelinhas da Verdade

Tomás Sanches de Baêna, diretor do InBodyLanguage, instituto que se dedica à divulgação científica e à análise do comportamento não verbal, escreve este livro para desmistificar e repor a verdade sobre o conceito de mentir, que tem vindo a ser deturpado pela ficção.

Com uma linguagem simples e através de exemplos, curiosidades e desafios, apresenta um modelo prático, baseado na psicologia forense, que capacita o leitor para avaliar a credibilidade das conversas e dos interlocutores.

Autor: Tomás Sanches de Baêna
Editora: Manuscrito Editora
Lançamento: Outubro de 2024
Páginas: 416
Preço: €18,90

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Este podcast quinzenal, promovido pela empresa de media brasileira UOL e conduzido pelo jornalista Renato Pezzotti, apresenta entrevistas com profissionais de marketing e criatividade, abordando notícias e novidades do setor, bem como temas relacionados com carreira, marketing, negócios, gestão e criatividade.

Marketing Made Simple

Semanalmente, Dr. J.J. Peterson e April Hawkins, especialistas em marketing, abordam as bases fundamentais do marketing atual. Através de uma visão prática e de dicas estratégicas de construção de marca, os autores ensinam os ouvintes a comercializarem produtos e serviços, e a converterem visitantes em compradores.

Marketing Over Coffee

Marketing Over Coffee é um podcast de John J. Wall e Christopher S. Penn, no qual são discutidos temas ligados à intersecção do marketing com a tecnologia. Os autores também entrevistam personalidades renomadas da área do marketing e da publicidade, como Seth Godin, Simon Sinek, Ann Handley, David Meerman Scott e Mitch Joel, entre outros.

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Meios&Publicidade conquista prémio Escolha do Consumidor 2025

Com uma média final de 35,6%, o jornal M&P vence na categoria Imprensa de Marketing Online, à frente das restantes publicações em avaliação: E-newvation (22,65%), Consumertrends (22,28%) e Briefing (19,48%)

O jornal Meios&Publicidade é o vencedor do prémio Escolha do Consumidor 2025, na categoria Imprensa de Marketing Online, reforçando o estatuto de órgão de comunicação social de referência, no segmento das publicações especializadas no setor.

Com uma média final de 35,6%, entre os nove atributos avaliados, o Meios&Publicidade vence de forma destacada à frente das restantes três publicações que integram o estudo: E-newvation (22,65%), Consumertrends (22,28%) e Briefing (19,48%).

Em termos da classificação em cada um dos nove atributos analisados, o Meios&Publicidade salienta-se na qualidade do grafismo (40,7%), na disponibilidade online e navegação intuitiva (40%), na clareza na informação e facilidade de leitura (39,1%), na originalidade dos conteúdos (39,1%), na variedade de assuntos (37,5%), nos conselhos e dicas adequados à temática (36%), na informação nacional e internacional (33,3%), na informação atualizada e conteúdos atuais (31,8%) e na credibilidade, imparcialidade e fiabilidade (22,7%).

O prémio atribuído pela Consumers Choice, sistema de avaliação de marcas certificado com o ISO 9001, segue uma metodologia em três fases. Primeiro, os consumidores envolvidos no processo, e que acompanham meios de comunicação social (televisão, imprensa e rádio), identificam os atributos que consideram mais relevantes.

Esta análise foca-se em critérios qualitativos, excluindo métricas como audiências e alcance, com o objetivo de captar o que realmente importa para os consumidores. A avaliação dos atributos é bienal e é efetuada através de ‘focus groups’, com cerca de 30 participantes com afinidade comprovada com a categoria analisada.

Na segunda fase são selecionados os órgãos de comunicação social, começando pela definição das principais categorias (televisão, imprensa e rádio), que são subdivididas em áreas específicas de atuação.

A seleção dos órgãos de comunicação baseia-se nos atributos qualitativos valorizados pelos consumidores, como a credibilidade, a relevância temática e a especialização dentro de cada subcategoria. O objetivo é reconhecer os métodos e os conteúdos que se destacam pela sua eficácia, quer na capacidade de captar e manter a atenção do público, como de o envolver.

Na terceira e última fase, um painel representativo de 533 consumidores avalia os meios de comunicação social, utilizando um sistema de pontuação que reflete os atributos mais relevantes que são identificados. A distinção Escolha do Consumidor é atribuída ao meio ou subcategoria que alcançar a classificação mais elevada, numa avaliação global, destacando-se nos atributos considerados mais valorizados pelos consumidores.

O evento de entrega dos prémios Escolha do Consumidor acontece a 9 de janeiro, no Suspenso Lisboa, a partir das 17h.

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Há novas marcas com o certificado de mandado real

John Lewis, Heinz, Nestlé, Moet & Chandon e Weetabix são algumas das 386 empresas da nova lista e que podem usar o selo real nas embalagens e nas campanhas publicitárias

O Rei Carlos III de Inglaterra concedeu o certificado de mandado real a 386 empresas, entre as quais a John Lewis, a Heinz e a Nestlé. Na nova lista encontram-se também a Moet & Chandon, a Weetabix e os chocolate Bendicks e Prestat.

Pelo contrário, a marca de chocolates Cadbury, do grupo Mondelez, que detinha o certificado desde 1854, e as marcas da Unilever, entre outras como a Clarins, Elizabeth Arden, Boots, Swarovski, Schweppes, Vauxhall Motors, perderam esta certificação de fornecimento de bens e serviços à casa real britânica.

A decisão de Carlos III é anunciada meses após ativistas do grupo B4Ukraine terem escrito uma carta aberta ao monarca instando-o a revogar os selos reais de ambas as empresas, devido ao facto de a Unilever e a Mondelez continuarem a negociar com a Rússia após a invasão da Ucrânia, em 2022. A casa real britânica não apresentou, no entanto, as razões da decisão.

Estes selos reais têm início no século XV, como forma de certificar os fornecedores de bens e serviços à casa real britânica. Os detentores de um certificado de mandado real estão autorizados a utilizar o brasão de armas da casa real nas embalagens, na publicidade e material de estacionário.

Historicamente, o selo real representa um aumento no volume de negócios de até cinco por cento, o que ao final de contas pode equivaler a milhões de libras esterlinas. A sua revogação representa custos para as empresas envolvidas, uma vez que as marcas terão de remover os selos de todas as embalagens já fabricadas, bem como das campanhas publicitárias e de marketing.

A Cadbury é excluída da lista de empresas com um selo real pela primeira vez em 170 anos, tendo recebido o primeiro selo real como fabricante de chocolate pela Rainha Vitória em 1854.

A Mondelez International, proprietária da Cadbury nos Estados Unidos, afirma estar desiludida com o facto de lhe ter sido retirado o selo. “Embora estejamos desapontados por sermos uma das centenas de outras empresas e marcas no Reino Unido às quais não foi atribuído um novo selo, orgulhamo-nos de ter sido detentores de um e respeitamos plenamente a decisão”, declara um porta-voz da Mondelez, citado na CNN.

Um porta-voz da Unilever, empresa que detém marcas como a Ben & Jerry’s, Magnum e Hellmann’s, entre outras, revela, por seu lado, que “estamos muito orgulhosos da longa história de fornecimento das nossas marcas à família real e dos mandatos que lhes foram atribuídos durante esse período, mais recentemente por sua Majestade a Rainha Isabel II”.

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