Audiências semanais: consumo global atinge o valor mais alto do ano
Na última semana de 2024, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story’ domina o top 5, ocupando quatro das cinco posições do ranking. Em média, os portugueses viram mais 33 minutos por dia, face à semana anterior, ultrapassando as seis horas diárias
Meios & Publicidade
Na última semana do ano, o consumo global de televisão cresce de forma significativa e atinge o valor mais elevado deste ano, aumentando cerca de 33 minutos por dia, face à semana anterior, atingindo as seis horas e os quatro minutos diários.
Nas contas do ‘share’ semanal, e face à semana passada, cabo e ‘outros’ são os canais que reforçam o seu ‘share’, a SIC mantém a mesma quota de audiência da semana anterior, enquanto RTP1 e TVI registam quebra no ‘share’. Assim, a RTP1 desce até aos 10,9% de quota semanal, a SIC está estável e mantém os mesmos 13,5% de ‘share’, com a TVI a decrescer também. Tem agora 14,3% de quota.
Em semana de Natal e de férias escolares e não só, o cabo e ‘outros’ reforçam quota, com o cabo a subir até aos 40,1% de quota de audiência, e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘timeshift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos) a alcançar os 20% de quota semanal.
Na última semana do ano, a CMTV permanece imbatível na liderança dos canais mais vistos do cabo, mas a CNN Portugal sai da habitual segunda posição, sendo o pódio da semana de Natal composto por CMTV, Hollywood e Star Channel.
Nas posições que se seguem, estão a CNN Portugal, SIC Notícias, Star Movies, Globo e Star Life, a que se segue o AXN, que está esta semana de regresso ao top 10 do cabo. A fechar a tabela da semana encontramos a SIC Mulher.
Esta semana, os conteúdos do ‘reality show’ da TVI ocupam não só a liderança, como todo o pódio da tabela da programação global da semana, com ‘Secret Story – Nomeações’ na primeira posição, seguido de ‘Secret Story – Especial’ e ‘Secret Story’. Nos lugares restantes está o ‘Jornal da Noite’, da SIC, seguido de ‘Secret Story – Os Finalistas’, da TVI.
Em jornada de dérbi lisboeta, o pódio da programação mais vista da oferta cabo é totalmente ocupado por programas dedicados ao jogo grande da jornada, com ‘Duelo Final/Sporting x Benfica’, da CMTV, na liderança, seguido por ‘Golos: Primeira Parte/Sporting x Benfica’ e por ‘Golos: Segunda Parte/Sporting x Benfica’.
As posições restantes do ranking semanal são também ocupadas, como é habitual, por programas da CMTV, com ‘Grande Jornal – Noite’ e ‘Liga d’Ouro’ a destacarem-se na lista dos mais vistos da semana.
Data Insights, Havas Media Network