Young Lions: Jovem Talento Português
Vasco Perestrelo – CEO da MOP, empresa representante do Cannes Lions em Portugal
Meios & Publicidade
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Vasco Perestrelo – CEO da MOP, empresa representante do Cannes Lions em Portugal
Em tempos de “alguma” crise a criatividade perde ou ganha importância? O facto de os budgets dos anunciantes serem mais reduzidos potencia ou limita a Criatividade? À primeira vista não é difícil construir um racional que confirme a primeira hipótese: os budgets diminuem, os fees e o investimento em media também, os recursos da agência para “criar” são menores e por tudo isto a criatividade deverá ser “pior”. Mas este racional não está certo. Todas estas consequências da crise levam a um ponto central: é ainda mais difícil para um anunciante distinguir-se da sua concorrência, é ainda mais difícil captar a atenção do consumidor. E, para esta realidade só há uma resposta: ser mais criativo. Encontrar formas, mensagens e meios que, dentro deste contexto, sejam mais eficientes a captar a atenção e a passar uma ideia ao consumidor.
Por isso, e mais do que nunca, 2010 deve ser um ano de incentivo e celebração da Criatividade! E o Cannes Lions é o palco ideal para fazê-lo.
Este ano e, tendo em conta todo este contexto, a competição Young Lions ganhou uma importância acrescida. Hoje, é ainda mais relevante passar a mensagem da importância da Criatividade aos jovens deste país. E o Young Lions é isto mesmo: um incentivo à criação de talento nas mais jovens gerações da indústria. E estamos a falar de talento criativo no sentido lato. O talento criativo das agências de publicidade, das agências de design, das agências de comunicação, das agências de media, das agências de marketing relacional, das agências de eventos, das agências digitais, das agências de activação, etc. Foi seguindo este racional de os Young Lions contribuírem para a promoção do talento criativo de TODA a indústria, que criámos este ano a categoria de Design e nos comprometemos a, em 2011, acrescentar as categorias de Activação (onde estará Promo e Eventos) e RP (comunicação).
Mas como o talento Criativo está também directamente ligado ao talento do anunciante que está no início de todo o processo, lançámos pela primeira vez a categoria Young Lions Marketer. Aqui, os concorrentes foram os jovens gestores de produto dos anunciantes, que tão importante e decisivos são para o resultado da ideia final.
Acho que estamos no caminho certo.
Não tenho dúvida de que os jovens talentos que venceram a competição em cada uma das categorias vão ser dignos representantes da boa Criatividade que se faz em Portugal!
Parabéns a todos os que concorreram aos Young Lions 2010 e boa sorte para os vencedores!
PS: Foi com muito agrado que assisti ao discurso do Presidente da República no passado dia 25 de Abril em que colocou as “indústrias criativas” como um “cluster” a apostar e potenciar. É sinal de que reconhece o nosso potencial.