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Prémios Comunicação M&P: Grande prémio para BAR e CUF, Nylon agência do ano

A Nylon foi a agência que somou mais troféus e menções honrosas na terceira edição dos Prémios Comunicação M&P, cuja entrega decorreu esta quinta-feira. O júri decidiu entregar o grande prémio à BAR pelo projecto CUF Especialistas, que pretendia assinalar os 70 anos da CUF.

Rui Oliveira Marques
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Prémios Comunicação M&P: Grande prémio para BAR e CUF, Nylon agência do ano

A Nylon foi a agência que somou mais troféus e menções honrosas na terceira edição dos Prémios Comunicação M&P, cuja entrega decorreu esta quinta-feira. O júri decidiu entregar o grande prémio à BAR pelo projecto CUF Especialistas, que pretendia assinalar os 70 anos da CUF.

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A Nylon foi a agência que somou mais troféus e menções honrosas na terceira edição dos Prémios Comunicação M&P, cuja entrega decorreu esta quinta-feira ao início da tarde, na sede da Microsoft, em Lisboa. A Nylon foi assim eleita Agência do Ano graças a projectos para a Associação Portuguesa de Criança Hiperactiva, Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Super Bock, Ristorante Dell’Anima, além de um trabalho de auto-promoção da agência.
O júri decidiu entregar o grande prémio à BAR pelo projecto CUF Especialistas, que pretendia assinalar os 70 anos da CUF. Com o objectivo de celebrar a data foi lançada uma nova vaga de comunicação em que os protagonistas eram seis médicos especialistas representativos da experiência acumulada do corpo clínico da CUF.
De um total de 119 projectos inscritos, 72 chegaram a shortlist. Desses, 31 receberam prémio e 15 foram distinguidos com menção honrosa. A escolha dos vencedores esteve a cargo de António Mendes (RFM), Daniel Vaz (M Public Relations), José Pedro Inácio (LOGO), Luís Osório (Sol), Maria Domingas Carvalhosa (Wisdom/Lift World), Marina Ramos (RTP), Tiago Vidal (Llorente & Cuenca), Teresa Figueira (consultora), Paulo Barreto (Facebook), Ricardo Valadares (Millennium BCP), Rui Borges (Plot) e Sofia Graça (Hyundai). Confira a lista de vencedores e de finalista, organizada por categorias, agência, cliente e trabalho.

Sectores de Actividade

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Ambiente & Energia

EDP – Energias de Portugal EDP – Energias de Portugal S.A MSTF Partners    Campanha Energia Solar EDP Prémio

EDP – Energias de Portugal EDP – Energias de Portugal S.A Action 4 Ativism e Desafio Global Ativism       Todos Marcam Pontos com a Energia Solar EDP  shortlist

Associações e Sector Público

Corpcom Direção Geral da Saúde Corpcom/Wop Eu Fumo, Tu Fumas Prémio

Nylon Agency Associação Portuguesa de Criança Hiperativa Nylon Agency/Media Partner: R Comercial/Produtora: Digital Mix Terapia de Rádio pela Hiperactividade Infantil   Prémio

Automóvel & Transportes

Corpcom Standvirtual.pt Corpcom O Boom dos carros do ano 2000 shortlist

BBDO Portugal  Daimler – Smart BBDO Portugal  Smart Times 2014 Menção Honrosa

Banca & Finanças

Banco Best Design: Havas Worldwide Portugal/Desenvolvimento: Bliss Applications Best Mobile  shortlist

Plot Content Agency Caixa Geral de Depósitos/DCM Estratégia de conteúdos: Plot Content Agency         Saldo Positivo shortlist

Corpcom Seedrs Corpcom Semente Portuguesa Cria Revolução Financeira shortlist

B-to-B

Nylon Agency    Nylon Agency Nylon Agency  Caneta com tinta feita de Sangue, Suor e Lágrimas. Menção Honrosa

BAR Lisboa   BAR Lisboa Shake Things   Prémio

Ciência e Educação

Nylon Agency    Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro  Nylon Agency   #InstaCancro Prémio

Desporto e Lifestyle

Comité Olímpico de Portugal  Comité Olímpico de Portugal  Comité Olímpico de Portugal LISBOA2BAKU | Jogos Europeus Baku 2015      shortlist

Internet e E-commerce

Corpcom OLX CORPCOM/OLX   Alimente um Animal Abandonado com o OLX    Prémio

Corpcom Uniplaces Corpcom A Porta de Entrada dos Universitários  Prémio

Produtos de Grande Consumo

Nylon Agency    Super Bock         Nylon Agency    Porta Super Bock – Analisador de Cerveja Menção Honrosa

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas/FCB Lisboa/Funnyhow Sociedade Central Cervejas – Luso com Gás        Agência Publicidade: FCB Lisboa/Agência de Activação: FunnyHow           Vila Do Luso com Gás    Prémio

Saúde & Bem-estar

Corpcom   Direção Geral da Saúde Corpcom/Wop Eu Fumo, Tu Fumas Prémio

TI, Media & Telecomunicações

Hill+Knowlton Strateggies  Samsung  Hill+Knowlton Strateggies Duas novas estrelas na galáxia Samsung    shortlist

Partners  Sport TV Partners/Produtora: Time Lapse Media SPORT TV – Surf em Pro Menção Honrosa

Digital

Redes Sociais

Nylon Agency  Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro    Nylon Agency    #InstaCancro Menção Honrosa

Ogilvy Public Relations  Alzheimer Portugal   Ogilvy Public Relations  Alzheimer Portugal – Instantes Prémio

Site

Wingman TAP   Wingman Destinos shortlist

Impresa Publishing   Expresso  Impresa/Expresso  Novo Site do Expresso  Prémio

Fullsix   Tap Air Portugal – 70 Anos    Fullsix   TAP Creative Launch Menção Honrosa

Aplicação para smartphone

Banco Best   Banco Best   Design: Havas Worldwide Portugal/Desenvolvimento: Bliss Applications               Best App    Menção Honrosa

Aplicação para tablet

EDP – Energias de Portugal  EDP – Energias de Portugal  EDP/Direcção Editorial: Massive Level    EDP – Revista Luz   shortlist

Social Engagement

Caixa Geral de Depósitos  CGD   Design, Produção e implementação no terreno: Fullsix Ativação Alive 2014   Menção Honrosa

Nylon Agency    Super Bock  Nylon Agency   Banner Super Bock Menção Honrosa

Isobar   MO   Isobar    Mo – My Design by MO Prémio

Wunderman Lisboa  Beiersdorf – NIVEA MEN Creme Wunderman Lisboa    NIVEA MEN – O Cofre  shortlist

SPORT TV     SPORT TV  Eventos Live: Rally (Initiative)    SPORT TV Social Engagement Menção Honrosa

Campanha de Comunicação Integrada

Corpcom    Direção Geral da Saúde Corpcom/Wop Eu Fumo, Tu Fumas  Prémio

Eventos

Interno

EDP/Desafio Global Ativism EDP  EDP/Desafio Global Ativism  Encontros EDP ONE –  Juntos por uma Energia Melhor Prémio

Empresarial

Lift World Cisco Lift World Cisco Connect 2015  shortlist

Grande Público

SONAE MC Continente Estratégia: Born/Agência de Meios: Arena Media/Relações Públicas: GCI/Produção: Expanding Group/Agência de Comunicação: FUEL Festa da Família shortlist

EDP e Desafio Global Ativism EDP – Energias de Portugal S.A      EDP e Desafio Global Ativism Festivais de Verão EDP  shortlist

Caixa Geral de Depósitos CGD Design: Formula P | McCann/Produção e implementação no terreno: Fórmula P Festival Caixa Alfama  Prémio

SONAE MC Continente Estratégia: Born/Meios: Arena Media/RP: GCI/Produção: Show Off e NIU/Comunicação: Fuel  Mega Pic Nic Prémio

SONAE MC   Continente    Estratégia: Born/Agência de Meios: Arena Media/Relações Públicas: GCI/Produção: Bridge/Comunicação: FUEL Mercado de Sabores shortlist

Lift Consulting   Better World – Rock in Rio Lift Consulting Rock in Rio celebra 10 anos em Portugal Menção Honrosa

Comunicação Interna

Publicação Interna/Institucional

EDP – Energias de Portugal EDP – Energias de Portugal EDP – Energias de Portugal edp LIFE shortlist

Plot – Content Agency Associação Mutualista Montepio Geral Plot – Content Agency Em Direct shortlist

Plot – Content Agency   Jerónimo Martins – Departamento de Comunicação Corporativa Plot – Content Agency Less is More Prémio

SONAE MC Continente GCI Revista NÓS MC shortlist

Corporate TV ou WebTV

EDP – Energias de Portugal   EDP – Energias de Portugal   EDP – Energias de Portugal Corporate TV e Web Radio Prémio

Acção de Motivação

ATREVIA/BEL Portugal   BEL Portugal     ATREVIA (ex- Inforpress)   As Histórias que Fazem o Queijo  Prémio

Intranet

EDP – Energias de Portugal   EDP – Energias de Portugal   EDP – Energias de Portugal edpON Intranet Prémio

REN – Redes Energéticas Nacionais    REN – Redes Energéticas Nacionais    Nova Intranet da REN    shortlist

Nylon Agency    Ristorante Dell’Anima   Nylon Agency    Mupi em Tinta de Choco   Prémio

Reputação

Gestão de Reputação

Corpcom  Uniplaces  Corpcom   A Porta de Entrada dos Universitários  shortlist

EDP – Energias de Portugal   EDP – Energias de Portugal          EDP Live Bands shortlist

Hill+Knowlton Strateggies     Intermarché Hill+Knowlton Strateggies     Prémio Intermarché Produção Nacional Prémio

Responsabilidade Social

Acção

Nylon Agency    Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro   Nylon Agency    #InstaCancro Menção Honrosa

Treasure Code – Consultoria de Gestão Companhia das Soluções   Criatividade, conceção e desenvolvimento: Companhia das Soluções/Fotografia e vídeo: Station  Américo, o Cãodidato    Menção Honrosa

Medipress    Revista Visão  Medipress    Projecto Visão Solidária shortlist

Nylon Agency    Associação Portuguesa de Criança Hiperativa     Nylon Agency/Media Partner: R Comercial/Produtora: Digital Mix Terapia de Rádio pela Hiperactividade Infantil  Prémio

Campanha ou Evento

Corpcom   OLX   Ideia: Corpcom/OLX Alimente um Animal Abandonado com o OLX shortlist

Ogilvy Public Relations  Associação CAIS Ogilvy Public Relations CAIS – Apareceu Prémio

ByCom Co-produção By/Trix Co-produção By/Trix      Guardiões das Estrelas  Prémio

Institucional

Publicação Institucional

Plot – Content Agency   Jerónimo Martins – Departamento de Comunicação Corporativa Plot – Content Agency Less is More  Prémio

Relatório & Contas

EDP – Energias de Portugal/BAR EDP – Energias de Portugal/BA   EDP – Energias de Portugal/BAR Relatório e Contas EDP 2014.  Prémio

Publicidade Institucional

Sonae MC  Continente   Meios: Arena Media / Comunicação: FUEL  30 anos Continente   shortlist

BAR Lisboa   CUF BAR Lisboa/Pós-Produção: White   CUF Especialistas Prémio/Grande Prémio

BAR Lisboa Millennium BCP BAR Lisboa/Produtora: Krypton Films  É para avançar Prémio

Sonae MC Continente Agência de Comunicação: FUEL   Nova assinatura “O que rende é ir ao Continente” shortlist

Caixa Geral de Depósitos Agências Criativas: Fuel e Fullsix/Agências de Meios: Havas e ComOn O Futuro está de volta  shortlist

Mercados Externos

Institucional

BrandCook APCOR, Associação Portuguesa de Cortiça BrandCook Promoção da Cortiça no Mundo           Prémio

Produtos e Serviços

BAR Lisboa Movicel BAR Lisboa Facebook Grátis para chegar a todos.  Menção Honrosa

Media

Press Kit

Wunderman Lisboa  Beiersdorf – Nivea Men Creme  Wunderman Lisboa NIVEA MEN – O Cofre Prémio

EDP – Energias de Portugal EDP – Energias de Portugal Action 4 Ativism e Desafio Global Ativism Todos Marcam Pontos com a Energia Solar EDP   shortlist

Evento para os media

GCI AVIS GCI Evento de divulgação da World Best Driving Road pela AVIS. Menção Honrosa

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Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce

A startup portuguesa está a lançar uma ferramenta gratuita, que permite às empresas de comércio eletrónico calcular e compensar automaticamente a pegada carbónica dos produtos, aumentando a transparência e a confiança junto dos consumidores

A ZeroPact, startup portuguesa de tecnologia focada na sustentabilidade, está a lançar uma solução alimentada por inteligência artificial que permite às marcas de comércio eletrónico integrar o cálculo e a compensação da pegada carbónica dos seus produtos, permitindo aumentar a transparência e a confiança junto dos consumidores.

A startup fundada por João Morgado, Luís Branco e João Matos ganhou o El Corte Inglés Retail Challenge, concurso de inovação no retalho que teve lugar durante a Web Summit, tendo agora a possibilidade de iniciar um teste piloto com o El Corte Inglés, reforçando a aplicabilidade da tecnologia em grandes marcas e antecipando-se às novas regulamentações do Digital Product Passport (DPP) previstas para 2027.

De acordo com o Barómetro Mastercard 2023 – Perceção da Sustentabilidade em Portugal, os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às práticas ambientais das marcas, sendo que 80% dos portugueses dão importância à política de sustentabilidade dos comerciantes ou fornecedores e que 52% já deixaram de comprar um produto devido à má reputação ambiental de uma marca.

“Estes números mostram a urgência das empresas em adotar práticas transparentes e alinhadas com as expectativas de um consumidor mais consciente”, sustenta João Morgado, CEO da ZeroPact, em comunicado de imprensa.

A análise da Mastercard revela ainda que 87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito.

“Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”, argumenta João Morgado.

De acordo com o CEO da startup, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.

A tecnologia da ZeroPact já está disponível em vários sites portugueses, como Otherwise, Jakshoes, DCK, NAE-Vegan, 38 graus, Cool Mood Community, Arisca, Wheat&Rose, Le-mot, Mineral Fashion Store, Bordaleiras, Chulé, Pera Lima, Tribu, Cura, entre outros.

“A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, enfatiza Vasco Marques Pinto, gestor de relações externas do El Corte Inglés.

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Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)

A campanha da agência criativa Nossa com o humorista (na foto) é a primeira da Revolut filmada em Portugal e faz parte de uma estratégia de marketing, que a marca tem vindo a desenvolver no mercado nacional

O humorista Salvador Martinha dá a cara na nova campanha digital da Revolut, que promove as funcionalidades do novo sistema de segurança financeira da empresa. A campanha, desenvolvida pela agência criativa Nossa, é a primeira da marca filmada em Portugal e faz parte de uma estratégia de marketing mais vasta, que a Revolut tem vindo a desenvolver no mercado português.

No filme publicitário, presente nas plataformas digitais, Salvador Martinha mostra algumas das funcionalidades do novo sistema de segurança financeira da empresa, com o tom humorístico que o caracteriza. O anúncio salienta a destruição do cartão descartável digital após uso, o bloqueio automático do cartão se houver suspeita de atividade fraudulenta e o apoio da equipa de especialistas em crimes financeiros, que estão disponíveis para ajudar os clientes 24 horas por dia.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com o Salvador Martinha nesta nossa campanha digital onde salientamos a segurança dos nossos sistemas financeiros. A sua influência e alcance no mercado português são extraordinários e acreditamos que esta parceria estratégica nos permitirá reforçar a nossa presença em Portugal e chegar a um público mais vasto”, sustenta Ignacio Zunzunegui, diretor de crescimento da Revolut para o sul da Europa.

O objetivo da campanha é reforçar a estratégia de posicionamento da marca que pretende se tornar o banco principal dos portugueses. Para além da campanha com Salvador Martinha, a empresa anuncia também uma ativação no aeroporto do Porto, com máquinas de dispensa de cartões gratuitos antes das viagens de avião, e a parceria com o festival Primavera Sound 2025, em Barcelona e no Porto.

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Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico

Os compromissos assumidos pela empresa compradora, a Live Nation Entertainment, reforçam uma política comercial de utilização da Meo Arena “aberta, transparente e não discriminatória”, com a “redução imediata dos preços de acesso” e o “congelamento dos preços para os próximos cinco anos”, revela a Autoridade da Concorrência

A Autoridade da Concorrência (AdC) deliberou não se opor à operação de concentração, que envolve a aquisição de uma participação de controlo indireto da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico (na foto) pela empresa Live Nation Entertainment (LNE). “Esta decisão foi possível, após a LNE propor compromissos para resolver as preocupações jusconcorrenciais identificadas pela AdC na sua investigação”, informa a entidade reguladora em comunicado de imprensa.

As garantias oferecidas pela promotora de espetáculos, que detém uma participação no festival Rolling Loud e promove o festival Rock in Rio Lisboa, através da subsidiária Better World Comunicação, Publicidade e Entretenimento, foram suficientes para a AdC.

“A decisão agora adotada foi precedida de uma investigação aprofundada, depois de termos considerado que a operação de concentração poderia resultar em entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste, resultantes de restrições, totais ou parciais, no acesso à Meo Arena por concorrentes no mercado de promoção de eventos ao vivo e no mercado de serviços de bilhética”, refere o regulador.

A fase de averiguações incluiu um teste de mercado, que contou com a participação dos dez maiores clientes da Meo Arena. As preocupações expressas foram posteriormente apresentadas à empresa norte-americana.

“No que respeita à tese de dificultar o acesso aos artistas, a AdC considerou que, mesmo sem a operação de concentração, a LNE poderia entrar como promotor direto de eventos no mercado nacional e que a possibilidade de o fazer com os artistas e digressões internacionais próprias será um facto normal face ao seu modelo de negócio verticalmente integrado, não constituindo um elemento específico da presente operação de concentração”, refere o documento.

Os compromissos assumidos pela LNE “reforçam também as condições que garantem a adoção de uma política comercial de utilização da Meo Arena aberta, transparente e não discriminatória, o que se traduz, entre outros, na redução imediata dos preços de acesso à Arena e no congelamento dos preços para os próximos cinco anos”, revela a AdC.

A implementação das medidas propostas é avaliada por um mandatário de monitorização e, sob a sua supervisão direta, por um gestor de informação independente, “que será selecionado e contratado pelo novo mandatário de monitorização e que, em última instância, reporta à AdC”, esclarece ainda o comunicado do regulador da concorrência.

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Bar Ogilvy promove época de festas na Madeira (com vídeo)

A campanha produzida pela Bro, que aborda as atividades disponíveis na ilha, no Natal e fim de ano, é divulgada em suportes digitais, nas redes sociais da Meta, Google e YouTube

A campanha de Natal e fim de ano Madeira reforça o espírito de pertença e autenticidade com um novo apelo à vivência plena do destino. Dando continuidade à comunicação da iniciativa ‘Vive a Madeira por inteiro’ apresentada em 2023 para o mercado nacional e amplificada para o mercado externo com a designação ‘Experience Madeira for Yourself’, o filme publicitário promove as festividades natalícias do arquipélago.

Com criatividade da Bar Ogilvy e produção da Bro, o anúncio evidencia a oferta turística, cultural e gastronómica da região. Divulgada em suportes digitais, nas redes sociais da Meta, no Google e no YouTube, a campanha, promovida pela Associação de Promoção da Madeira (APM), volta a apresentar o arquipélago como destino de mar, montanha e tradições culturais.

“Reconhecendo que não é possível capturar toda essa experiência num simples anúncio, optámos por uma abordagem disruptiva, transmitindo a mensagem que estar fisicamente na região é a única forma de experienciar verdadeiramente tudo o que o destino tem a oferecer. A proposta é aproveitar ao máximo, vivendo cada momento por inteiro”, explica a APM em comunicado de imprensa.

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JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing

A Deployteq (na foto) permite criar campanhas multimeios a partir de qualquer lugar, sem necessidade de códigos, e é alimentada por inteligência artificial. A apresentação pública da ferramenta é a 10 de dezembro

A agência de marketing digital e automação internacional JMR Digital disponibiliza em Portugal a plataforma de automação de marketing Deployteq. Através de um leque de ferramentas digitais, é possível criar e amplificar campanhas multimeios. Acessível a partir de qualquer lugar sem necessidade de códigos, a tecnologia é integrável noutras plataformas, permitindo uma abordagem de marketing unificada e centralizada.

Tirando partido de um modelo de dados estruturado para refinar estratégias e impulsionar o sucesso das campanhas, a Deployteq é alimentada através de inteligência artificial (IA). Além da gestão de dados sincronizados que possibilita, permite uma maior personalização e segmentação das comunicações. “Através de uma abordagem multicanal, garante um maior alcance através de diversos canais e plataformas, para um maior ‘engagement’ entre marcas e consumidores”, refere o documento de apresentação, a que o M&P teve acesso.

Fundada em 2017 pela portuguesa Joana Meireles e pelo neerlandês Mischa Rinck, a JMR Digital apresenta publicamente a plataforma, a 10 de dezembro, em Lisboa. De acordo com o site da Deployteq, a nova tecnologia já é utilizada por cerca de 4.700 profissionais de marketing, para construir segmentações dinâmicas em campanhas. Com uma taxa de entrega de 99,8%, a plataforma multiplica, em média, o retorno do investimento (ROI) por 2,5.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC

A profissional espanhola regressa à primeira linha do negócio, com a nomeação como CEO global de assuntos corporativos. O português, até agora diretor de talentos e tecnologia da agência de comunicação e assuntos corporativos, é o novo diretor de operações globais

Tiago Vidal (na foto, à dir.) é o novo diretor de operações globais da LLYC. Além de continuar a liderar as áreas de talento e tecnologia da agência de comunicação e assuntos corporativos, o anterior diretor de talentos e tecnologia passa a supervisionar o marketing, a comunicação, a governança ambiental, social e corporativa (ESG) e a equipa de integração, procurando maximizar os retornos dos investimentos em crescimento inorgânico.

“A nomeação de Tiago Vidal consolida a nossa estratégia de talento, tecnologias de informação, comunicação e integração numa mesma área, com o objetivo de continuar a impulsionar a nossa estratégia de crescimento e avançar no processo de transformação da empresa”, explica Alejandro Romero, sócio e CEO global da LLYC, citado em comunicado de imprensa.

A promoção do responsável português ocorre na altura em que a espanhola Luisa García (na foto, à esq.) regressa à primeira linha do negócio, com a nomeação como CEO global de assuntos corporativos. No novo cargo, irá focar-se na inovação e na integração da oferta de soluções de ‘corporate affairs’, num portefólio que já conta com uma componente de tecnologia e inteligência artificial (IA) aplicada.

“Esta área de atuação engloba serviços como reputação corporativa e liderança, comunicação financeira e operações corporativas, gestão de crises e riscos, ESG, pessoas, talento e cultura, bem como assuntos públicos, assuntos europeus, ‘advocacy’ e diplomacia corporativa, contribuindo com 60% do total das nossas receitas operacionais”, refere a LLYC no documento.

Luisa García, que acaba de ser considerada uma das mulheres mais influentes de Espanha pelas publicações espanholas Forbes e Yo Dona, continua a exercer o cargo que ocupava no conselho de administração da LLYC, que integra desde 2021.

“É com grande entusiasmo que lidero a melhor equipa de especialistas em comunicação e assuntos públicos em Espanha, Portugal, Bruxelas, América Latina e Estados Unidos. Acompanhados pelos melhores profissionais em criatividade e com toda a potencialidade dos desenvolvimentos da IA da LLYC, o nosso compromisso é ajudar os nossos clientes a tomar decisões conscientes e audazes num contexto cada vez mais desafiante, em que a incerteza veio para ficar”, afirma a nova CEO global de assuntos corporativos.

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‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo

“O mercado de bens de luxo perdeu cerca de 50 milhões de consumidores nos últimos dois anos. Isto é um sinal de que as marcas precisam de reajustar as suas propostas de valor”, refere Clara Albuquerque, sócia da Bain & Company

Os ‘outlets’ já superam o retalho tradicional nas vendas de produtos de luxo, afirma um estudo internacional da consultora Bain & Company, realizado em parceria com a associação de marcas de luxo italiana Altagamma.

A base global de clientes de luxo está a encolher, face à contínua incerteza económica, ao aumento de preços e ao declínio na lealdade dos clientes às marcas, particularmente entre as gerações mais jovens, refere a Bain em comunicado de imprensa.

“Numa altura em que as lojas retalhistas de luxo estão a verificar uma queda acentuada do tráfego de visitantes, o canal de ‘outlet’ está a ter um desempenho superior, impulsionado pela busca dos consumidores por compras de valor. O canal está a ganhar popularidade como uma entrada preferida no mercado”, aponta o estudo.

À beira da primeira desaceleração desde a grande recessão de 2009, o mercado de bens pessoais de luxo deverá desvalorizar 2% em comparação com o ano passado. Ainda assim, deverá registar vendas a rondar os €1,5 mil milhões em 2024. “Este mercado permanece relativamente estável face a 2023, com uma taxa de crescimento anual estimada entre -1% e 1%”, revela o documento.

As áreas de crescimento identificadas no segmento do luxo são a hospitalidade e a gastronomia, apesar de a redução da procura por parte da geração Z, a menos leal às marcas, se estar a acentuar. “O mercado de bens de luxo perdeu cerca de 50 milhões de consumidores nos últimos dois anos, por opção ou por terem sido forçados a deixar de consumir estes bens. Isto é um sinal de que as marcas precisam de reajustar as suas propostas de valor”, refere Clara Albuquerque, sócia da Bain & Company, citada em comunicado de imprensa.

De acordo com o estudo, as experiências de luxo continuam a manter-se em alta, à medida que os consumidores transferem os gastos para experiências de viagem e eventos sociais, favorecendo tratamentos pessoais e bem-estar, em detrimento de bens tangíveis. A cosmética e o ‘eyewear’ são as exceções à regra.

“Os produtos de beleza, particularmente as fragrâncias, continuam a ter um bom desempenho, numa altura em que os consumidores gravitam em direção a pequenas indulgências. O mercado ótico também está a viver um momentum positivo, com os consumidores atraídos pela crescente criatividade das marcas e por marcas especializadas de alta qualidade”, salienta o estudo.

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Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares

A Google utiliza os dados que obtém através do Chrome para direcionar os utilizadores para anúncios publicitários, que geram a maioria das receitas da empresa

O navegador de internet Chrome, da Google, pode ser vendido por até 20 mil milhões de dólares (€18,9 mil milhões) se Amit Mehta, juiz federal do distrito de Colúmbia, aceitar a proposta do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de vender o navegador da Google, noticia a Bloomberg.

A situação surge no seguimento do juiz responsável pelo caso ter determinado, em agosto, que a Google violou as leis da concorrência ao construir um império de pesquisa na internet.

Na eventualidade de a venda se concretizar, a Google pode reeceber “pelo menos entre 15 a 20 mil milhões de dólares (€14,2 a €18,9 mil milhões), dado que tem mais de três mil milhões de utilizadores ativos mensais”, segundo avança Mandeep Singh, analista da Bloomberg Intelligence.

Deter o navegador de internet mais popular do mundo é fundamental para o domínio da publicidade da Google, devido ao facto de a empresa liderada por Sundar Pichai ter a capacidade de ver a atividade dos utilizadores registados e utilizar esses dados para direcioná-los mais eficazmente para anúncios publicitários, que são a principal fonte de rendimento da empresa.

A Google também tem utilizado o Chrome para encaminhar os utilizadores para o ‘chatbot’ Gemini. As autoridades da concorrência norte-americanas, juntamente com os estados norte-americanos que se juntaram ao processo, recomendam também, a 20 de novembro, que o juiz imponha à Google condições para o licenciamento de dados e restrições a nível do uso da inteligência artificial (IA), de acordo com a Bloomberg.

Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de assuntos regulatórios da Google, afirma que o Departamento de Justiça “continua a promover uma agenda radical que vai muito além das questões legais do processo”, acrescentando que “o facto de o governo impor a sua posição desta forma vai prejudicar os consumidores, os programadores e a liderança tecnológica americana precisamente no momento em que é mais necessária”.

As propostas apresentadas têm o potencial de transformar o mercado da pesquisa e o setor da IA a nível mundial. O processo é a tentativa mais ambiciosa por parte do Governo norte-americano de regular uma empresa de tecnologia desde que Washington tentou, sem sucesso, dividir a Microsoft de Bill Gates em 1998.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)

Com criatividade da BBDO Portugal, produção da Blanche Films e planeamento de meios da Initiative, o spot (na foto) foi realizado por Pedro Varela. Além da televisão e da rádio, a campanha é divulgada em digital e nos supermercados Pingo Doce

O bolo-rei da Versailles, que este an0 está à venda no Pingo Doce, é a estrela do anúncio de Natal da cadeia de grande distribuição da Jerónimo Martins.

Com criatividade da BBDO Portugal, produção da Blanche Films e planeamento de meios da Initiative Media, o filme publicitário, realizado por Pedro Varela, mostra um avô numa aldeia a recordar o período em que vivia em Lisboa e celebrava o Natal com um bolo-rei da Versailles. O septuagenário é surpreendido pela neta, que o informa que já não precisa de ir à capital para se voltar a deliciar com o bolo-rei da Versailles.

Além da televisão e da rádio, a campanha está a ser divulgada em digital e nos supermercados do retalhista. O filme terá declinações ao longo das próximas semanas, divulgando a oferta de produtos que o Pingo Doce tem para esta época.

“Esta campanha tem como protagonista o bolo-rei, criado em parceria com a Versailles, mas possui a elasticidade para conseguir abranger outros produtos tradicionais da época, como o bacalhau, o peru ou as iguarias de Natal da nossa marca. Acima de tudo, queremos reforçar que somos o supermercado de proximidade e que as famílias podem confiar em nós para encontrarem tudo o que necessitam para esta altura do ano, com produtos de qualidade e as melhores oportunidades de poupança”, explica Luís Lobato Almeida, diretor de marca do Pingo Doce, citado em comunicado de imprensa.

A edição especial do bolo-rei da Versailles está à venda, em exclusivo, nas lojas Pingo Doce desde dia 17. “Quando surgiu esta ideia de o criarmos em conjunto, fez-nos todo o sentido porque, desta forma, conseguimos levar um pouco da nossa história e da pastelaria tradicional a todo o país, em parceria com uma marca que partilha dos mesmos valores que nós”, refere Sérgio Nunes, sócio-gerente da Versailles.

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Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz

A revista comemorativa em papel chega às bancas a 29 de novembro. O banco patrocina ainda o disco eleito como o melhor da música portuguesa dos últimos 40 anos, o ‘Viagens’ de Pedro Abrunhosa

O Novo Banco está a patrocinar a edição especial da Blitz nos 40 anos da revista portuguesa sobre música, reforçando a aposta e o posicionamento do banco no setor da música.

No âmbito da parceria, o Novo Banco patrocina o disco que foi eleito como o melhor da música portuguesa dos últimos 40 anos, o ‘Viagens’. O disco de Pedro Abrunhosa, de 1994, é destacado na edição comemorativa, marcando também presença na grande festa da Blitz, a 12 de dezembro, no Meo Arena, em Lisboa.

Para além de recuperar grandes momentos do jornal que em 2006 assume o formato de revista mensal, e do site ao longo destas quatro décadas, a edição especial delineada por Miguel Cadete, diretor da Blitz, coloca em destaque os 40 melhores discos de música portuguesa, publicados entre 1984 e 2023.

Fundado em novembro de 1984 pelos jornalistas Manuel Falcão (primeiro diretor), Rui Monteiro, Cândida Teresa (diretora gráfica até ao final de 1999) e por João Afonso de Almeida (até 1985), o Blitz foi o primeiro jornal nacional dedicado à atualidade musical. A revista de colecionador chega às bancas a 29 de novembro, em formato de papel.

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