The New York Times cria equipa para ajudar marcas a usar dados na segmentação de campanhas
Fornecer aos anunciantes e marketeers ferramentas que lhes permitam fazer uso dos dados para desenvolverem campanhas com targeting mais apurado é o objectivo de uma nova equipa criada pelo jornal norte-americano The New York Times.
Pedro Durães
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Fornecer aos anunciantes e marketeers ferramentas que lhes permitam fazer uso dos dados para desenvolverem campanhas com targeting mais apurado é o objectivo de uma nova equipa criada pelo jornal norte-americano The New York Times. “Os marketeers sentem-se inundados pela data mas não encontraram ainda a melhor forma de lidarem com todos esses dados”, afirma Allison Murphy, vice-presidente de inovação publicitária da New York Times Company. Com a intenção de ajudar as marcas a fazerem esse caminho, o título criou a equipa nytDEMO, que ficará responsável por fornecer dados aos marketeers ao mesmo tempo que adaptará ferramentas de várias áreas, que vão da data science ao design, passando pela publicidade e tecnologia, no sentido de permitir aos anunciantes melhorar a segmentação das suas campanhas.
A nova equipa desenvolveu já duas iniciativas nesta área, o Project Feels e o Readerscope. A primeira permite fazer um tipo de targeting que optimiza os investimentos das marcas ao colocar os anúncios associados a artigos com elevado impacto junto dos leitores. Já o Readerscope é uma ferramenta que nasce a partir dos esforços que o The New York Times tem levado a cabo para captar novos leitores e assinantes fora do mercado norte-americano, tendo a equipa adaptado as ferramentas existentes para esse efeito, que permitem perceber quais os temas e artigos que os leitores em diferentes países têm mais interesse bem como os tópicos que cativam cada tipo de leitor, de modo a que possam fornecer alguns desses dados também aos marketeers para a realização de campanhas com segmentação mais precisa.