Eurovisão em Portugal pode fazer crescer em 20 pontos percentuais a audiência do festival entre os portugueses
Mais de dois terços dos portugueses afirmam ter intenção de assistir à edição deste ano do Festival da Eurovisão, o que representa um potencial aumento de cerca de 20 pontos percentuais comparativamente aos 48,6% que habitualmente o fazem.
Pedro Durães
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Mais de dois terços dos portugueses afirmam ter intenção de assistir à edição deste ano do Festival da Eurovisão, o que representa um potencial aumento de cerca de 20 pontos percentuais comparativamente aos 48,6% que habitualmente o fazem. A previsão é feita pelo IPAM num estudo que pretende aferir sobre o impacto financeiro e reputacional do festival para o país e onde se conclui que a “maioria dos portugueses considera que evento terá impacto em Portugal tanto no reconhecimento da capacidade do país para organizar grandes eventos como na notoriedade e no aumento de receitas directas e indirectas”.
Para 69% dos inquiridos a vitória do ano passado serve como motivação para assistir enquanto para 66% dos portugueses a realização do festival pela primeira vez em Portugal é o verdadeiro motivo para assistir ao festival, cuja transmissão em directo será assegurada pela RTP. O estudo do IPAM caracterizou ainda o perfil do português que assiste habitualmente ao festival, dando conta de que o evento é acompanhado maioritariamente através da televisão (98,9%), em família (76,7%) ou com amigos (11,1%), sendo que, dos que acompanham habitualmente esta iniciativa, apenas 6% indica que costuma participar no processo de votação através da via telefónica.