Audiências da fase de grupos do Mundial 2018 abaixo das do Euro 2016 e Mundial 2014
No dia 14 de Junho deu-se início a mais um Mundial de Futebol. Este ano, a Rússia acolheu as 32 Selecções que chegaram determinadas a retirar o título à Alemanha, […]
Meios & Publicidade
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
No dia 14 de Junho deu-se início a mais um Mundial de Futebol. Este ano, a Rússia acolheu as 32 Selecções que chegaram determinadas a retirar o título à Alemanha, actual campeã do mundo. O jogo de abertura decorreu no dia 14, entre a Rússia x Arábia Saudita. A goleada infligida pela equipa da casa à Arábia Saudita (5-0) foi vista, em média, por 506 mil telespectadores. Desde então, já foram disputados 48 jogos durante a fase de grupos e a tendência em termos de audiência é notória entre as audiências dos jogos da Selecção Nacional vs. as restantes equipas. Ainda assim, e em termos de audiência média, as audiências dos jogos de Portugal diminuíram ligeiramente comparativamente às últimas grandes competições internacionais de futebol. Neste Mundial, cerca de 2,7 milhões de portugueses tem acompanhado o percurso da Selecção Nacional, quando no Euro 2016, foram perto de 2,8 milhões os que viram os três empates que qualificaram Portugal para a fase seguinte e 2,9 viram a precoce eliminação de Portugal na Fase de Grupos no Mundial de 2014.
Esta tendência é também verificada na audiência dos jogos em que não participa a equipa das Quinas. No Mundial 2014, a audiência média dos jogos em que não participou Portugal era de 1,2 milhões de telespectadores. Já em 2018, a audiência média não ultrapassou os 661 mil. Uma justificação possível para estes resultados passa pelo horário de transmissão de muitos jogos desta competição, uma vez que vários encontros da Fase de Grupos tiveram início às 13, 15 e 16 horas, não sendo favorável à sua visualização no lar.
Jogos de Portugal lideram ranking de audiências
O jogo entre Irão x Portugal, transmitido na RTP1, e que confirmou a passagem da Equipa das Quinas à fase seguinte do Mundial, foi a partida do Mundial 2018 mais vista até ao momento, registando uma audiência média de 3,1 milhões de telespectadores. O jogo de estreia de Portugal x Espanha foi transmitido também pela RTP1 e alcançou uma audiência média de 2,8 milhões de telespectadores. A fechar o Top 3 de programas mais vistos está o segundo jogo da Selecção Nacional frente a Marrocos, transmitido pela SIC. Embora a hora da transmissão deste jogo não tinha sido favorável para o visionamento no lar, este acabou por ser o terceiro jogo mais visto pelos telespectadores (audiência média de 2,2 milhões de telespectadores), tendo sido o encontro com o maior share da competição (76%). De destacar a presença de dois jogos das equipas de Inglaterra e da Sérvia no top 10 dos mais vistos.
A liderar a tabela entre os jogos transmitidos pelo canal de subscrição Sport TV1 está o encontro Brasil x Suíça, que registou uma audiência média de 131 mil telespectadores, correspondendo um share de 4.5%, seguindo-se a partida entre o Irão x Espanha (audiência média de 113 mil) e Argentina x Croácia (audiência média de 92 mil).
RTP1 e SIC aumentam share
A RTP1 e a SIC dividiram a transmissão dos jogos da Fase de Grupos do Mundial 2018 em sinal aberto. A RTP1 transmitiu no total desta primeira fase 18 jogos e a estação de Carnaxide 7. Ambos os canais verificaram um aumento no seu share, beneficiando da transmissão dos jogos da fase de grupos. Desde o início da competição até ao fim da fase de grupos (de 14 a 28 de Junho) a RTP1 viu o seu share crescer +2.2 pontos percentuais face à média do mês de maio, totalizando um acumulado de 16.8%, enquanto a SIC apenas aumentou +0.5 pontos percentuais, observando um total de 18.7%.
No evolutivo do share no período do Mundial, é visível o impacto nas audiências nos dias em que Portugal joga, com os canais que transmitiram os jogos a aumentarem o seu share, liderando as audiências desse dia. Foram de resto estes os únicos dias em que a SIC e a RTP1 conseguiram ultrapassar a TVI na liderança em FTA, excepção feita ao dia 27 de Junho, em que a SIC também liderou neste indicador em virtude da transmissão do jogo Sérvia x Brasil, sendo o programa com o maior share do dia.
Fonte: Initiative