Edifício do MAAT vai inspirar colecção de joalharia de designers nacionais
Uma colecção exclusiva inspirada no edifício do MAAT será o culminar de um projecto de promoção da joalharia portuguesa que arranca com uma exposição de sete designers na loja do museu.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria campanha para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Uma colecção exclusiva inspirada no edifício do MAAT será o culminar de um projecto de promoção da joalharia portuguesa que arranca com uma exposição de sete designers na loja do museu. Portuguese Jewellery X MAAT é um projecto que resulta de uma parceria entre o museu e a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) “para dar a conhecer sete jovens criadores que representam a nova joalharia portuguesa”. São eles Joana Santos, Vangloria, Ana Pina, Kathia Bucho, Mater Jewellery Tales, Romeu Bettencourt e Dalila Gomes, que, de forma rotativa, serão as sete marcas de autor à venda individualmente, pelo período de dois meses, na loja do MAAT, juntando-se às duas marcas residentes, Maria Avillez e Leonor Silva.
“A joalharia portuguesa ganhou novos protagonistas. Provenientes de áreas muito diversas, como arquitectura, arte, design e até marketing e publicidade, trazem à joalharia portuguesa novas ferramentas e matérias-primas, não só de forma literal, porque gostam de experimentar novos materiais, mas sobretudo a nível de conceitos e abordagens influenciados pela sua formação, experiência e assinatura pessoal”, refere Fátima Santos, secretária-geral da AORP. A responsável explica que “esta parceria com o MAAT tem uma dupla missão: por um lado, dar palco aos novos designers, que têm aqui uma montra para o mundo, mas também criar um desafio colectivo que mostre como a joalharia portuguesa é neste momento muito versátil e multifacetada, com propostas para todos os gostos, como tanto preconizamos na nossa campanha internacional Portuguese Jewellery À La Carte”.
Com esse objectivo, o projecto resultará na criação de uma colecção exclusiva inspirada no edifício do MAAT, assinado pela arquitecta britânica Amanda Levete. Recorde-se que, em 2017, a AORP associou-se também ao Museu de Serralves, no Porto, com a criação de uma colceção exclusiva inspirada na arquitectura do museu e Casa de Serralves, que uniu seis marcas e esteve em exposição e à venda durante um ano na loja do museu.