Activação no ISCTE considerada racista
O ciclo de conferência Marketing Journeys, organizado pelo Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ficou marcado pela activação promovida pela empresa Smash it Room. […]
Rui Oliveira Marques
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
O ciclo de conferência Marketing Journeys, organizado pelo Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ficou marcado pela activação promovida pela empresa Smash it Room. Após críticas de que podia ser considerada racista, a activação foi suspensa.
A Smash it Room tinha colocado no ISCTE um boneco de cor branca com a inscrição “hit me now” (bate-me agora), para que as pessoas pudessem aliviar o stress com um bastão, batendo no boneco. Ao longo da iniciativa, o boneco foi ficando com uma cor escura.
Nas redes sociais começaram a circular fotos do boneco já com a cor escura, criticando a activação por poder ser considerada racista. Foi também apontado que a activação podia estar a promover ofensas à integridade física, transmitindo a ideia de que o stress deve ser aliviado sob a forma de violência dirigida a outras pessoas.
As conferências Marketing Journeys decorreram esta segunda e terça-feira no ISCTE. No final do encontro, o director da licenciatura de Gestão de Marketing do ISCTE, José Pedro Dionísio, dirigiu-se aos estudantes para explicar que “a animação tinha a ver com o bater no boneco. Naturalmente que não nos revemos em situações de violência contra pessoas. Relativamente a esta situação ser interpretada desta maneira, isso não está de acordo com os valores do ISCTE”, disse, citado pelo Jornal de Notícias, acrescentando que, “ainda por cima, deu-se o facto de o boneco à medida que ia levando pancadas ia mudando de cor e por isso estava com uma face maioritariamente negra”.
A Smash It Room nasceu no ano passado em Lisboa como um espaço para aliviar o stress através da destruição de objectos. Promove ainda iniciativas de team building.