DECO diz que Mercadona está “muito longe de revolucionar ao nível dos preços”
Numa comparação de preços das compras para o jantar da consoada e almoço de Natal, a DECO conclui que a Mercadona está ainda “muito longe de revolucionar ao nível dos […]

Meios & Publicidade
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
Numa comparação de preços das compras para o jantar da consoada e almoço de Natal, a DECO conclui que a Mercadona está ainda “muito longe de revolucionar ao nível dos preços”.
A associação para a defesa do consumidor analisou os preços da cadeia e da concorrência, posicionada na zona envolvente das quatro novas lojas Mercadona, num total de 46 lojas analisadas em Barcelos, Maia, Gondomar e Porto.
A maior disparidade de preços foi detectada no Porto, onde a diferença de preços do cabaz de Natal chega aos 29%, entre a Mercadona e o concorrente mais barato na zona – o supermercado Supercor, do El Corte Inglés. Segue-se a Maia, onde a diferença máxima foi de 21%, em relação à cadeia Spar.
Em Gondomar, a cadeia espanhola apresenta a menor diferença de preços estando, ainda assim, 18% acima de “duas lojas” da concorrência.
Este é o segundo estudo que a DECO realiza para comparação de preços do mais recente grande operador de retalho a entrar no mercado português. O primeiro foi efectuado em Julho.
Desta vez, o estudo envolveu as lojas Aldi, Auchan, Continente, Continente Modelo, Coviran, El Corte Inglés, E.Leclerc, Froiz, Intermarché, Intermarché Super, Lidl, Mercadona, Minipreço, Minipreço Family, Pingo Doce, Spar e Supercor, localizadas num raio até 15 quilómetros das novas lojas Mercadona. As visitas decorreram entre 28 de Novembro e 4 de Dezembro.
O cabaz de Natal da DECO foi composto por 41 produtos, 14 de marca própria e 27 de marcas de fabricante, tendo em conta um sortido de produtos necessário para preparar o jantar da consoada de dia 24 de Dezembro e almoço do dia seguinte, como bacalhau, polvo, peru, fruta, bolo rei, refrigerantes e vinho, entre outros.