Google cria fundo de emergência para os media
O Google anunciou esta quarta-feira a criação de um fundo de emergência com o objectivo de apoiar meios de comunicação social em todo o mundo cuja operação esteja a ser afectada pela pandemia covid-19.

Pedro Durães
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
O Google anunciou esta quarta-feira a criação de um fundo de emergência com o objectivo de apoiar meios de comunicação social em todo o mundo cuja operação esteja a ser afectada pela pandemia covid-19. O projecto, que irá abranger o mercado português e é lançado no âmbito do programa Google News Initiative, promete apoio financeiro a milhares de empresas de media a nível global, dando prioridade a pequenas e médias empresas jornalísticas focadas no desenvolvimento de conteúdos originais direccionados a comunidades regionais e locais durante este período de crise.
O gigante digital não adianta, no entanto, qual o montante que será disponibilizado no âmbito deste fundo de emergência, referindo apenas serão atribuídos “alguns milhares de euros a pequenas redacções e dezenas de milhares de euros para empresas de media de maior dimensão”. Não foi indicado igualmente um número máximo de empresas de media que poderão receber o apoio por região ou país. As candidaturas poderão ser submetidas no site do projecto até ao próximo dia 30 de Abril.
Recorde-se que, na última semana, também o Facebook anunciou um fundo de três milhões de dólares para apoiar meios de comunicação local durante a pandemia covid-19 através de uma parceria entre o Facebook Journalism Project e o European Journalism Centre.