Comissão Europeia abre investigação ao Facebook Marketplace
A Comissão Europeia abriu esta sexta-feira uma investigação formal, com carácter prioritário, Facebook por alegado abuso de posição dominante no mercado dos anúncios classificados online, por uso indevido de dados […]

Meios & Publicidade
GBT Clinic by Hugo Madeira dá cor a pontos icónicos de Lisboa
Zurich Portugal anuncia Patrícia Sampaio como nova embaixadora
Oracle e investidores norte-americanos juntam-se para comprar TikTok nos Estados Unidos
ConsumerChoice nomeia nova diretora-geral e reestrutura equipa
TVI e CNN promovem conferência internacional sobre influenciadores digitais
CGD é a terceira marca bancária que mais valoriza
Aron Piper é o novo embaixador da YSL Beauty em Portugal e Espanha
Ana Elisa Seixas assume marketing da New Balance na MEAI
Redes sociais são o canal de venda que mais cresce no Reino Unido
VML Branding cria identidade visual do UEFA Euro 2028
A Comissão Europeia abriu esta sexta-feira uma investigação formal, com carácter prioritário, Facebook por alegado abuso de posição dominante no mercado dos anúncios classificados online, por uso indevido de dados de anunciantes.
“A investigação formal irá avaliar se o Facebook liga o seu serviço de anúncios classificados online, o Facebook Marketplace, à sua rede social, em violação das regras de concorrência da UE”, acrescenta a Comissão Europeia, citada pela Lusa. O Facebook Marketplace permite comprar e vender bens tanto de particulares como de empresas.
“A Comissão teme que a plataforma possa distorcer a concorrência para os serviços de anúncios classificados online”, desde logo por “fazer uso dos dados obtidos de fornecedores concorrentes no contexto da sua publicidade na rede social do Facebook, para ajudar o Facebook Marketplace a ultrapassá-los”. Caso as suspeitas de Bruxelas se comprovem, a instituição poderá avançar com uma pesada multa por violação das regras concorrenciais da UE e por abuso de posição dominante, destaca a Lusa.