Google abre candidaturas para academia de IA destinada a pequenas redacções
A Academia de IA, resultado de uma parceria entre a Google News Initiative e a Polis, think thank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, tem 20 vagas para profissionais de media de pequenas redacções.
Pedro Durães
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
A Academia de IA, resultado de uma parceria entre a Google News Initiative e a Polis, think thank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, tem 20 vagas para profissionais de media de pequenas redacções. O objectivo passa por fornecer a jornalistas e programadores de redacções de pequenas dimensões na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) competências técnicas sobre “como usar a IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente através da automatização das tarefas repetitivas, como a transcrição de entrevistas ou pesquisa de imagens”, bem como “optimizar os processos de redacção obtendo insights sobre qual o conteúdo que está a produzir maior envolvimento com a audiência”.
“As redacções de todo o mundo temem que o acesso à tecnologia de IA seja desigual, com os grandes publishers, provavelmente, a beneficiarem ao máximo da inteligência artificial, enquanto que as organizações de notícias de menor dimensão são potencialmente deixadas para trás”, justifica o Google em comunicado sobre o lançamento da Academia de IA. Trata-se de um programa online gratuito de seis semanas, que será leccionado por jornalistas e investigadores da indústria a trabalhar na intersecção do jornalismo com a inteligência artificial, tendo início no próximo mês de Setembro de 2021, sendo um projecto piloto que o gigante online pretende alargar a outras regiões do globo em 2022 como parte do JournalismAI, parceria entre a GNI e a Polis para desenvolver a literacia em IA nas redacções de todo o mundo.
No âmbito do programa, “os participantes terão a oportunidade de criar planos de acção para orientar o desenvolvimento de projectos de IA nas suas organizações de notícias”, acrescenta a empresa, antecipando que “o JournalismAI irá partilhar estes planos de forma aberta para ajudar publishers de todo o mundo”. As candidaturas até ao próximo dia 1 de Agosto.