Google abre candidaturas para academia de IA destinada a pequenas redacções
A Academia de IA, resultado de uma parceria entre a Google News Initiative e a Polis, think thank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, tem 20 vagas para profissionais de media de pequenas redacções.

Pedro Durães
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A Academia de IA, resultado de uma parceria entre a Google News Initiative e a Polis, think thank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, tem 20 vagas para profissionais de media de pequenas redacções. O objectivo passa por fornecer a jornalistas e programadores de redacções de pequenas dimensões na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) competências técnicas sobre “como usar a IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente através da automatização das tarefas repetitivas, como a transcrição de entrevistas ou pesquisa de imagens”, bem como “optimizar os processos de redacção obtendo insights sobre qual o conteúdo que está a produzir maior envolvimento com a audiência”.
“As redacções de todo o mundo temem que o acesso à tecnologia de IA seja desigual, com os grandes publishers, provavelmente, a beneficiarem ao máximo da inteligência artificial, enquanto que as organizações de notícias de menor dimensão são potencialmente deixadas para trás”, justifica o Google em comunicado sobre o lançamento da Academia de IA. Trata-se de um programa online gratuito de seis semanas, que será leccionado por jornalistas e investigadores da indústria a trabalhar na intersecção do jornalismo com a inteligência artificial, tendo início no próximo mês de Setembro de 2021, sendo um projecto piloto que o gigante online pretende alargar a outras regiões do globo em 2022 como parte do JournalismAI, parceria entre a GNI e a Polis para desenvolver a literacia em IA nas redacções de todo o mundo.
No âmbito do programa, “os participantes terão a oportunidade de criar planos de acção para orientar o desenvolvimento de projectos de IA nas suas organizações de notícias”, acrescenta a empresa, antecipando que “o JournalismAI irá partilhar estes planos de forma aberta para ajudar publishers de todo o mundo”. As candidaturas até ao próximo dia 1 de Agosto.