Google abre candidaturas para academia de IA destinada a pequenas redacções
A Academia de IA, resultado de uma parceria entre a Google News Initiative e a Polis, think thank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, tem 20 vagas para profissionais de media de pequenas redacções.
Pedro Durães
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
A Academia de IA, resultado de uma parceria entre a Google News Initiative e a Polis, think thank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, tem 20 vagas para profissionais de media de pequenas redacções. O objectivo passa por fornecer a jornalistas e programadores de redacções de pequenas dimensões na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA) competências técnicas sobre “como usar a IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente através da automatização das tarefas repetitivas, como a transcrição de entrevistas ou pesquisa de imagens”, bem como “optimizar os processos de redacção obtendo insights sobre qual o conteúdo que está a produzir maior envolvimento com a audiência”.
“As redacções de todo o mundo temem que o acesso à tecnologia de IA seja desigual, com os grandes publishers, provavelmente, a beneficiarem ao máximo da inteligência artificial, enquanto que as organizações de notícias de menor dimensão são potencialmente deixadas para trás”, justifica o Google em comunicado sobre o lançamento da Academia de IA. Trata-se de um programa online gratuito de seis semanas, que será leccionado por jornalistas e investigadores da indústria a trabalhar na intersecção do jornalismo com a inteligência artificial, tendo início no próximo mês de Setembro de 2021, sendo um projecto piloto que o gigante online pretende alargar a outras regiões do globo em 2022 como parte do JournalismAI, parceria entre a GNI e a Polis para desenvolver a literacia em IA nas redacções de todo o mundo.
No âmbito do programa, “os participantes terão a oportunidade de criar planos de acção para orientar o desenvolvimento de projectos de IA nas suas organizações de notícias”, acrescenta a empresa, antecipando que “o JournalismAI irá partilhar estes planos de forma aberta para ajudar publishers de todo o mundo”. As candidaturas até ao próximo dia 1 de Agosto.