Televisão pública da Ucrânia pede suspensão da Rússia da EBU e da Eurovisão
A televisão pública da Ucrânia, a UA:PBC, pediu formalmente à European Broadcast Union (EBU) que suspenda a Rússia, o que implicará a exclusão deste país do Eurovision Song Contest 2022. […]

Rui Oliveira Marques
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A televisão pública da Ucrânia, a UA:PBC, pediu formalmente à European Broadcast Union (EBU) que suspenda a Rússia, o que implicará a exclusão deste país do Eurovision Song Contest 2022.
Numa missiva assinada pelo presidente da UA:PBC, Mykola Chernotytsky argumenta que, na sequência da invasão da Ucrânia, os representantes russos não devem participar no festival europeu porque mina a base da competição, que quer promover o diálogo e a união entre os povos.
Os representantes ucranianos também acusam a estação pública russa de “contradizer a própria ideia de serviço público ao dar apoio informativo às atividades ilegais do Kremlin que ameaçam a paz na Europa e no mundo”. Desde o início das agressões militares à Ucrânia, que o operador público russo “tem sido o porta-voz do Kremlin e o principal instrumento da propaganda política financiada pela Rússia. Em vez de seguir os valores da EBU, estas emissoras espalham constante e sistematicamente desinformação, violam os padrões jornalísticos, espalham hostilidade e são um dos principais elementos da guerra de informação do governo russo contra a Ucrânia e o resto do mundo civilizado”, refere a carta de Mykola Chernotytsky dirigida aos representantes europeus das televisões públicas.
As semifinais da Eurovisão arrancam a 10 de maio, com a final agendada para 14 de maio (sábado), em Turim.