Turismo do Algarve lembra que “a natureza não tira férias” (com vídeos)
Sensibilizar os turistas para a manutenção de boas práticas ambientais mesmo em período de férias é o objetivo de uma nova campanha da Região de Turismo do Algarve (RTA) sob o claim “A Natureza não tira férias”.

Pedro Durães
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
Sensibilizar os turistas para a manutenção de boas práticas ambientais mesmo em período de férias é o objetivo de uma nova campanha da Região de Turismo do Algarve (RTA) sob o claim “A Natureza não tira férias”. A par da campanha multimeios, com criatividade da agência algarvia Comunica-me e que estará no ar até ao próximo mês de setembro, foi criado um microsite onde são apresentadas 12 dicas sobre comportamentos amigos do ambiente que devem ser adotados pelos turistas em férias, além de outras informações sobre a sustentabilidade no Algarve. As mesmas dicas serão divulgadas nos postos de turismo através de “ecoflyers”, folhetos impressos em papel de sementes, que pode ser plantado depois de lido.
“A necessidade de reforçar um sentimento coletivo de proteção da herança natural dos territórios e da riqueza da sua biodiversidade é vital. Só criando esta consciência, nos locais e em quem nos visita, podemos aspirar a manter o Algarve com uma oferta rica e atrativa”, justifica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, explicando que “a região depara-se com questões ambientalmente sensíveis que podem influir negativamente, ou até mesmo comprometer, a estratégia de desenvolvimento do destino”. “É por isso fundamental consciencializar e encorajar a população a contribuir ativamente, através das suas ações, para mitigar estas questões. O turismo, como pilar da economia da região, tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa consciência”, defende o mesmo responsável.
Outdoors, autocarros, anúncios de imprensa e na rede de postos de turismo da Região de Turismo do Algarve (RTA) são alguns dos meios escolhidos para passar a mensagem – em português, inglês e espanhol – mas o foco da campanha será o digital, com três spots de 20 segundos para as redes sociais, posts e stories patrocinados, além de anúncios e display em sites direcionados para o público-alvo: os turistas que visitam a região algarvia. “A Natureza não tira férias. Algarve, tempo de cuidar” assume-se como a call-to-action através do qual se pretende alertar os turistas para que “não relaxem no que à sustentabilidade diz respeito, pois é tempo de cuidar do planeta”.
Esta é a primeira campanha lançada no âmbito do projeto Adaptation with Knowledge, Climate Change, financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, cujo objetivo passa por “melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas, criando as bases de apoio necessárias à implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC-AMAL)”. Até ao final deste ano estão previstas mais duas campanhas, uma dirigida ao trade, também a cargo da RTA, e outra destinada aos residentes da região, que ficará à responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).