Joana Garoupa integra Omnicom Media Group como COO
Joana Garoupa, profissional que nos últimos anos liderou o marketing e comunicação da Galp, tendo sido até este ano diretora-geral da Fundação Galp, será, a partir desta quinta-feira, a nova chief operating officer do Omnicom Media Group Portugal.

Pedro Durães
A Padaria Portuguesa entra no takeaway e no catering
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Joana Garoupa, profissional que nos últimos anos liderou o marketing e comunicação da Galp, tendo sido até este ano diretora-geral da Fundação Galp, será, a partir desta quinta-feira, a nova chief operating officer do Omnicom Media Group Portugal. “O acompanhamento, monotorização e gestão das agências, unidades e empresas que integram o grupo, bem como o new business” serão algumas das áreas de desenvolvimento do negócio sobre as quais Joana Garoupa terá responsabilidades, assumindo funções como COO na equipa liderada por Luís Mergulhão, CEO do grupo no mercado português.
“Todos os dias, enfrentamos conjuntamente com as marcas e empresas de que somos parceiros, desafios fortes e por vezes mesmo surpreendentes, que importa vencer, e para os quais a inovação e foco nos objetivos traçados são fundamentais. As características, capacidades e experiências que Joana Garoupa traz vão ser um elemento crucial na contínua construção e redesenho da operação do Omnicom Media Group no nosso país”, afirma, citado em comunicado, o CEO da grupo que integra as agências de meios OMD e PHD, além das agências Fuse, OMG Performance, Annalect e Transact ou da consultora Trekkn.
“O grupo Omnicom tem uma credibilidade e um legado muito forte em Portugal e é uma honra sentir que posso contribuir para a sua evolução e crescimento. O que me move neste desafio é a possibilidade de, neste contexto, poder desafiar a indústria de media a reimaginar o seu papel na vida dos consumidores, e a partir daí, assegurar a construção de relações fortes com as marcas”, refere Joana Garoupa. “Acredito que estou no sítio certo para capitalizar a minha experiência no mercado português e internacional, aplicar o que de melhor se faz no Omnicom Media Group no mundo e ajudar os anunciantes a fazerem o ‘connect the dots’ das diferentes vertentes que são essenciais hoje em qualquer operação de marketing holístico do atual mundo data-driven”, conclui a nova COO.
O percurso profissional de Joana Garoupa começa nas áreas da publicidade e das relações públicas, com passagens pelas agências Emirec, McCann, Guerreiro DDB e Publicis. Seguir-se-ia a SonaeCom, tendo trabalhado depois no marketing e comunicação da Siemens e mais tarde na Galp. Após cerca de quatro anos como diretora de marketing e comunicação da energética, cargo que assumiu em novembro de 2017, cessa funções no final de 2021, deixando a empresa em definitivo já este ano, então como diretora-geral da Fundação Galp. Também este ano lançou o livro “Manual de sobrevivência para o mundo corporativo”.