O metaverso do futebol no filme da Nike para o Mundial (com vídeo)
São quatro minutos de filme onde o passado, presente e futuro do futebol se encontram numa espécie de metaverso do desporto-rei.
Pedro Durães
INCM abre concurso para criação da imagem do novo passaporte
Milk&Black comunica prémios Play
CES 2025: IA e a redefinição do futuro do marketing
Garnier e Mixa entregam comunicação ibérica à Pin Up Comunicación
Anteprojeto em discussão autoriza RTP a lançar e encerrar canais
EasyJet contrata FCB Lisboa para potenciar negócio
Marketers e anunciantes preparam-se para proibição do TikTok
Colaboradores do Discovery Hotel Management protagonizam campanha de recrutamento (com vídeo)
Criatividade e IA estão no centro do Boost 2025 sobre marketing de turismo
IA beneficia negócios mas leva ao esgotamento, alerta investigação
São quatro minutos de filme onde o passado, presente e futuro do futebol se encontram numa espécie de metaverso do desporto-rei. Footballverse, cujo conceito parte das discussões sobre quais são os melhores jogadores quando está em causa a comparação entre atletas de diferentes gerações, é a aposta da Nike para para o campeonato do mundo que arranca no próximo fim-de-semana, no Catar. Através da campanha, a marca norte-americana pretende também celebrar o facto de ter duplicado o número de equipas em prova com o emblema Nike no equipamento.
Qual a melhor versão de Ronaldo, a de 1998 ou a de 2002? E Kylian Mbappé, será melhor do que o Ronaldinho de 2006? Estas são algumas das discussões que levam, no filme criado pela Wieden + Kennedy Portland para a Nike, dois cientistas num laboratório suiço a desenvolver uma espécie de metaverso futebolístico para colocar frente-a-frente jogadores que nunca se cruzaram dentro das quatro linhas. Cristiano Ronaldo e o filho mais velho, Cristianinho, Ronaldo, Ronaldinho, Kevin De Bruyne, Phil Foden, Virgil van Dijk, Sam Kerr, Alex Morgan ou Carli Lloyd são alguns dos atletas convocados para uma “experiência” criada com o objetivo de encontrar a fórmula para decidir qual a melhor geração e o melhor jogador de sempre.
O anúncio, explica a marca, “exemplifica a crença de longa data da Nike de que o futuro do futebol tem um potencial infinito e encoraja uma nova geração de jogadores de futebol a provar isso”, tendo para isso convocado os filhos de Cristiano Ronaldo (Cristianinho) e de Patrick Kluivert (Shane Kluivert).