José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI
TVI assinala 30 anos com regresso do Jornal Nacional e entrada no metaverso
As três décadas da TVI, assinaladas esta segunda-feira, foram o momento escolhido para duas novas apostas da estação de Queluz, uma em antena e outra no digital.
Pedro Durães
Natal no M&P com notícias diárias no site
Milka promove Calendário do Advento digital e interativo
Media britânicos recusam uso de obras protegidas por empresas de IA
Joana Santos Silva é a nova CEO do ISEG Executive Education
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Temu cresce em mercados ocidentais e enfrenta desafio da rentabilidade
Rádio Comercial mantém liderança
Bloom lança concurso no TikTok para escolher influenciadoras digitais
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível
As três décadas da TVI, assinaladas esta segunda-feira, foram o momento escolhido para duas novas apostas da estação de Queluz, uma em antena e outra no digital. O Jornal das 8 cede lugar no principal bloco informativo da estação ao Jornal Nacional, que regressa à antena depois de ter sido uma das pelas estratégicas no relançamento da TVI há mais de duas décadas, com apresentação a cargo de Manuela Moura Guedes. Agora, volta a ser uma das apostas do canal mas com duas duplas de pivots que irão alternar na condução do formato: Sara Pinto com José Alberto Carvalho e Sandra Felgueiras com Pedro Benevides.
“Não vamos relançar o Jornal Nacional por uma questão de saudosismo. O Jornal Nacional representa, sobretudo, um espírito. Um espírito de intervenção, de atenção, de acutilância, de inconformismo”, justificou José Eduardo Moniz no início do mês, no decorrer de uma participação no programa Esta Manhã, onde apontou serem essas as características que “queremos que a nossa informação traduza e que a nossa estação, no seu conjunto, reflita”. “Queremos esse espírito totalmente de volta, desde a manhã até à noite”, traçou o diretor geral da estação.
A par da renovação do principal formato de informação, a TVI está a aproveitar as celebrações em torno do 30º aniversário, assinalado este domingo com uma gala, para avançar com diversas iniciativas no quadrante digital. A principal será a entrada da estação no metaverso, acompanhada da criação de coleções digitais associadas a momentos marcantes da história do canal privado.
“No sentido de aproximar o público da nossa marca, dos seus programas e dos seus rostos, a TVI irá lançar um conjunto de experiências no metaverso e também um conjunto de coleções que celebram os grandes momentos e que os fãs ajudaram a decidir são os mais marcantes dos 30 anos”, explicava recentemente, numa publicação do grupo, Ricardo Tomé, diretor coordenador da Media Capital Digital, sublinhando que “estas coleções permitirão acesso a benefícios e experiências únicas, quer no mundo digital ou físico”.
Sobre a entrada no universo virtual, o responsável antecipava que “a presença da TVI no metaverso visa criar um espaço para a interação do seu público com eventos da TVI mas também as caras bem conhecidas do universo televisivo”. Este espaço, adiantava Ricardo Tomé, foi desenvolvido em parceria com a agência Judas e conta com três salas, cada uma dedicada a “uma década da vida da TVI e do nosso país, dos rostos e dos programas com produção TVI e Plural e que foram sendo mais mencionados pelos internautas num conjunto de posts-sondagem que fizemos em novembro e dezembro de 2022, já dando a entender que esta presença na Web3 viria a caminho”. Além destas três salas, esta presença no metaverso contará ainda com um espaço para receber eventos surpresa.