Março vai ser o “mês do Granel” em Portugal pelas mãos do Zero Waste Lab e da Maria Granel
“Março, o mês do granel” chega a Portugal por iniciativa da Zero Waste Lab e da Maria Granel. O objetivo da campanha é sensibilizar os portugueses para a importância do […]

Sandra Xavier
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
“Março, o mês do granel” chega a Portugal por iniciativa da Zero Waste Lab e da Maria Granel. O objetivo da campanha é sensibilizar os portugueses para a importância do granel e apoiar todos os intervenientes do setor, desde retalhistas a fornecedores até aos consumidores.
“É urgente mobilizarmos os portugueses para o consumo a granel, pelo que, esse é o objetivo deste movimento: sensibilizar com a força individual e da comunidade. Durante um mês vamos celebrar o granel, unindo consumidores, distribuidores, ativistas e associações ambientalistas numa uma agenda nacional comum de iniciativas em lojas de bairro de venda a granel, artigos nos media, conversas e debates online, conteúdos digitais a ser disseminado por vários meios”, partilha Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação.
A iniciativa conta com o apoio da Comissão Europeia, Associação Zero e Deco e está a reunir uma rede de embaixadores que inclui ativistas e outras personalidades, que vão contribuir para que a mensagem chegue a uma audiência maior, através de conteúdos digitais partilhados nas suas redes sociais.
A agenda nacional, que vai ter uma série de diferentes eventos de norte a sul e ilhas em lojas de bairro de venda a granel, já está disponível para consulta na Peggada – projeto online que liga negócios sustentáveis do país a consumidores -, e também nas redes sociais da Liga-Ação.
A campanha culmina com um evento a 30 de março, dia em que as Nações Unidas assinalam, pela primeira vez, o Dia Internacional Lixo Zero, com um debate com representantes políticos e da sociedade civil e o lançamento de uma petição para a revisão e flexibilização da regulação do granel.
A plataforma “Liga-Ação- rumo ao desperdício zero” é um projeto de cidadania ativa financiado pelo EAA Grants, promovido pelo consórcio inicial da Zero Waste Lab, Circular Economy Portugal, Maria Granel e FOE Norway, que permitiu centralizar e sistematizar as ações do grupo de trabalho nacional do sector do granel, potenciando a co-criação desta campanha que pretende democratizar o granel.