Estudo GfK: Recordação pode aumentar até 71% com segmentação da publicidade endereçada em Pay TV
Os anúncios no Playce geram até mais 44% de recordação nos consumidores, a utilização da segmentação nos anúncios permite aumentar a recordação em mais de 70% e a eficácia da […]

Sandra Xavier
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
Os anúncios no Playce geram até mais 44% de recordação nos consumidores, a utilização da segmentação nos anúncios permite aumentar a recordação em mais de 70% e a eficácia da campanha em mais de 50%, e a taxa de recordação é mais do dobro nos consumidores com repetições da visualização de pre-rolls Playce.
Estas são as principais conclusões do estudo “Impacto da Publicidade Endereçada” elaborado pela GfK Metris e que “atestam a eficácia acrescida do Playce, a plataforma que permite aos anunciantes direcionar a publicidade em televisão consoante os diferentes tipos de público, através de um intervalo exclusivo no início da visualização de uma gravação nas boxes de Pay TV”.
O estudo analisou a campanha Regresso às Aulas do Continente, o anúncio do automóvel iX40 da BMW e a divulgação do patrocínio aos principais Clubes de Futebol da Betano.
Os resultados demonstram que a utilização de segmentação adequada numa campanha realizada no Playce gera até mais 71% de recordação nos consumidores comparativamente à publicidade genérica – quando não é utilizada qualquer segmentação-, e a intenção de compra sobre os produtos/serviços anunciados é superior em mais de 50%.
A pesquisa revela ainda que a taxa de recordação de quem viu um anúncio através da plataforma Playce – independentemente da segmentação ser utilizada-, é superior em 44% a quem não viu. O estudo conclui também que quanto maior for a frequência dos anúncios, mais elevada é a taxa de recordação: 46% dos espetadores recordam-se de um anúncio visto apenas uma vez, enquanto 63% se recorda de um que foi visto três ou mais vezes.
Segundo Francisca Azevedo, diretora executiva da GfK Metris, “As conclusões deste estudo permitem afirmar que as características de apresentação do anúncio (desencadeado pela ação do utilizador e exclusivo), o formato (non skippable) e a segmentação assertiva, tornam o Playce um meio de publicidade muitíssimo impactante e eficaz.”
O estudo foi realizado entre setembro e outubro de 2022, com uma amostra de 2.604 entrevistas a nível nacional e teve como principais objetivos medir o impacto da publicidade endereçada junto dos consumidores, nomeadamente o poder deste formato na atenção e recordação de campanhas publicitárias, assim como a eficiência da segmentação do anúncio na intenção de compra dos produtos/serviços publicitados.
Em termos de metodologia, foi feita uma análise comparativa dos resultados junto dos utilizadores das campanhas segmentadas e das campanhas genéricas, avaliando-se as diferenças nos níveis de brand awareness e ad recall (recordação da marca e do anúncio, na apresentação de stills sem marca e vídeo completo já com marca) e a intenção de compra nos anunciantes e produtos presentes nos anúncios.
O Playce permite, pela primeira vez em Portugal, a possibilidade aos anunciantes em televisão de selecionarem diretamente o público-alvo das campanhas publicitárias. De acordo com a GfK Metris, “os resultados do estudo reforçam a relevância de existir uma plataforma como o Playce no mercado publicitário nacional”.
Lançado em 2020, o Playce conta com um portfólio de 129 canais, mais de 1200 campanhas divulgadas até à data e mais de 300 marcas anunciadas. Registou um crescimento de 63% na exibição de publicidade nos lares portugueses, num total superior a 87 milhões de anúncios.