Grupo Nabeiro lidera ranking das empresas mais responsáveis em Portugal
O grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais responsável em Portugal, de acordo com o Merco, monitor de referência para a Ibero-América, que divulgou, esta quinta-feira, o ranking das […]
Sandra Xavier
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O grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais responsável em Portugal, de acordo com o Merco, monitor de referência para a Ibero-América, que divulgou, esta quinta-feira, o ranking das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG – Environmental, Social, Governance.
A Sonae surge em segundo lugar e a EDP em terceiro neste ranking, que avalia as empresas que, em 2022, cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança. A Ikea, a Jerónimo Martins, a Vodafone, o Lidl, a Galp, a Microsoft e a Google completam, por esta ordem, o top 10.
O setor de “drogaria e perfumaria” é o setor mais responsável no âmbito ambiental e a nível ético e de governança; o setor “bebidas” é o mais responsável a nível interno, com clientes e com a sociedade. As variáveis que recebem pior classificação dos inquiridos são “responsabilidade social” e “responsabilidade ambiental”.
Segundo José María San Segundo, CEO do Merco, “é de notar que, analisando a perceção dos consumidores sobre as empresas portuguesas, percebe-se que as duas variáveis com as classificações mais baixas são a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental. Este é um desafio para as empresas, que deverão estar conscientes de que, apesar dos grandes progressos alcançados, as expectativas dos consumidores estão mais avançadas do que os progressos reais realizados”.
Outra conclusão está relacionada com a avaliação que os consumidores portugueses fazem das empresas, quando comparados com os consumidores espanhóis. Sobre este ponto, José Maria Seguro afirma que “os consumidores portugueses classificam melhor as empresas que operam em Portugal do que os consumidores espanhóis classificam as suas. Serão os consumidores espanhóis mais críticos? Seja como for, esta é a realidade. Portanto, do ponto de vista dos consumidores, as empresas portuguesas pontuam melhor do que as empresas espanholas. Contudo, se fizermos a mesma comparação de acordo com as opiniões dos gestores, observamos o contrário: quando se trata de variáveis como a ética e boa governação, os gestores portugueses são mais críticos em relação às empresas portuguesas do que o são os gestores em Espanha. Em qualquer caso, se formos mais fundo na análise das perspetivas dos consumidores, existe uma boa avaliação da ética e da governação, uma avaliação intermédia da parte social e uma avaliação ligeiramente inferior da parte ambiental”.
O Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022 contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONG, 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo).
A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital) e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, feita por 19 empresas.
Estes rankings são resultado de 5 avaliações, 12 fontes de informação e 1.205 inquéritos.