Parte das vendas da nova coleção Havaianas criada por artistas de favelas reverte a favor das comunidades brasileiras
A marca de chinelos Havaianas lançou uma coleção criada por artistas das favelas do Brasil em que 7% do valor líquido das vendas reverterá para iniciativas em prol dessas comunidades. […]
Sandra Xavier
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A marca de chinelos Havaianas lançou uma coleção criada por artistas das favelas do Brasil em que 7% do valor líquido das vendas reverterá para iniciativas em prol dessas comunidades. Em parceria com a Gerando Falcões, que atua em rede nas favelas, “a marca lança o projeto Favela Creations para fortalecer e impulsionar artistas de comunidades de todo o país”.
“A favela é a maior startup brasileira, um berço de inovação para o desporto, a arte, a música, a gastronomia e o empreendedorismo. A Havaianas abriu a sua plataforma para retratar essa inovação e gerar uma frente de verdadeiro impacto social. Um case do que é ESG. Uma referência de uma empresa e uma ONG que combatem, juntas, a pobreza em escala nas favelas”, realça Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
“Mentes brilhantes nascem todos os dias no Brasil. A nossa marca Havaianas reconhece isso desde a sua criação, há 60 anos, e, para incentivar novos talentos a mostrarem ao mundo a sua arte, tornámo-nos numa tela em branco para que eles criassem os estampados da coleção Favela Creations. As solas das Havaianas serão mais um canal de divulgação do seu trabalho. Como forma de continuar a incentivar a Gerando Falcões a dar mais oportunidades a jovens artistas, 7% do lucro das vendas será destinado à associação. A nossa parceria quer oferecer ainda mais luz e recursos para que a Gerando Falcões continue a ser uma potência de transformação social”, afirma Beto Funari, CEO da Alpargatas.
“Quando recebemos o convite para criar algo que representasse as nossas realidades, optámos por seguir uma linha abstrata, que remete para a organização do caótico dentro da arte, tendo em conta todas as riquezas e misturas de cores e formas que encontramos nas pessoas à nossa volta e nos diferentes lugares onde habitamos”, referem Robézio e Tereza, criadores do Acidum Project.
A Gerando Falcões e a Havaianas “selecionaram quatro nomes para retratar, através das suas expressões artísticas, o que esses espaços significam para eles, com a estampagem de quatro modelos inéditos de chinelos”.
“Para aumentar a presença das obras na favela, a marca venderá os produtos da coleção com um valor mais acessível nas regiões onde os artistas moram e impulsionará a coleção nos mais de 250 mil pontos de vendas em todo o Brasil, oferecendo-lhes ainda mais visibilidade”.
A coleção está também disponível na Europa, incluindo Portugal, através da loja online da marca e de revendedores selecionados.