Dove e Mental Health Europe juntas para promover saúde mental e segurança online das crianças
A Dove apresentou, em Londres, uma nova campanha global que, em parceria com a Mental Health Europe, pretende alertar para a crise de saúde mental nas crianças e nos jovens, […]
Sandra Xavier
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A Dove apresentou, em Londres, uma nova campanha global que, em parceria com a Mental Health Europe, pretende alertar para a crise de saúde mental nas crianças e nos jovens, provocada pelos conteúdos tóxicos nas redes sociais.
A marca criou uma petição internacional, que apela a uma mudança legislativa que exige mais segurança online com o objetivo de ajudar a proteger a saúde mental das crianças.
Carolina Deslandes, Catarina Raminhos e Catarina Cabrera, foram as três influenciadoras que, a convite da marca, marcaram presença na capital inglesa e serão as embaixadoras da campanha em Portugal.
De acordo com o mais recente estudo sobre a Saúde Mental Infantil de Dove Projeto pela Autoestima, 94% dos especialistas em saúde mental, afirmam que as redes sociais estão a alimentar uma crise de saúde mental entre os jovens. Oito em cada 10 crianças estão a ser expostas a conteúdos de beleza tóxicos, com as redes sociais a estarem diretamente associadas a uma crise de saúde mental dos jovens.
Com o lançamento da campanha internacional, “a marca pretende dar origem a um movimento, com repercussões mais latas do que apenas um alerta sobre o tema, mas com mudanças efetivas, do ponto de vista legislativo, incutindo um movimento de mudança sobre o que é colocado nas redes sociais e considerado prejudicial e tóxico”.
A Dove criou, para o efeito, uma petição internacional, que visa recolher o máximo de assinaturas possíveis, de forma a levar o tema a discussão ao Parlamento Europeu.
“Sem dúvida que as redes sociais se tornaram num espaço que fomenta a autoexpressão e a criatividade dos jovens, mas aquilo que temos visto, é que há cada vez mais informações falsas, sem controle, que passam mensagens deturpadas e tóxicas aos jovens e crianças e que afetam diretamente a sua saúde mental e autoestima. Para além disso, este tipo de informações não possui qualquer regulação ou controle legislativo, o que lhes permite continuar a existir num vazio legal, não tendo quaisquer repercussões para as informações que disseminam e que é importante regulamentar e impor regras”, alerta Firdaous El Honsali, diretora global de comunicação e sustentabilidade de Dove.