Sabe quais as 25 marcas nacionais mais valiosas?
A Brand Finance divulgou o Top 25 das marcas portuguesas mais valiosas, com a EDP a liderar o ranking, seguida pela Galp Energia e pelo Pingo Doce. A EDP (valor de marca […]

Meios & Publicidade
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A Brand Finance divulgou o Top 25 das marcas portuguesas mais valiosas, com a EDP a liderar o ranking, seguida pela Galp Energia e pelo Pingo Doce.
A EDP (valor de marca de 2,4 mil milhões de euros) é a marca portuguesa mais valiosa, seguida da Galp Energia (2 mil milhões de euros) e do Pingo Doce (1,2 mil milhões de euros), de acordo com o relatório inaugural Portugal 25 2023 divulgado hoje pela Brand Finance, a principal consultora de avaliação de marcas. O valor da EDP desceu 4% relativamente a 2022, enquanto a Galp cresceu 40% e o Pingo Doce 53%.
O valor combinado das 25 principais marcas nacionais ascende a 12,6 mil milhões de euros, o que é 22% superior ao registado em 2021. A Fidelidade e a Brisa são novas entradas, ocupando o 8º e o 19º lugar, respetivamente.
De acordo com o comunicado, “o valor da marca é entendido como o benefício económico líquido que o proprietário de uma marca obteria se a licenciasse no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em termos de medidas intangíveis relativamente aos seus concorrentes”.
O top 10 do ranking de marcas mais valiosas inclui ainda o Millennium BCP, a Caixa Geral de Depósitos, o Continente, a Meo, a Fidelidade, a Nos e a Super Bock.
Além de calcular o valor da marca, a Brand Finance determina a força relativa das marcas através de um quadro de pontuação equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o capital das partes interessadas e o desempenho comercial. Neste ranking, a Nos (83,9) é a marca mais forte, seguida pela Meo (83,6) e pela Sagres (82). O top 10 fica completo com o Pingo Doce, a Caixa Geral de Depósitos, a EDP, o Millennium BCP, a Super Bock, o Continente e a Galp.
O retalhista Ara surge como a marca com maior crescimento (+68%), a que se segue o Pingo Doce (53%), Grupo Pestana (50%), Recheio (43%) e Gapl (40%).