Bareme Rádio: Comercial volta a ter razões para celebrar
Em junho, a Rádio Comercial voltou a ser a estação mais ouvida pelos portugueses, com um reach semanal de 39,8%, contra os 38,1% da RFM, que, segundo dados do Bareme […]

Luis Batista Gonçalves
A Padaria Portuguesa entra no takeaway e no catering
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
Em junho, a Rádio Comercial voltou a ser a estação mais ouvida pelos portugueses, com um reach semanal de 39,8%, contra os 38,1% da RFM, que, segundo dados do Bareme Rádio da Marktest, ocupa a segunda posição. O terceiro lugar é ocupado pela M80, com 20%. Em termos de audiência acumulada de véspera (AAV), a emissora dirigida por Pedro Ribeiro conseguiu 21,6% contra os 19% da RFM. A rádio que privilegia a música das décadas de 1970, 1980 e 1990 não foi além dos 8,2%.
No que respeita ao share de audiência, a Rádio Comercial atingiu 28,4%, mais 4,8% do que a RFM. A M80 não foi além dos 8,6%. A quarta estação mais ouvida é a Renascença, rádio do grupo Renascença Multimédia, com 15,9% de reach semanal, 5,9% de AAV e 5,4% de share de audiência. O quinto lugar é ocupado pela Cidade FM. A rádio do grupo Bauer Media Audio Portugal terminou o mês com 12,1% de reach semanal, 4,6% de AAV e 3,3% de share de audiência.
Num universo de quase 8,6 milhões de ouvintes, a Antena 1, em sexto lugar, conseguiu 9,3% de reach semanal, 4,3% de AAV e 4% de share de audiência. Voltou a ser a rádio mais ouvida do grupo RTP, que também detém a Antena 2 e a Antena 3. 9,1% de reach semanal, 3,6% de AAV e 3% de share de audiência foi a performance conseguida pela TSF, em sétimo lugar.
Nas quatro semanas de junho, a Mega Hits, a oitava rádio mais ouvida em território nacional, registou 8,7% de reach semanal, 3,1% de AAV e 2,4% de share de audiência. O nono lugar é ocupado pela Antena 3, com 5,6% de reach semanal, 2,2% de AAV e 2,4% de share de audiência, a mesma percentagem alcançada pela Mega Hits. No fim do top 10, surge a Smooth FM, rádio do grupo Bauer Media Audio Portugal, com 2,9% de reach semanal, 1,1% de AAV e 1% de share de audiência.
Bauer Media Audio Portugal (também) mantém a liderança
Em termos de grupos empresariais, a diferença é de apenas 2,9%, mas a Bauer Media Audio Portugal continua a liderar o Bareme Rádio da Marktest. No mês de julho, a proprietária da Rádio Comercial, da M80, da Cidade FM, da Smooth FM e da Vodafone FM acumulou 54,6% de reach semanal, 31,1% de AAV e 41,5% de share de audiência num total de 84,5% de reach semanal, 61,6% de AAV e 100% de share de audiência.
O segundo lugar é ocupado pela Renascença Multimédia, dono da Rádio Renascença, da RFM e da Mega Hits. 51,7% de reach semanal, 25,7% de AAV e 31,8% de share de audiência foram as percentagens conseguidas pelo grupo nas quatro semanas do mesmo. No mesmo período, as rádios da RTP, que ocupam o terceiro lugar em termos de grupos radiofónicos, registaram 14,4% de reach semanal, 6,9% de AAV e 7,2% de share de audiência.