40% dos portugueses já experimentou serviços de inteligência artificial
Quatro em cada 10 portugueses com acesso à internet já experimentou algum serviço de inteligência artificial (IA), avança um novo estudo nacional. No entanto, a utilização e o interesse varia […]
Luis Batista Gonçalves
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Quatro em cada 10 portugueses com acesso à internet já experimentou algum serviço de inteligência artificial (IA), avança um novo estudo nacional. No entanto, a utilização e o interesse varia muito entre gerações, apurou ainda o inquérito online que a Netsonda realizou e que representa a opinião de um milhar de portugueses com idades compreendidas entre os 18 aos 64 anos.
“A geração mais nova, a Geração Z (18-27 anos), é a que tem a experimentação e frequência de utilização mais elevada deste tipo de serviços: 72% dizem já ter experimentado e 33% utiliza-os pelo menos uma vez por semana”, informa a empresa de estudos de mercado em comunicado de imprensa.
“Estes valores contrastam com os das restantes gerações, com a experimentação dos Millennials (28-41 anos) a atingir os 48%, a da Geração X (42-56 anos) os 33% e a dos Baby Boomers (57-64 anos) apenas 28%”, refere ainda o documento.
O tipo de uso que é feito é também difere. “Enquanto as restantes gerações utilizam os serviços de IA principalmente para lazer, a utilização de inteligência artificial faz parte da vida da Geração Z, que recorre a este tipo de serviços sobretudo para trabalho ou faz uma utilização mista entre trabalho e lazer”, revela ainda a Netsonda.
De acordo com o estudo, 66% dos utilizadores nacionais acredita que pode poupar muitas horas de pesquisa sobre diferentes temas com estes serviços. Mais de 50% está convencida de que ferramentas de IA como o ChatGPT e o Bard nunca vão substituir a criatividade humana. No entanto, um em cada cinco teme que estes serviços levem à extinção do ser humano.