Estreia da seleção feminina no campeonato do Mundo com “forte” impacto emocional. Marcas agradecem
O jogo de estreia da seleção feminina portuguesa no Campeonato Mundial de 2023 foi o programa de maior impacto emocional do ano em Portugal. É o que revelam os dados […]
Sandra Xavier
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O jogo de estreia da seleção feminina portuguesa no Campeonato Mundial de 2023 foi o programa de maior impacto emocional do ano em Portugal. É o que revelam os dados recolhidos pela Mediaprobe.
Os dados demonstram que “os espetadores estiveram altamente envolvidos e atentos durante o jogo, a um nível superior ao que é a norma da televisão nacional, incluindo jogos da seleção nacional masculina”.
A transmissão da RTP, com uma audiência média de 500 mil espectadores, atingiu um resultado de impacto emocional – métrica desenvolvida pela Mediaprobe para medir o impacto e atenção dos espectadores a conteúdos media – de 61%, acima do valor médio registado para programas televisivos em Portugal, e 49% superior ao registada para outras transmissões de jogos de futebol na televisão nacional. Por comparação, o jogo de estreia da seleção nacional masculina contra o Gana no Mundial de 2022 no Qatar, registou um nível de impacto emocional 44% inferior ao jogo das Navegadoras.
A empresa portuguesa de media measurement revela ainda que “com um pico de maior impacto emocional no momento do hino nacional, o jogo captou a atenção dos espectadores. A comprová-lo estão os dados que indicam que “90% dos espectadores indicaram ter intenção de continuar a seguir a competição, um crescimento de 74% face ao mundial de 2019 – a que não será alheio a presença da seleção portuguesa da prova. A forma emotiva como as jogadoras nacionais cantaram A Portuguesa gerou um envolvimento emocional dos espectadores 2.6x superior à restante transmissão”.
Por outro lado, “o facto de ser uma novidade e um momento histórico, por ser a primeira presença oficial de Portugal num Mundial de futebol feminino, contribui certamente para este resultado, mas é também uma demonstração do crescente interesse do público em geral com o futebol feminino, como demonstrado num recente estudo publicado pela Mediaprobe”, que analisou e comparou resultados de transmissões de jogos de futebol femininos e masculinos em três mercados: Portugal, Estados Unidos, e Reino Unido.
A pesquisa revela também que “quem também beneficiou com o elevado nível de envolvimento emocional dos espetadores foram as marcas presentes durante o jogo, que conseguiram destacar-se ainda mais no que diz respeito à sua associação com o futebol feminino e com as principais figuras deste desporto. 95% dos espetadores inquiridos foram capazes de identificar corretamente pelo menos uma marca presente durante a transmissão de forma espontânea – 45% identificaram corretamente cinco ou mais marcas presentes-, e 87% das marcas que marcaram presença durante a transmissão foram recordadas corretamente de forma espontânea pelos espectadores”.
A Mediaprobe conclui que “com os resultados do estudo a indicarem claramente um crescente interesse dos espetadores no futebol feminino, a aposta das marcas no desporto parece ser uma aposta claramente ganha”.