TVI apresenta nova grelha. Séries são forte aposta para reconquistar liderança
A TVI foi o primeiro canal de televisão generalista a apresentar a nova grelha para o outono/inverno de 2023/24. Além de uma nova temporada da série juvenil “Morangos com açúcar”, […]

Luis Batista Gonçalves
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A TVI foi o primeiro canal de televisão generalista a apresentar a nova grelha para o outono/inverno de 2023/24. Além de uma nova temporada da série juvenil “Morangos com açúcar”, que estreia em outubro e que é uma das apostas mais fortes do ano, a estação de Queluz de Baixo revelou ainda as primeiras imagens da nova telenovela, “Cacau”. Protagonizada por Matilde Reymão e José Condessa, conta também com a participação de Paulo Pires e Fernanda Serrano.
Esta produção marca também o regresso dos atores Diogo Amaral e Alexandra Lencastre à estação. “Voltei ao lugar onde pertenço e onde deveria ter sempre estado”, afirmou publicamente a atriz, que, depois de uma breve passagem pela SIC, volta também a ser uma das juradas de “Dança com as estrelas”, outro formado que regressa com o mesmo júri. A oitava temporada da telenovela “Festa é festa” também foi confirmada durante o evento, transmitido em direto.
Entre as novidades está ainda um novo concurso familiar apresentado por David Carreira e Kelly Bailey, “Onde está o dinheiro?”. “Isto é para os apanhados” é outra das novidades na grelha. Tal como todas as outras, ainda não tem data de estreia. A exceção é a nova edição do reality show “Big Brother”. Novamente apresentado por Cristina Ferreira, regressa ao pequeno-ecrã já no próximo domingo, dia 10. “Acho que é o grupo mais inusitado de sempre”, refere a apresentadora.
Documentário sobre Rui Nabeiro em preparação
Na ficção, são as novas séries que (pre)dominam, a maioria delas inspiradas em factos reais. “Filha”, com Diogo Infante, Luciana Balby e Dalila Carmo, revive o drama de Esmeralda, a criança acolhida por um casal que o pai biológico veio, depois, reclamar. “João sem Deus”, uma coprodução entre a TVI, a Plural e o Canal Brasil, é outra das estreias. Com Marco Nanini e Ana Sofia Martins, conta a história de um cartomante brasileiro acusado de violar 335 mulheres.
Também sem data de estreia, a TVI confirmou o avanço de uma série biográfica sobre Tony Carreira e a transmissão de (mais) um dos seus concertos. “Irregular”, filme de Diogo Morgado com Pedro Teixeira e Maria Botelho Moniz, foi comprado pela estação. Em preparação está também um documentário sobre o comendador Rui Nabeiro, falecido em março, realizado por Lionel Vieira. “É uma grande responsabilidade, mas também a realização de um sonho”, admite.
Os programas “Dois às 10”, “Goucha”, “Em família” e “Somos Portugal”, há 12 anos no ar, continuam na nova grelha, tal como a telenovela “Queridos papás”, reforçada com novos episódios. O regresso de Miguel Sousa Tavares à antena da TVI foi outra das novidades anunciadas. Na informação, o reforço das rubricas de investigação foi confirmado por Nuno Santos, diretor de informação da TVI e diretor da CNN Portugal. No TVI Player, também se preparam (muitas) novidades.
Investimento reforçado para reconquistar liderança
Ainda que não assuma a recuperação da liderança do como uma prioridade, Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Media Capital, dona da TVI, abriu os cordões à bolsa na tentativa de suplantar a SIC, que lidera há 55 meses consecutivos. “Foi feito um reforço de investimento considerável nas novas séries. Não estamos a falar do preço por minuto de uma novela. Estas minisséries são bastante mais caras”, garantiu o empresário ao Meios & Publicidade.
“Nós acreditamos naquilo que fazemos. Estamos a ser confrontados com muitos desafios e estamos a preparar as respostas adequadas. Recuperar a liderança não é das coisas que mais me preocupam. Na minha outra encarnação aqui, também estivemos muitos meses atrás e depois foi o que se viu. As contas fazem-se no fim. O negócio da televisão, hoje em dia, já não é o mesmo e já não me preocupo tanto com as audiências”, assume José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI.
“Acho que não se estava à espera de muitas das coisas que apresentámos. Temos muitas novidades no entretenimento e na ficção, sobretudo séries, um formato que marca um pouco o que a TVI quer implementar mais no seu futuro. Temos vários projetos em mãos que acho que vão surpreender. Estou muito entusiasmada com quase todos eles”, assume Cristina Ferreira, diretora de entretenimento e ficção da TVI e nova administradora executiva da Media Capital Digital.