TVI apresenta nova grelha. Séries são forte aposta para reconquistar liderança
A TVI foi o primeiro canal de televisão generalista a apresentar a nova grelha para o outono/inverno de 2023/24. Além de uma nova temporada da série juvenil “Morangos com açúcar”, […]
Luis Batista Gonçalves
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
A TVI foi o primeiro canal de televisão generalista a apresentar a nova grelha para o outono/inverno de 2023/24. Além de uma nova temporada da série juvenil “Morangos com açúcar”, que estreia em outubro e que é uma das apostas mais fortes do ano, a estação de Queluz de Baixo revelou ainda as primeiras imagens da nova telenovela, “Cacau”. Protagonizada por Matilde Reymão e José Condessa, conta também com a participação de Paulo Pires e Fernanda Serrano.
Esta produção marca também o regresso dos atores Diogo Amaral e Alexandra Lencastre à estação. “Voltei ao lugar onde pertenço e onde deveria ter sempre estado”, afirmou publicamente a atriz, que, depois de uma breve passagem pela SIC, volta também a ser uma das juradas de “Dança com as estrelas”, outro formado que regressa com o mesmo júri. A oitava temporada da telenovela “Festa é festa” também foi confirmada durante o evento, transmitido em direto.
Entre as novidades está ainda um novo concurso familiar apresentado por David Carreira e Kelly Bailey, “Onde está o dinheiro?”. “Isto é para os apanhados” é outra das novidades na grelha. Tal como todas as outras, ainda não tem data de estreia. A exceção é a nova edição do reality show “Big Brother”. Novamente apresentado por Cristina Ferreira, regressa ao pequeno-ecrã já no próximo domingo, dia 10. “Acho que é o grupo mais inusitado de sempre”, refere a apresentadora.
Documentário sobre Rui Nabeiro em preparação
Na ficção, são as novas séries que (pre)dominam, a maioria delas inspiradas em factos reais. “Filha”, com Diogo Infante, Luciana Balby e Dalila Carmo, revive o drama de Esmeralda, a criança acolhida por um casal que o pai biológico veio, depois, reclamar. “João sem Deus”, uma coprodução entre a TVI, a Plural e o Canal Brasil, é outra das estreias. Com Marco Nanini e Ana Sofia Martins, conta a história de um cartomante brasileiro acusado de violar 335 mulheres.
Também sem data de estreia, a TVI confirmou o avanço de uma série biográfica sobre Tony Carreira e a transmissão de (mais) um dos seus concertos. “Irregular”, filme de Diogo Morgado com Pedro Teixeira e Maria Botelho Moniz, foi comprado pela estação. Em preparação está também um documentário sobre o comendador Rui Nabeiro, falecido em março, realizado por Lionel Vieira. “É uma grande responsabilidade, mas também a realização de um sonho”, admite.
Os programas “Dois às 10”, “Goucha”, “Em família” e “Somos Portugal”, há 12 anos no ar, continuam na nova grelha, tal como a telenovela “Queridos papás”, reforçada com novos episódios. O regresso de Miguel Sousa Tavares à antena da TVI foi outra das novidades anunciadas. Na informação, o reforço das rubricas de investigação foi confirmado por Nuno Santos, diretor de informação da TVI e diretor da CNN Portugal. No TVI Player, também se preparam (muitas) novidades.
Investimento reforçado para reconquistar liderança
Ainda que não assuma a recuperação da liderança do como uma prioridade, Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Media Capital, dona da TVI, abriu os cordões à bolsa na tentativa de suplantar a SIC, que lidera há 55 meses consecutivos. “Foi feito um reforço de investimento considerável nas novas séries. Não estamos a falar do preço por minuto de uma novela. Estas minisséries são bastante mais caras”, garantiu o empresário ao Meios & Publicidade.
“Nós acreditamos naquilo que fazemos. Estamos a ser confrontados com muitos desafios e estamos a preparar as respostas adequadas. Recuperar a liderança não é das coisas que mais me preocupam. Na minha outra encarnação aqui, também estivemos muitos meses atrás e depois foi o que se viu. As contas fazem-se no fim. O negócio da televisão, hoje em dia, já não é o mesmo e já não me preocupo tanto com as audiências”, assume José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI.
“Acho que não se estava à espera de muitas das coisas que apresentámos. Temos muitas novidades no entretenimento e na ficção, sobretudo séries, um formato que marca um pouco o que a TVI quer implementar mais no seu futuro. Temos vários projetos em mãos que acho que vão surpreender. Estou muito entusiasmada com quase todos eles”, assume Cristina Ferreira, diretora de entretenimento e ficção da TVI e nova administradora executiva da Media Capital Digital.