Guerra de audiências na televisão: A liderança que todos reclamam
Há mais de quatro anos e meio que a SIC é o canal de televisão mais visto pelos portugueses. São já 55 meses consecutivos de liderança. Em agosto, voltou novamente […]
Luis Batista Gonçalves
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Há mais de quatro anos e meio que a SIC é o canal de televisão mais visto pelos portugueses. São já 55 meses consecutivos de liderança. Em agosto, voltou novamente a sê-lo, com 14% de share contra 13,5% da TVI e 10,1% da RTP1. “A liderança da SIC foi transversal a praticamente todos os períodos horários do dia, liderando em agosto nas manhãs, nas tardes e em prime time”, informa a estação em comunicado de imprensa.
No entanto, apesar da nova vitória do canal rival, ainda que por uma margem ínfima novamente, Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração (CA) da Media Capital, dona da TVI, não se dá por vencido. “Esta semana, se lêssemos os jornais e as revistas, víamos que toda a gente lidera. Não deixa de ter piada. E nenhum desses títulos é mentira”, afirmou aos jornalistas à margem da apresentação da nova grelha da TVI.
“Obviamente que, puxando a brasa à nossa sardinha, nós há vários meses que lideramos enquanto grupo de media, somando todos os nossos canais, o que nos dá uma grande satisfação. Os novos acionistas, quando entraram, não se focaram apenas na TVI. No mês de agosto, ficámos a meio ponto [percentual] do nosso concorrente mais direto mas, como grupo de media, lideramos há vários meses”, sublinha, contudo, Mário Ferreira.
“O CA vê isto como um grupo de media e não como uma estação. Pouca gente fala disso, mas, na TVI Ficção, já mais do que duplicámos, quase triplicámos, a audiência desde que chegámos. A nossa ambição é, com estes ou com mais canais, melhorar cada vez mais. Estamos numa fase de transição dos media e temos de captar grupos de nicho e gente nova e satisfazer o público que habitualmente assiste aos canais principais”, defende.
O que a Impresa está a fazer para ultrapassar a Media Capital
Em maio, chegaram a estar separadas por 0,2% de share. Em agosto, por 0,5%. Apesar da distância cada vez mais curta da TVI, a SIC continua a puxar dos galões para reclamar a liderança e confia na estratégia omnicanal que tem atualmente em desenvolvimento, a par das novidades anunciadas para o último quadrimestre do ano, para continuar a ser o canal de televisão mais visto e até reforçar o posicionamento enquanto grupo de media.
“A SIC é líder por natureza”, comentou, em declarações exclusivas ao Meios & Publicidade, Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, grupo que detém os canais SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Caras e, SIC K e a plataforma digital Opto. “O nosso desígnio principal é liderarmos. Somos líderes na SIC generalista, somos o canal de televisão mais visto em Portugal. Isso é incontestável”, regozija-se o responsável.
“Nos nossos canais temáticos, também queremos obviamente fazer mais e melhor”, assume. “A mudança que estamos a preparar na SIC Notícias [reestruturação da oferta noticiosa com reforço da presença informativa nas diferentes plataformas digitais do canal, prevista para o último trimestre deste ano] também é para melhorar as nossas audiências. Vamos ver, depois, no que é que isto dá”, desabafa Francisco Pedro Balsemão.
Apesar da vontade inequívoca de ver o grupo a que preside liderar, o CEO da Impresa faz, todavia, questão de não dar passos maiores do que as pernas. “O nosso plano estratégico foi lançado o ano passado. Termina em 2025. A estratégia está desenhada. Não podemos inscrevê-la na pedra, mas temos de nos ir adaptando e antecipando. O investimento que estamos a fazer está dentro do orçamentado. Não há aqui loucuras”, assegura.