CCPJ debate “o jornalismo que temos e que jornalismo queremos” na Madeira
Pensar o jornalismo com os jornalistas é o propósito do próximo encontro nacional da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), que se realiza esta quarta-feira na sala 22 do […]

Luis Batista Gonçalves
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
Pensar o jornalismo com os jornalistas é o propósito do próximo encontro nacional da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), que se realiza esta quarta-feira na sala 22 do Campus da Penteada da Universidade da Madeira, no Funchal.
Dirigida a jornalistas, estudantes, académicos e consumidores de informação conta com o apoio do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, da Faculdade de Artes e Humanidades da instituição.
“A época conturbada que atravessa o exercício da atividade jornalística tem-se revelado oportuna para pensar o jornalismo com os jornalistas. A realidade atual tem demonstrado que são cada vez mais os jornalistas e operadores que têm vindo a ceder a interesses e a facilitismos. Por outro lado, os cidadãos exigem informação ao minuto, ao mesmo tempo que dos jornalistas esperam que cumpram o superior compromisso ético com a verdade”, sublinha a CCPJ em comunicado de imprensa.
“A partilha de experiências entre os membros que compõem atualmente os diferentes órgãos desta entidade independente de (co)regulação dos jornalistas tem-se revelado produtiva. Por um lado, têm-se discutindo as competências e funcionalidades da CCPJ e, por outro, o diálogo e a reflexão sobre o jornalismo atual e o papel dos jornalistas tem permitido recolher ideias para ambicionadas mudanças”, refere ainda o documento.
À semelhança das sessões promovidas anteriormente, que já cobriram grande parte do norte e centro do território continental, o encontro inclui um debate “sobre o jornalismo que temos e que jornalismo queremos”. “Com os jovens estudantes, serão ainda discutidas as questões do acesso à profissão com os jornalistas de hoje a caminho do amanhã”, informa também a CCPJ. Os interessados podem acompanhar o encontro em direto neste link.