Comunicação comercial de vinhos e bebidas espirituosas na internet com novas regras
A Auto Regulação Publicitária (ARP) introduziu alterações ao seu código de autorregulação da comunicação comercial de bebidas alcoólicas, adotando a partir de agora as regras específicas que usa em todas […]
Luis Batista Gonçalves
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
A Auto Regulação Publicitária (ARP) introduziu alterações ao seu código de autorregulação da comunicação comercial de bebidas alcoólicas, adotando a partir de agora as regras específicas que usa em todas as suas comunicações de mensagens educacionais também na internet.
O slogan “Seja responsável. Beba com moderação” passa, assim, a abranger todas as comunicações comerciais destes produtos realizadas neste suporte, “atendendo à importância crescente da publicidade digital”, justifica a organização lusa em comunicado de imprensa.
“Com base no código de autorregulação, que foi subscrito por um número significativo de empresas do setor, diversas marcas efetuaram a adesão ao sistema de pre-clearance disponibilizado pela ARP. Este sistema voluntário, ao serviço da autorregulação, faz depender a veiculação da publicidade de uma análise prévia, por parte da ARP, que ateste a conformidade ético-legal daquela”, refere o documento.
“Até à data, o serviço de pre-clearance prestado pela ARP no setor dos vinhos e bebidas espirituosas incidia sobre a comunicação comercial feita nos meios rádio, televisão, cinema, imprensa e outdoor, passando agora a contemplar também a análise da publicidade feita no meio internet”, informa ainda a instituição.
“Os pareceres prévios vinculativos emanados há vários anos, pela ARP, no setor dos vinhos e bebidas espirituosas, são uma prova evidente da responsabilidade e boa-fé das empresas do setor, que passam agora a submeter também para análise, previamente, de forma regular, a sua comunicação comercial na internet”, sublinha Nuno Pinto de Magalhães, presidente da direção da Auto Regulação Publicitária.
“O setor do vinho está empenhado, há vários anos, em contribuir para a criação de uma cultura responsável de consumo de bebidas alcoólicas, através do seu programa internacional Wine In Moderation. A autorregulação da comunicação comercial é um dos pilares fundamentais desse movimento, pelo que aderimos imediatamente ao desafio da ARP de alargar o sistema de pre-clearance ao meio digital”, assume Ana Isabel Alves, diretora executiva da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV).