Antena 1 e Antena 2 nomeadas para o Prix Europa 2023. Vencedores são conhecidos esta sexta-feira
A grande reportagem “A promessa” e o programa musical “Semibreve” são os únicos representantes portugueses na edição deste ano do concurso internacional Prix Europa. Da autoria da jornalista Rita Colaço, […]

Luis Batista Gonçalves
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
A grande reportagem “A promessa” e o programa musical “Semibreve” são os únicos representantes portugueses na edição deste ano do concurso internacional Prix Europa. Da autoria da jornalista Rita Colaço, o trabalho jornalístico acompanha as histórias dos timorenses que vieram ao engano para Portugal, no verão de 2022, em busca de oportunidades de trabalho. Emitido pela Antena 1, está nomeado para os Prix Europa 2023 na categoria de Melhor Investigação Áudio.
Transmitido pela Antena 2, o programa de música de Andrea Lupi é, com “Dies irae”, um dos candidatos à vitória na categoria de Melhor Áudio Música. “Aqui, escutamos histórias sobre músicas na duração de uma semibreve. A emissão nomeada é dedicada ao famoso hino gregoriano e à sua influência nas obras de Duruflé, Berlioz, Liszt, Saint-Saëns e Verdi”, informa a RTP, empresa que detém as duas rádios públicas, em comunicado de imprensa.
“A dupla nomeação da RTP para os Prix Europa, em audio investigation e audio music, é uma vitória em si. Estaremos entre os melhores profissionais europeus no final de outubro em Berlim. E, nem de propósito, a dias do Halloween e do Dia dos Fiéis Defuntos, defenderei o canto gregoriano como génese da música associada à morte”, regozija-se Andrea Lupi.
“Farei uma apresentação para o júri, mas não estarei sozinha. Levo comigo a RTP, através de todo o trabalho de equipa feito na preparação desta ida: o site organizado pela Luísa Duarte Santos, com um vídeo editado pela Matilde Almeida, ambas da Antena 2, e distribuirei os mais belos folhetos produzidos pelo João Santos, do [Departamento de] Grafismo, impressos sob a alçada do Alexandre Félix, [do Departamento] de Compras e Património”, refere ainda.
Além dos das rádios nacionais da RTP, também há trabalhos da britânica BBC, da italiana RAI, da sueca Sverige, da dinamarquesa DR e da sueca SR entre os nomeados. Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de encerramento dos Prix Europa 2023, que decorre já esta sexta-feira, dia 27, na Rotes Rathaus, em Berlim, na Alemanha.