Jornalistas à beira de um ataque de nervos. Novo podcast põe o dedo na ferida
João Carlos Marques era jornalista há duas décadas quando resolveu bater com a porta. “Decidi demitir-me numa quinta-feira e fi-lo numa sexta-feira de manhã. Nessa noite, fui jantar com uns […]

Luis Batista Gonçalves
Nuno Tiago Pinto é o novo diretor do Sol e do i
Roblox associa-se à Google para tornar anúncios mais imersivos
Ikea lança plataforma de venda de usados e reposiciona marca
Misa Rodriguez é a nova aposta da Skechers
O Lado B da edição 977 do M&P
OpenAI, Google e Meta querem acesso à propriedade intelectual das marcas
Damien Poelhekke é o novo CEO da La Redoute em Portugal
Dani Pérez é o novo vice-presidente de programação da AMCNISE
STCP apela ao uso de transporte público com campanha da Uzina
Amazon e fundador do OnlyFans são os mais recentes interessados no TikTok
João Carlos Marques era jornalista há duas décadas quando resolveu bater com a porta. “Decidi demitir-me numa quinta-feira e fi-lo numa sexta-feira de manhã. Nessa noite, fui jantar com uns amigos meus, um jantar que já estava marcado. Fui, para lá, de mota a gritar no meio da rua, mas a gritar de alegria. Aí é que me apercebi o mal que aquilo me estava a fazer”, desabafa José Carlos Marques.
“Aquilo” era a profissão que, uma vintena de anos antes, tinha abraçado de corpo e alma. Uma opção que, com o passar do tempo, começou a afetar a sua saúde mental. “Tirei 500 quilos de cima de mim, mas nunca me arrependi da decisão, nem 10 segundos”, confessa o ex-jornalista em Queimei! – Vamos Falar de Burnout, um novo podcast da Antena 1, também disponível na plataforma digital RTP Play.
Segundo o Inquérito Nacional às Condições de Vida e de Trabalho dos Jornalistas em Portugal, o panorama está longe de ser animador. 48% dos inquiridos apresenta níveis elevados de esgotamento, 38% aponta problemas mentais decorrentes da função e 18% evidencia níveis de exaustão emocional entre o muito elevado e o extremamente elevado.
Desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), este podcast sobre jornalistas e condições de trabalho, que está a ser produzido por Isabel Nery, Eliana Oliveira, João Miguel Rodrigues, Miguel Midões e Miguel van der Kellen, conta com seis episódios e reúne relatos de profissionais que se viram a braços com situações de exaustão causadas pelo ofício.