Vive intensamente o Halloween? Então tem (mesmo) de ouvir estes podcasts
Até há poucos anos, o Halloween não tinha grande expressão em Portugal, mas, com o passar do tempo, esta celebração, muito popular nos países anglo-saxónicos, tem vindo a atrair um […]
Luis Batista Gonçalves
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
Até há poucos anos, o Halloween não tinha grande expressão em Portugal, mas, com o passar do tempo, esta celebração, muito popular nos países anglo-saxónicos, tem vindo a atrair um número crescente de portugueses, com muitas marcas e empresas a aproveitarem a ocasião para gerar (mais) negócio. Atenta ao fenómeno, a produtora independente portuguesa Bruá Podcasts sugere seis podcasts de trancar as portas e fazer arrepiar a espinha, ideais para estes dias dias.
Tem por base o livro “Psicopatas portugueses – 13 histórias de morte, perversão e horror”, um dos lançamentos de 2019 da editora Oficina do Livro. Das livrarias para as plataformas de podcast, Joana Amaral Dias relata aqui as histórias de alguns dos assassinos que mais chocaram Portugal. Lançado em 2020, está no top dos mais ouvidos e conta com mais de 25 episódios que exploram as mentes dos homicidas portugueses mais mediáticos.
Apesar de se apresentar num registo mais cómico, este podcast internacional acompanha uma rádio da pequena cidade deserta Night Vale, aonde acontecem muitos fenómenos paranormais. O formato, aclamado pelo The New York Times e pelo The Guardian, conta com mais de 230 episódios e apresenta situações de terror cósmico incompreensíveis e de conspiração constante que diluem a linha entre o real e o imaginário.
Lançado em 2020 e presente no top dos podcasts mais ouvidos, este original nacional da Bruá Podcasts explora as teorias por detrás de temas tão fraturantes e fascinantes como a morte da princesa Diana de Gales num acidente em Paris que suscitou muitas dúvidas ou o desaparecimento do cantor Elvis Presley, que muitos admiradores acreditam que não passou de uma farsa. Ao todo, o programa tem já 30 episódios.
Produzido por Jordan Peele, escritor e realizador do filme de terror “Get out”, rebatizado “Foge” na versão portuguesa, este podcast internacional de 12 episódios relata o quotidiano um apresentador de rádio norte-americano que, vivendo num clima de conspiração e paranoia, acaba por se ver envolvido em encontros com monstros e criaturas paranormais que controlam pessoas através do áudio.
5. Oniroscópio
O primeiro podcast interativo de terror em português, lançado há muito pouco tempo, em setembro, é outro original da Bruá Podcasts. Este programa coloca os ouvintes no papel do protagonistas de uma narrativa de terror surpreendente. Neste podcast, há mais do que uma história e é o ouvinte que elege o caminho a seguir. Depois, é também ele que sofre as consequências da(s) sua(s) escolha(s).
6. Dr. Death
Este podcast, em inglês, já conta com três temporadas. Em todas elas, são relatadas histórias horríveis e verídicas vividas por três carismáticos médicos, Dr. Duntsch, Dr. Fata e Dr. Paolo. Os pacientes confiavam-lhes piamente as suas vidas, mas estavam longe de imaginar o que os esperava posteriormente. A sensação de confiança totalmente quebrada que, depois, é violentamente abusada é aqui explorada ao limite.