Há Novas Crónicas da Idade Mídia e Jogo(s) de Palavras para ouvir na Renascença
Novas Crónicas da Idade Mídia, que estreia esta quinta-feira, é um dos dois novos podcasts que a Rádio Renascença acaba de apresentar, reforçando a sua oferta nas plataformas de distribuição […]
Luis Batista Gonçalves
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novo Banco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Novas Crónicas da Idade Mídia, que estreia esta quinta-feira, é um dos dois novos podcasts que a Rádio Renascença acaba de apresentar, reforçando a sua oferta nas plataformas de distribuição áudio. Conduzido por Eduardo Oliveira e Silva, Luís Marinho, Luís Marques e Rui Pêgo, “quatro jornalistas com passado, mas sempre presentes”, como sublinha o comunicado de imprensa que anuncia o novo formato, procura analisar “o que se escreve e o que se diz nos jornais, na rádio, na televisão e nas redes socais”.
A nova proposta vive da “experiência e profissionalismo de quatro personalidades que, semanalmente, olham para as notícias, das manchetes às mais escondidas, e, depois, refletem sobre a construção mediática da realidade”. Além do site da Rádio Renascença, poderá ser ouvido em Popcasts e nas restantes plataformas de streaming de áudio, com um novo episódio disponibilizado todas as quintas-feiras, sempre ao final da tarde.
Outra das novidades é Jogo de Palavra, o novo podcast desportivo da Renascença, que tem como autor outro jornalista conceituado, Rui Miguel Tovar. “Semanalmente, entrevista grandes figuras do desporto, explorando as memórias, os casos e as polémicas que marcam a história e o dia a dia do desporto em Portugal”, explica a rádio.
Manuel Fernandes, Carlos Manuel e Costinha (na imagem inferior) são alguns dos nomes já entrevistados no formato. À semelhança de Novas Crónicas da Idade Mídia, pode ser ouvido no site, em Popcasts e nas restantes plataformas.
“Estes dois novos títulos reforçam a oferta de podcasts da Renascença, que inclui o podcast mais ouvido de Portugal, o Extremamente Desagradável de Joana Marques. Na área do entretenimento, destacam-se também outros, como O Dia na História de Carlos Bastos, Seja o Que Deus Quiser de Daniel Leitão e Simply Flow de Fátima Lopes”, refere o Grupo Renascença Multimédia. Na informação, também já são muitas as propostas.
Além de São Bento à Sexta e Hora da Verdade, em parceria com o jornal Público, ambos conduzidos por Susana Martins, a lista inclui Em Nome da Lei de Marina Pimentel, Visto de Fora de Sérgio Costa e Casa Comum e Da Capa à Contracapa, dois formatos da autoria de José Pedro Frazão. “Este é o caminho que antecipámos há muito tempo”, regozija-se José Luís Ramos Pinheiro, administrador do Grupo Renascença Multimédia, em declarações ao Meios & Publicidade.
A forte aposta que (quase) todos estão a fazer
As novidades sucedem-se a um ritmo galopante. Nas últimas semanas, não faltaram anúncios. Além do Público e da Bauer Media Audio Portugal e do Observador, também a Impresa, a Antena 1 e a Mega Hits, rádio do Grupo Renascença Multimédia, anunciaram novos podcasts e videocasts. “O digital e o áudio viajam bem juntos”, sublinha José Luís Ramos Pinheiro. “No digital, nunca houve tanta apetência pelos conteúdos que esta indústria produz”, assegura mesmo o responsável.
“A portabilidade, associada à nossa elevada mobilidade e ao multitasking permanente que é a nossa vida, pedem conteúdos para consumir on the go, de browsing fácil, disponíveis 24/24 em qualquer lugar e em qualquer equipamento”, refere. Ciente das (muitas) oportunidades que se abrem ao mercado, o grupo continua a investir. Além do agregador de podcasts portugueses Popcast, também criou uma academia digital, fomentando a aposta em produtos “inovadores e diferenciadores, com a mesma alma da rádio”.