As sugestões de Natal de… Rita Romão, diretora de marketing, projetos e parcerias da Fundação EDP
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três […]
Luis Batista Gonçalves
Bankinter antecipa futuro em campanha da Altavia Pixel Portugal (com vídeos)
Sérgio Oliveira é o novo diretor de transformação de negócio do Publicis Groupe Portugal
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em agosto
João Pedro Clemente é o novo gestor de marketing europeu da Fanta
TikTok desafia em tribunal proibição nos Estados Unidos
Fuel assina campanha do Cartão Continente com Gabriela Barros (com vídeo)
Publicidade inclusiva é positiva para lucros, vendas e valor das marcas, diz estudo global
“Termos dados acarreta a responsabilidade de uma melhor escolha dos meios que utilizamos”
Cristina Ferreira é a nova embaixadora da Betano e protagoniza campanha (com vídeo)
Goldenergy recorre ao humor para comunicar proximidade (com vídeo)
Neste período festivo, o Meios & Publicidade desafiou uma série de personalidades do setor a partilhar 10 sugestões para a época. Além de três campanhas natalícias que as marcaram, três podcasts que recomendam e três livros que aconselham a (re)ler, também revelam um dos presentes que mais gostariam de poder receber este Natal. Estas são as sugestões de Rita Romão, diretora de marketing, projetos e parcerias da Fundação EDP.
3 campanhas natalícias
“Nós escolhemos a Terra” da EPD. “Lançada em 2022, é focada na sustentabilidade, através da reutilização de cartazes recortados de forma a recriarem três temas alusivos ao Natal: pinheiros, flocos de neve e estrelas. Tem uma abordagem diferenciadora e sustentável, um discurso fundamental na atualidade”, justifica.
“The man on the moon” da John Lewis. “Foi a primeira vez que um anúncio de Natal se lembrou de focar o tema das relações fora dos círculos familiares próximos”, sublinha. Marcado pela mensagem “show someone they’re loved this Christmas”, o filme publicitário que suporta a campanha “serve como eco para nos lembrarmos que todos são dignos de ser amados que é mensagem que o Natal nos traz”, refere.
“Só há estas, são para mim!” é a frase central da campanha da Bom-Bokas protagonizada por um Pai Natal confrontado com mais pedidos de bombocas do que o que tinha previsto, um anúncio que muitos ainda recordam com nostalgia. “Faz parte das minhas memórias de adolescente”, assume também Rita Romão.
3 podcasts
O Poema Ensina A Cair é um dos que recomenda. “É a minha companhia por excelência nos percursos de carro. A poesia tem a faculdade de poder ser consumida em doses homeopáticas. Por isso, sempre que tenho um bocadinho, oiço as entrevistas da Raquel Marinho”, revela.
Outro dos que ouve com regularidade é E o Resto é História, podcast do Observador. “É um excelente contexto histórico para entender o mundo atual”, desabafa a diretora de marketing, projetos e parcerias da Fundação EDP.
Creative Boom é outra das recomendações de Rita Romão, que aconselha particularmente “Why now is better with Stefan Sagmeister”, o episódio 99 do podcast. “O mundo pode ser visto como um lugar horrível, onde grassam as guerras e os ódios. Sagmeister entra num jogo, através da história de arte e da capacidade de visualização, onde podemos constatar o quanto a vida de todos nós já melhorou ao longo dos séculos”, desvenda.
3 livros
“O amor em tempos de cólera” de Gabriel García Márquez (Dom Quixote). “Mostra o amor nas suas sempre diferentes formas”, justifica.
“Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago (Porto Editora) é outra das obras literárias que a marcou. “As contradições da espécie humana são narradas de forma genial”, elogia a responsável.
“O alquimista” de Paulo Coelho (Pergaminho) também integra a lista dos títulos que não esquece. “A vida é sempre mais simples quando nos permitimos ouvir a nós próprios. É bom termos esta máxima sempre presente”, defende.
1 presente que gostaria de receber este Natal
A diretora de marketing, projetos e parcerias da Fundação EDP não hesita um segundo perante a pergunta. “Ui… sapatos!”, assume.