Turismo de Portugal sugere 12 mudanças em campanha digital internacional (com vídeo)
“It’s not tourism. It’s futourism” é o apelo ecológico do Turismo de Portugal, que avança com 12 resoluções inspiradoras na nova campanha promocional digital internacional que acaba de lançar em […]

Luis Batista Gonçalves
A Padaria Portuguesa entra no takeaway e no catering
Shakira é nova embaixadora da Epson Ibérica
Initiative assume planeamento e compra de media da Volvo
Empresário francês adquire Tupperware e quer faturar €100 milhões até dezembro
Audiências mensais: TVI mantém liderança, mas SIC aproxima-se
Penélope Cruz protagoniza campanha da Geox
Compras representam 53% das burlas em Portugal. Facebook e Instagram dominam
Adico equipa pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka
Marcas bem-sucedidas conjugam marketing de desempenho com construção da marca
Tox’Inn muda para Bloomer e adota nova assinatura
“It’s not tourism. It’s futourism” é o apelo ecológico do Turismo de Portugal, que avança com 12 resoluções inspiradoras na nova campanha promocional digital internacional que acaba de lançar em cinco idiomas. “Não é não estar envolvido, é estar comprometido. Não é virtual, é real. Não é nosso, é seu. Não é padronizado, é único. Não é global, é local. Não é uma onda, é um oceano. Não é cinzento, é verde. Não é impetuoso, é humilde. Não é moda, é tendência. Não é desatento, é consciente. Não é apressado, é imersivo. Não é artificial, é humano”, defende este organismo público.
“A campanha é dirigida aos mercados interno e externo, com destaque para os mercados prioritários da Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Reino Unido e Portugal, sendo veiculada através dos meios digitais mais relevantes e usando uma variedade de formatos de vídeo de grande impacto, incluindo, pela primeira vez, o TikTok e a connected TV. Fica, assim, assegurada uma comunicação omnicanal, alcançando o público de maneira consistente e coerente através de múltiplos pontos de contacto”, informa a instituição.
Além do filme principal, existem duas versões mais curtas, a versão 1 e a versão 2. A campanha, com criatividade da Dentsu Creative Portugal e direção criativa executiva de Ivo Purvis, que começou a ser veiculada internacionalmente no último dia de 2023, já integra a nova assinatura do órgão promocional do turismo nacional, “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”, que também farão parte das futuras comunicações desta entidade. Francisco Magalhães assina a produção, Nuno Leal o copywriting e Pedro Martoli a direção de arte. A edição é de Francisco Froes.
“Sem prejuízo de outras campanhas que serão desenvolvidas ao longo do ano, e após um ano recorde do turismo nacional, esta é a primeira campanha de 2024, a qual coloca a sustentabilidade e a autenticidade no centro da estratégia de promoção. Ancorada na Estratégia de Turismo 2027, que pretende colocar Portugal na liderança do turismo do futuro, esta campanha convoca à participação de todos, destinos, organizações e turistas, na construção de um turismo mais inclusivo, sustentável e responsável”, explica o Turismo de Portugal em comunicado de imprensa.
“Mas também convoca cada pessoa a adotar uma nova forma de viajar, a viver por dentro o que visita, a mergulhar de alma e coração nos locais e tradições, a procurar menos padronização e mais humanidade, conscientes que residentes e viajantes fazem parte do mesmo propósito”, refere o documento. “Depois do melhor ano de sempre no setor, com mais de 73 milhões de dormidas, é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio”, apela Lídia Monteiro, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.