Google incorpora novas funcionalidades de IA nos processos de pesquisa
Circundar para pesquisar é uma das novas funcionalidades que a Google acaba de apresentar, uma inovação que permite aos utilizadores fazerem pesquisas em dispositivos Android sem terem de alternar entre […]
Luis Batista Gonçalves
Sidul entrega comunicação à Adagietto
BA&N conquista comunicação da Salsa
Marcas tiram partido do regresso dos ‘dumbphones’
Manicómio e Izidoro lançam campanha de sensibilização para a saúde mental
Spotify ocupa uma das icónicas cabines telefónicas de Londres
Guess What reforça direção com três novos sócios
Maria João Serra reforça a área de comunicação da M Public Relations
Oreo despede-se de Portugal com campanha da Publicis
Audiências mensais: todos os canais em aberto estão em crescimento
Andreia Ribeiro sai da Uzina e assume direção criativa da Fuel
Circundar para pesquisar é uma das novas funcionalidades que a Google acaba de apresentar, uma inovação que permite aos utilizadores fazerem pesquisas em dispositivos Android sem terem de alternar entre apps.
“Agora, pode selecionar imagens, vídeos ou texto no telefone com um simples gesto, seja fazendo um círculo, destacando com um rabisco, ou através de um toque”, explica a empresa em comunicado.
“Esta funcionalidade estará disponível a partir do próximo dia 31 em smartphones premium Android selecionados”, refere o documento. Pixel 8, Pixel 8 Pro e o novo Galaxy S24 Series são os dispositivos que incorporam a nova funcionalidade. “As respostas com base em inteligência artificial [IA] generativa estão ativas nos países onde a Google Search Generative Experience (SGE) está disponível”, informa ainda a companhia americana. Portugal ainda não integra a lista.
“A funcionalidade circundar para pesquisar foi também anunciada no Samsung Unpacked no contexto de como estamos a aprofundar a nossa colaboração com a Samsung no Android, na pesquisa e em cloud, para trazer os mais recentes avanços de IA para os principais dispositivos da Samsung”, avança também o comunicado da multinacional.
Mais inovações a caminho
Esta não é, no entanto, a única novidade anunciada pela organização fundada por Larry Page e Sergey Brin em Menlo Park, na Califórnia, em 1998. “As visões gerais com tecnologia de IA para pesquisa múltipla no Lens permitem que o utilizador aponte a sua câmara para o que quiser ou até mesmo carregar uma foto ou captura de ecrã, fazer uma pergunta sobre o que está curioso e obter informação rápida através da tecnologia de IA generativa”, revela a Google.
Apenas disponível nos Estados Unidos da América nesta primeira fase, a sua utilização não exige, no entanto, inscrição no Google Search Labs. “Basta procurar o ícone da câmara Lens na aplicação Google para Android e iOS”, esclarece a empresa, revelando que pretende continuar a melhorar a experiência de mensagens no Android.
“Recorrendo ao poder da IA, o Android Auto irá resumir automaticamente textos longos ou conversas de grupo movimentadas enquanto está a conduzir, de modo que possa manter contato enquanto se concentra na estrada. O Android Auto também irá sugerir respostas e ações relevantes que poderá realizar sem tocar no telefone”, desvenda ainda a empresa norte-americana.