WPP funde BCW com Hill & Knowlton para criar nova agência. Burson chega ao mercado em julho
A WPP acaba de anunciar a fusão das suas duas maiores agências de comunicação, a Hill & Knowlton e a BCW, para criar uma nova agência que estará operacional a […]
Luis Batista Gonçalves
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A WPP acaba de anunciar a fusão das suas duas maiores agências de comunicação, a Hill & Knowlton e a BCW, para criar uma nova agência que estará operacional a partir de 1 de julho. “Através desta nova identidade, a Burson vai reforçar a sua liderança na indústria e oferecer soluções modernas de comunicação, com um grande foco na construção e preservação de reputação, a clientes de todo o mundo”, informa o grupo.
“Corey duBrowa, atualmente CEO global da BCW, foi nomeado CEO global da Burson e AnnaMaria DeSalva, atualmente chairman global e CEO da Hill & Knowlton, foi nomeada chairman global da Burson. Juntos, os responsáveis estarão a cargo de supervisionar a estratégia da agência, o serviço a clientes, a cultura e a experiência dos funcionários da agência, cuja nova marca será revelada no final do ano”, revela ainda a WPP em comunicado de imprensa.
“A fusão entre as empresas permitirá à Burson garantir um melhor serviço aos seus clientes num ambiente complexo e volátil, no qual a comunicação estratégica com stakeholders nunca foi tão crítica. A nova agência irá beneficiar da forte base de talentos de ambas as organizações, bem como das suas excecionais redes globais, investimentos em tecnologia, capacidades criativas, e conhecimento especializado em public affairs e consultoria”, refere o documento.
Impulsionar a reputação e a criação de valor das organizações com recurso às soluções interdisciplinares que o mercado atualmente exige é outra das pretensões. “Esta associação vem também conferir uma escala mais ampla à agência nos setores mais relevantes em termos de inovação e crescimento económico, como o da saúde e da tecnologia”, informa o grupo.
Inteligência artificial no topo das prioridades da nova agência
A recém-formada Burson terá mais de seis milhares de funcionários em 43 mercados em todo o mundo. “O seu nome é uma homenagem ao falecido Harold Burson, um pioneiro e figura fundadora da comunicação estratégica e relações públicas modernas”, explica a WPP. “Ele acreditava convictamente que as ações são mais fortes do que as palavras e estabeleceu a honestidade, a transparência, a integridade e a excelência como princípios orientadores do seu negócio”, recorda Corey duBrowa.
“Esses princípios são os ideais fundamentais da Burson, sobre os quais definiremos o padrão para as comunicações modernas por meio de nosso pipeline de inovação que prioriza a inteligência artificial. Juntos, como Burson, traremos insights, consultoria estratégica especializada e soluções de tecnologia numa oferta de valor acrescentado para apoiar os nossos clientes a inovar e liderar no complexo ambiente operacional de hoje”, acrescenta ainda o CEO.
Ex-diretores de comunicação e executivos seniores na futura direção
A cinco meses da entrada em funcionamento da Burson, a missão da nova agência está definida. “A fusão da Hill & Knowlton com a BCW é altamente sinérgica, criando um parceiro de excelência para líderes empresariais que estão focados no crescimento comercial, na gestão de risco e no valor da reputação”, refere também AnnaMaria DeSalva. “O nosso trabalho demonstra, cada vez mais, que a comunicação estratégica, elevada pela criatividade, é a principal força para a criação de valor sustentável”, considera.
“Ao acelerar a nossa transformação através desta combinação, permitimos que surjam investimentos em talento e tecnologia para promover a liderança em comunicação, algo que nunca foi tão importante”, destaca ainda a responsável. A equipa que vai liderar a Burson, que ainda não foi divulgada, será composta “por um grupo de ex-diretores de comunicação de alto nível e outros executivos seniores de agências experientes de ambas as empresas”, revela a organização.
“Os novos responsáveis serão anunciadas ao longo de 2024, à medida que a integração for progredindo”, esclarece a WPP, sem adiantar mais pormenores. “A nova agência apoiará uma lista de clientes que inclui mais de metade das empresas da Fortune 100 em assuntos corporativos e públicos, cuidados de saúde, tecnologia e marketing de marca”, avança ainda o comunicado de imprensa do grupo empresarial multinacional britânico.