Receitas operacionais da LLYC crescem 14% em 2023. Marketing a caminho de representar metade do negócio
Os resultados preliminares de 2023 da LLYC indiciam um aumento de 14% das receitas operacionais, que poderão chegar aos 83,1 milhões de euros. De acordo com as previsões atuais, que […]
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Os resultados preliminares de 2023 da LLYC indiciam um aumento de 14% das receitas operacionais, que poderão chegar aos 83,1 milhões de euros. De acordo com as previsões atuais, que foram analisadas e discutidas na última reunião do conselho de administração da agência de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, o EBITDA recorrente da organização, que é agora presidida por Francisco Sánchez-Rivas, também terá crescido. Terá aumentado mais 15%, atingindo os 18,4 milhões de euros.
Na mesma ocasião, foram também aprovados os objetivos para este ano, “que pressupõem um crescimento orgânico de 8% nas receitas e no resultado bruto de exploração”, informa a consultora em comunicado de imprensa. “A LLYC encerrou o ano de 2023 com um forte crescimento no seu volume de negócios. A previsão dos
resultados, pendente do relatório final de auditoria, indica receitas operacionais de 83,1 milhões de euros, um novo recorde para a empresa. Este número melhora em 14% o número obtido em 2022, que foi de 72,7 milhões de euros”, esclarece a empresa.
“A combinação de crescimento orgânico, com mais 8% de receitas operacionais e mais 5% de EBITDA e de crescimento inorgânico, com a aquisição da BAM, anunciada em finais de março, permitiram à LLYC superar os objetivos anunciados para o ano, tanto em receitas como em rentabilidade. A gestão adequada das despesas e da estrutura resulta numa margem de lucro de 22%. As receitas totais, as operações mais a refaturação de despesas de clientes, alcançaram os 101,4 milhões de euros, mais 13% do que no exercício anterior, que foi de 88,9 milhões de euros”, recorda.
“Os resultados de 2023 estão em linha com os objetivos do plano estratégico 2023-2025 e acima dos rácios de crescimento e de melhoria do EBITDA das referências internacionais em marketing e corporate affairs”, regozija-se a LLYC. Os serviços de deep digital, área que engloba o marketing digital e as soluções baseadas na transformação e inteligência digital, cresceu 21% em 2023, “representando já 34,5% das receitas operacionais e 28,1% do EBITDA recorrente da empresa. São um contributo muito importante para estes resultados”, assegura a agência.
“Para impulsionar ainda mais a transformação da sua oferta com a inteligência artificial, a LLYC investiu 1,3 milhões de euros em I+D+I em 2023, mais 62% do que em 2022. O investimento em inovação facilitou, entre outros avanços, a criação de um modelo de IA próprio de medição da reputação que supera em 20 pontos de precisão as principais referências do mercado, de acordo com a Universidade Complutense de Madrid, que já permitiu analisar mais de 850 milhões de mensagens”, informa ainda o comunicado de imprensa da consultora.
“Além disso, a LLYC lançou o AIgent, uma solução de IA generativa especializada”, relembra o documento. “2023 foi um exercício crucial para a empresa, que encerrou com um balanço muito positivo. Primeiro, porque cumprimos os objetivos a que nos tínhamos proposto em termos de crescimento. Segundo, porque começámos a ser um agente relevante nos EUA após a compra da BAM. Terceiro, porque demos um passo decisivo em matéria tecnológica”, justifica Alejandro Romero, sócio e CEO global da LLYC.
Alfonso Callejo é o novo administrador independente da LLYC
2024 promete ser um ano igualmente fértil. “Esperamos manter o crescimento. O orçamento aprovado pelo conselho de administração da empresa prevê um aumento de 8% nos principais números. Nas receitas operacionais, [chegará] até aos 90 milhões de euros e no EBITDA recorrente, que se situaria nos 20 milhões de euros. A este objetivo de crescimento, irá somar-se a contribuição das aquisições previstas para 2024, uma vez que a LLYC continua com o seu plano de investimento de 40 milhões de euros no período 2023-2025”, informa a consultora.
“A LLYC é já uma empresa de serviços de marketing. Até encerrar o exercício de 2024, a área de marketing representará 46% das receitas, confirmando-se assim o potencial de crescimento desta prática”, acredita a organização global, que agora tem Francisco Sánchez-Rivas, que foi CEO da Edmond de Rothschild Corporate Finance em Espanha e Portugal durante quase 10 anos, a presidir o conselho de administração, Na mesma reunião, este organismo também aprovou a incorporação de Alfonso Callejo como administrador independente.