OpenAI desenvolve ferramenta de IA que gera vídeos a partir de texto instantaneamente (com vídeo)
Para além de estar a desenvolver um novo motor de busca que pretende desafiar os atuais, a empresa norte-americana OpenAI, dona do chatbot digital de inteligência artificial (IA) ChatGPT, apresentou […]
Meios & Publicidade
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Para além de estar a desenvolver um novo motor de busca que pretende desafiar os atuais, a empresa norte-americana OpenAI, dona do chatbot digital de inteligência artificial (IA) ChatGPT, apresentou publicamente esta quinta-feira a sua mais recente invenção, Sora, uma ferramenta de IA generativa que permite aos utilizadores criarem vídeos realistas ou cenas animadas imaginativas com duração máxima de um minuto a partir de prompts, instruções escritas que funcionam como comandos.
De acordo com a OpenAI, “o Sora tem capacidade para produzir cenas complexas com múltiplas personagens, tipos específicos de movimento e detalhes precisos do assunto e do cenário. A plataforma também consegue entender não só o que o usuário pediu no prompt, mas também como essas coisas existem no mundo físico”.
Apesar de não ser uma novidade, uma vez que empresas como a Google e a Meta revelaram tecnologias semelhantes no passado, os vídeos produzidos pela nova ferramenta apresentam uma qualidade superior. No entanto, à semelhança das plataformas concorrentes, ainda não foi lançada devido aos potenciais perigos que a ferramenta pode vir a trazer.
Em declarações ao The New York Times, os líderes de pesquisa do programa, Tim Brooks e Bill Peebles, explicaram que a empresa ainda não vai disponibilizar o Sora porque ainda está a trabalhar para melhorar o sistema. Para o conseguir, a OpenAI está a partilhar a tecnologia com um pequeno grupo de académicos e outros investigadores externos.
No caso do vídeo que se segue, produzido a partir da nova ferramenta, o prompt dado foi “vários mamutes gigantes aproximam-se caminhando por um prado nevado, o seu longo pelo lanoso sopra levemente ao vento enquanto caminham, árvores cobertas de neve e dramáticas montanhas cobertas de neve à distância, a luz do meio da tarde com nuvens finas e um sol alto à distância cria um brilho quente, a visão da câmara baixa captura o grande mamífero peludo com uma bela profundidade de campo”.